“Acreditamos em relações duradouras…”
Com esta frase simples, Solange respondeu a pergunta da vendedora de uma loja do Rio Design Barra, para preencher o cartão que acompanharia o presente para os noivos.
Diante da cara de incredulidade da vendedora, Solange acrescentou: “Sejam felizes.”
Lembrei-me de um delicioso bate-papo que tivemos com Guillermo e Helô, no Lawry’s de Chicago, durante a NBTA 2006 (antes de Heloisa trabalhar no Panrotas), em que, entre outras pérolas, e não sei bem o motivo, comentamos que discursos de agradecimentos, homenagens e similares, sejam ditos ou escritos, podem virar uma tremenda chatice quando são longos e pomposos.
Guillermo imediatamente nos brindou com sua fórmula muito pessoal de tratar o assunto: “Nesses casos, menos é mais. Todos nós prestamos mais atenção e valorizamos uma homenagem simples, curta e direta, desde que dita ou escrita de forma sincera, autêntica”.
“O que impacta as pessoas é a verdade contida no texto”, acrescentou.
A verdade do texto acima da Solange é justamente o fato de que nós, efetivamente, acreditamos que as relações, sejam comerciais, pessoais, afetivas e outras, podem ser duradouras com qualidade e sem o conhecido desgaste provocado pelo tempo.
Percebi o mesmo quando resolvemos homenagear, neste final de ano, alguns parceiros que nos prestam bons serviços há muito tempo, e a lista foi grande.
Nosso contador é o mesmo há 16 anos, da mesma forma o engenheiro de telecomunicações e o arquiteto que trata do mobiliário de nossos escritórios, nossos advogados nos prestam assessoria jurídica há vários anos, como também a administradora de imóveis, o engenheiro que cuida das reformas, obras e ampliações, a empresa que hospeda nosso data center, entre muitos outros…
O fato comum a esses prestadores de serviços é que nossa relação comercial transformou-se, ao longo do tempo, em relação pessoal e, independentemente da empresa que estejam representando, são essas pessoas que sempre contratamos.
Na mesma linha, temos alguns profissionais trabalhando conosco há mais de 10 anos (e muitos outros com quase isso), numa relação que transcende o “capital x trabalho”.
Da mesma forma, cultivamos sincera amizade com muitos de nossos clientes, alguns com longo histórico de relacionamento e confiança pessoal, que acaba por influenciar positivamente os negócios.
Nas associações em que participamos, os integrantes de comitês, conselhos ou grupos de trabalho, independentemente de serem ou não, clientes, fornecedores ou mesmo concorrentes, acabam por formar uma verdadeira rede social (nada virtual) em que as relações pessoais fortalecem os objetivos a serem alcançados.
Sei que estamos na contramão do “não se deve misturar negócios com amizade” ou do “amigos, amigos, negócios à parte”, mas é nisso que acreditamos e praticamos todos os dias.
Confiamos em pessoas e nos sentimos mais confortáveis em fazer negócios com amigos, mesmo que tornemos amigos aqueles com quem fazemos negócios.
De preferência, por muito tempo…
.
Meus caros Luigino e Solange
Voces mexeram num assunto, que para mim nos ultimos anos, diria se tornou diria decepcionante (logicamente que não abrange a todos há algumas exceções que por sinal mais do que satisfatórias seja em hambito comercial que como amigos). Ao longo de muitos anos, muitos grandes expoentes do nosso trade, me faziam sentir uma pessoa muito especial, valorizando toda e qualquer iniciativa de contestação, critica, entre outras ações.
Hoje, me pergunto e me questiono, se o real motivo desse “approach” era a pessoa ROCCO, ou a receita que minha empresa poderia com seu potencial oferecer, e também me pergunto se eu era na verdade tão agradavel ou não, talvez pela preocupação em sempre agradar me tenha tornado “enjoativo”. Tudo isso me deu grande experiencia em reconhecer com mais precisão, quanto a sinceridade e honestidade dos que comigo se relacionam, e adotei o seguinte critério, dar o mesmo ou mais respeito do quanto recebo. Caras e bocas, midia, tapinhas nas costas, grandes abraços as vezes não são REAIS, o ser humano em geral neste mundo tão competitivo, a cada dia já não sabe o verdadeiro valor de uma AMIZADE ou de um relacionamento comercial. Os teus exemplos acima, de “parceiros de longa data” são uma pratica muito comum para mim e que procuro cultivar com carinho, respeito, cuidado e sempre tentando solidificar ainda mais.
Forte abraço
Luiz Vabo,
este texto é um pouco contrário ao anterior, que menciona a geração Y e toda a sua voracidade por mudanças, mas não pude deixar de comentá-lo, pois concordo com ele.
Trabalho há mais de 15 anos na mesma empresa, onde sou muito feliz e de onde não tenho nenhuma pretensão de sair.
Abaixo os rótulos e viva a nossa felicidade, independente de tempo e de lugar!
Abraços!
…uma bela frase não teorica
“OS QUE FAZEM E PROMOVEM O BEM……CULTIVAM O SEU PROPRIO EXITO”….
Vabo,
Excelente post!
Para alguns poucos pode soar meio contraditório eu concordar com esse tema sendo um profissional de compras, já que existe o estigma de que os compradores somente se interessam por savings e preços e não relacionamentos duradouros.
Nosso mercado é muito pequeno, todos se conhecem, e os relacionamentos sao sim muito importantes para nosso negócio, em qualquer nível que seja.
Hipócritas são aqueles que não acreditam ou praticam isso. Não trabalhamos sozinhos e quanto mais duradora a relação, maiores os benefícios para as empresas, sejam tangíveis ou não.
Como o colega Rocco mencionou acima, às vezes somos conhecidos e reconhecidos pelo nosso sobrenome corporativo (Eduardo da IBM), tanto para o bem quanto para o mal…mas tenho a plena certeza que muitos nos reconhecem pelo nosso caráter e trabalho….também para o bem como mal..
Não consegui ser conciso como o título do post (rsrsr)….
Continuemos trabalhando para manter e conquistar relações duradouras…
Abs!
Mestre Vabo,
As relações duradouras são as que são autênticas e transparentes.
Algumas podem ficar apenas no âmbito profissional ou extrapolar para o pessoal – como você relata.
Com certeza as criadas por você e Solange (não tive a sorte de conviver com o Vabo Jr) são longevas, comerciais ou pessoais, pois vocês são autênticos “demais da conta”. Por isso mesmo sou fã da dupla…rs..
Abraços,
Gustavo
APROVEITO para dar um “reforço e endossar” as palavras do Gustavo e também concordar com o depoimento do Eduardo, (muito verdadeiro o que ele diz…..como exemplo fulano de tal da XXXX empresa) pelo visto ambos já tem experiencias no que diz respeito a AUTENTICAS….TRANSPARENTES…no que diz respeito aos que praticam a hipocrisia, este mundo DÁ MUITA VOLTA, e há uma LEI acima de nossas vontades que essas pessoas acabam pagando alto o preço do RETORNO…
Caro Luigino, como pode ver um “assunto” seu é sempre gerador de opiniões, BOM MUITO BOM….
Querido amigo Rocco,
Fico feliz que nosso texto suscite o debate.
Mesmo que, em alguns casos, nos faça lembrar de amargas experiências…
Acredito que todos temos a sensibilidade de perceber quem são aqueles com quem lidamos, mesmo que corramos o risco de errar de vez em quando.
Acho que o mais importante é aprender com os erros e evoluir sempre, e resistir a esses eventuais tropeços no relacionamento com algumas pessoas, de forma a nos manter íntegros e seguir acreditando na boa índole da condição humana (até prova em contrário).
Considero nossa própria experiência com você, uma prova real de que vale a pena cultivar a verdadeira amizade.
[]’s
Luís Vabo
Oi, Andrea,
No texto anterior, faço uma simples reflexão do que percebo no mundo à nossa volta.
Neste post, eu manifesto uma posição muito pessoal.
Parece que pensamos de forma parecida sobre isso tudo.
[]’s
Luís Vabo
É isso mesmo, Conselheiro Eduardo,
Relações duradouras não consideram em que empresa você trabalha, ou que tipo de negócio potencial você pode representar.
Relação duradoura leva em conta outros atributos, em geral relacionados à pessoa e não ao negócio.
Quando é um sentimento autêntico, amigos podem fazer negócios e continuar amigos quando o negócio se encerra.
[]’s
Luís Vabo
Valeu, Conselheiro Syllos,
Como você e Vabo Jr fazem parte da mesma geração Y, acho que ainda poderão conviver e, quem sabe, trabalhar juntos…
O futuro começa agora.
[]’s
Luís Vabo
Luis,
e eu também faço parte desta geração, não é?
Muito boas as considerações, afinal temos uma relação assim e isto é muito bom! beijos proçes!
Vc leu o meu post sobre o que fará na festinha?
Beijos pra vc e Solange,
Viviânne
Oi, Viviânne,
Li seu post (muito criativo) e comentei: http://blog.panrotas.com.br/viagenscorporativas/
[]’s
Luís Vabo
Luis,
Muito interessante seu post, abaixo parte da Cancão Da América de Milton Nascimento:
“Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração”
“Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam “não”
Um Forte Abraço!!
Bruno Ciancio
É isso aí, Bruno,
Com ética, coerência e bom senso, é possível trabalhar e fazer negócios entre amigos, sem prejudicar o negócio ou a amizade.
[]’s
Luís Vabo
Luís,
Bom dia!
Concordo plenamente com você e Solange. As relações precisam ser verdadeiras para que sejam prósperas e duradouras.
Eu também acredito e cultivo relações assim…
um grande abraço;
Cristina
Oi, Cristina,
Legal ver você por aqui.
Numa época em que se valoriza uma rede virtual com 500 milhões de “amigos”, tão desconhecidos quanto fugazes, o meu texto soou um pouco retrô, não é mesmo?
Mas é como vemos e sentimos nossas relações pessoais.
Sejam afetivas, profissionais, comerciais etc., no final das contas são pessoas e, para nós, isso conta muito.
[]’s
Luís Vabo
Luís,
Como sempre, a forma com que você escreve é exatamente a forma como você fala e isto é muito bom ! Lembrei daquele maravilhoso jantar no Lawry´s e em como nos divertimos.
Sou mais do que partidária de que somos uma única pessoa, nada de “lado profissional” e “lado pessoal”. Para mim todas as relações devem se pautar pelo mesmo tripé: amor, respeito e paixão. Seja o trabalho, a família, os amigos ou as causas que você abraça. São várias “frentes” de felicidade e realização.
E, nem preciso dizer, relações duradouras são algo que dá mais trabalho, exige mais dedicação, mas sem dúvida nos confortam e “aquecem a alma”, como diz a música.
Beijos a Solange e à você
Helozinha,
Que bonito seu comentário… É isso mesmo.
Aproveite bastante o 1o. Encontro Anual dos Blogueiros Panrotas 2010 e abrace todos por mim.
Bjs,
Luís Vabo
[…] “amigos, amigos, negócios de amigos”, exatamente como abordei no post de 12/12/2010, RELAÇÕES DURADOURAS, até hoje um dos recordistas de visitações deste Blog Distribuindo […]