ACORDO AA/SABRE REFORÇA DISTRIBUIÇÃO FRAGMENTADA

Muitos dirão que o modelo GDS venceu a batalha já que a American Airlines permanecerá no Sabre, e que, portanto, o GDS manterá o controle da distribuição da cia. aérea (e é isto que está em jogo).

Mas se olharmos os termos do acordo (amigável, negociado e remunerado) conforme anunciado nesta data, percebemos que está garantido o direito da AA distribuir através de “direct connect” (conexão direta sem GDS), item que foi um dos grandes, senão o maior, motivo da desavença:

“Sabre and American Airlines announce they have settled their disputes and have renewed their current distribution agreement for multiple years. American has also agreed to negotiate with Sabre for additional technology services in the future. As part of the settlement, American will receive a monetary payment from Sabre. American will continue pursuing its direct connect initiative. Additional information will be announced at a later date. Terms of the settlement and distribution agreements require review and approval by the court presiding over AMR Corporation’s restructuring procedures.”

Ora, não há mais como defender que uma cia. aérea não possa distribuir seu próprio inventário da maneira que melhor lhe aprouver, ou que tenha que, necessariamente, distribuir via GDS ou através de qualquer outro “hub” ou canal mandatório.

A rigor, o que faz com que as cias. aéreas distribuam via GDS é a alta qualidade deste serviço de distribuição, sua capilaridade, estabilidade e funcionalidade, as quais, entretanto, serão sempre avaliadas em conjunto com o preço cobrado, como de resto são todos os contratos de prestação de serviços em um ambiente negocial de livre concorrência.

Com as novas alternativas que a internet propiciou, que inclusive deixaram de ser alternativas e se tornaram concorrentes diretos dos GDSs (casos da Farelogix que a AA e diversas outras cias. aéreas internacionais utilizam e da Navitaire que Gol/Webjet e Azul/Trip utilizam, entre outros), mais do que nunca o corolário da relação custo x benefício prevalecerá.

Revisando o dito popular que diz que “o competente que se estabeleça”, eu diria que “os mais competentes que se destaquem, provem seu valor, sobrevivam e cresçam”.

O mercado mundial de distribuição de viagens e turismo agradece…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *