PROFUSÃO DE OPORTUNIDADES

Penso que gasta-se muito tempo e esforço reagindo contra realidades inexoráveis, quando o mercado consumidor tratará de resolver o que é melhor ou pior para o cliente e/ou para o empresário.

O mais importante corolário da economia de livre mercado ensina que cada um deve escolher o que, onde, como, quando, com quem e por quanto deve adquirir um produto ou serviço, da mesma forma que o empresário deve estar atento e perceber as ameaças ao seu negócio e preparar-se ou mesmo antecipar-se a elas.

Mas acredito que, mais importante que blindar-se contra ameaças, numa posição de defesa, é vislumbrar oportunidades, e elas estão por toda parte…

Em nosso mercado de viagens e turismo, há muitos anos debatem-se temas relacionados à internet, um assunto já velho e desgastado, mas que ainda hoje, mesmo com a totalidade das empresas utilizando-a cotidianamente (de uma forma ou de outra), ainda há quem se incomode com as oportunidades aproveitadas por alguns, apesar de elas estarem ainda hoje, e mais do que nunca, ao alcance de todos.

Afirmo categoricamente: não há negócio de viagens e turismo que possa funcionar hoje sem a internet.

O que cada empresário de nosso mercado terá que decidir (não é mais opcional) é qual a profundidade que a internet terá em seu modelo de negócio.

Resumidamente, estamos todos, sem exceção, envolvidos com a internet.

Para aderir às novas oportunidades, você também terá que decidir, em algum momento, se deseja estar mais do que envolvido e tornar o seu negócio comprometido com ela…

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Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

21 thoughts on “PROFUSÃO DE OPORTUNIDADES

  1. Em outras palavras, discutir OTAs, comissões no aéreo, vendas diretas, etc. é como ter saudade das aplicações em “overnight”. Poucos ainda se lembram. Assim será com esses assuntos também.

    1. É exatamente o que penso, Adriano,

      Temos é que trabalhar e agarrar as oportunidades que estão brotando à nossa volta.

      Já está provado que, neste caso, o “jus sperneandi” não leva a lugar algum…

      []’s

      Luís Vabo

  2. Meu Caro Vabo
    Como gostaria de acreditar nas suas QUIMERAS, que pudessem fazer parte do nosso dia a dia, em posts anteriores, eu mencionei que voce é o must em tecnologia, mas não vive o dia a dia de um consultor ou executivo de contas de nosso trade. Desde quando nós temos a faculdade nas escolhas de nossos fornecedores ? isso é apenas valido para os clientes, escolherem a agencia que vai atende-los.
    As ameaças no nosso negocio vem por todos os lados, cias.aéreas, redes hoteleiras, locadoras etc.etc., e de nossos proprios pares, que para sobreviverem devem ser competitivos custe o que custar.
    No que diz respeito a Internet, eu concordo plenamente com voce e é uma ferramenta já integrada ao dia a dia, o que acontece de pernicioso é quando ela é utilizada de maneira aviltante por aqueles que deveriam nos apoiar e não degladiar.
    abç

    1. Amigo Rocco,

      Não são quimeras e você é uma prova disso, um empresário que observa e critica, mas que, ao mesmo tempo, percebe as mudanças ocorrendo em nosso mercado (e em todos os mercados) e não deixa passar uma oportunidade real e efetiva de aprimorar o seu negócio e os serviços prestados ao seu cliente.

      E a isso que me refiro: ter visão crítica é importante, mas somente reclamar não nos leva a lugar nenhum.

      Temos que encarar os desafios de frente e, neste caso, todos os que você listou são verdadeiras ameaças ao nosso negócio, mas não adianta espernear, tem que ir lá e matar um leão por dia.

      É cansativo, mas não conheço outro jeito de fazer…

      []’s

      Luís Vabo

  3. …confesso, que esta e primeira replica sua que devo parabenizar, nao por elogios, mas que aqueles que leem fechem o leque de opinioes.
    Abc

    1. ..Caros Vabo e Edmar
      devo confessar na veracidade da afirmação do Edmar, não que eu queira ou faça força para ser o “antagonico”, é que realmente nestes papos de blogs, eu espero que haja um aproveitamento, seja do que o blogueiro expressa mas também nas opiniões geradas, caso contrario não vejo sentido nesses canais.
      Há muitos blogs, que são TOTALMENTE DESNECESSÁRIOS e superfluos e que não deveriam ser publicados pela falta de interesse coletivo, assuntos de carater tão pessoal que não deveriam ser veiculados.
      OK, que é um espaço onde todos devem exprimir opiniões, mas cá entre nós, que sejam de UTILIDADE……a mim particularmente, não me interessam festas de aniversários, filhos de personagens que nada tem a ver com a proposta desse canal de comunicação….acho uma total perda de tempo.
      Isso sem falar, em pessoas que procuram DENEGRIR parceiros.
      bem, é so para o momento

  4. Ola Luis

    Mas nesse contexto onde entra as nossas associacoes de classe que deveriam ser muito mais ativas principalmente em um ambiente ultra-competitivo? As ferramentas estao ai, mas a municao as vezes nao e suficiente para o sofrido agente de viagens atras de seu computador utilizando a internet e enfrentando por exemplo os sites das cias aereas em condicoes muitas vezes nao justas. Um bom exemplo e a mega-promo da TAM que oferece descontos estratosfericos nos finais de semana enquanto os agentes de viagem precisam fazer malabarismos para sobreviver.

    1. Bem colocado, James,

      Vejo as associações lutando, e lutando muito, mas infelizmente ainda sem resultados, em especial neste assunto dos sites das cias. aéreas que não cobram taxa de emissão e praticam tarifas baixas nos finais de semana, sem oferecer ao agente de viagens as mesmas oportunidades para comercialização.

      []’s

      Luís Vabo

  5. Lembro que alguns meses atrás vi um post por aqui que falava sobre as maravilhas do serviço dos agentes de viagens. OTA ainda era um tema “distante” para o mercado brasileiro e quando disse “preparem-se!”, me responderam… “Não, isso não vai para a frente no Brasil”. Pois bem… Agora já vejo até mesmo workshops que debatem o assunto, focando no sucesso dessas operações… Não vou discutir o mérito da questão porque cada dono de empresa já deveria estar mais do que ciente das consequências de suas ações (e, principalmente, sobre a falta delas) mas, se vale o comentário – preparem-se para muito mais porque isso ainda é só o começo!

  6. Lembro que alguns meses atrás vi um post por aqui que falava sobre as maravilhas do serviço dos agentes de viagens. OTA ainda era um tema “distante” para o mercado brasileiro e quando disse “preparem-se!”, me responderam… “Não, isso não vai para a frente no Brasil”. Pois bem… Agora já vejo até mesmo workshops que debatem o assunto, focando no sucesso dessas operações… Não vou discutir o mérito da questão porque cada dono de empresa já deveria estar mais do que ciente das consequências de suas ações (e, principalmente, sobre a falta delas) mas, se vale o comentário – preparem-se para muito mais porque isso ainda é só o começo!

  7. Caro Luís,
    Sempre é bom refletir sobre mudanças – elas vem, quer a gente queira ou não. No amor ou na dor !

    As empresas não podem ficar decidindo sobre algo que os clientes já decidiram ! E somos todos consumidores, de formas diferentes, mas com comportamentos semelhantes.

    Quero perguntar a profissionais que lêem este post, que não são agências de viagens, onde compram o bilhete para ir ao casamento do amigo em Campo Grande ?
    Onde alugam o carro para passar o final de semana em Florianópolis ? Ou onde reservam a pousada para visitar Brumadinho ? Já a viagem para Ushuaia ou Ilhas Maurício é comprada de outra forma.

    E Rocco, agora é a hora do Campari… Só discordo de sua idéia de eventual censura sobre blogs, este canal é assim, tem que ter diversidade, como a vida. E quem não quiser é só passar para outro, até encontrar o que lhe diga algo de verdade.

    bjs

  8. Caro Luís,
    Sempre é bom refletir sobre mudanças – elas vem, quer a gente queira ou não. No amor ou na dor !

    As empresas não podem ficar decidindo sobre algo que os clientes já decidiram ! E somos todos consumidores, de formas diferentes, mas com comportamentos semelhantes.

    Quero perguntar a profissionais que lêem este post, que não são agências de viagens, onde compram o bilhete para ir ao casamento do amigo em Campo Grande ?
    Onde alugam o carro para passar o final de semana em Florianópolis ? Ou onde reservam a pousada para visitar Brumadinho ? Já a viagem para Ushuaia ou Ilhas Maurício é comprada de outra forma.

    E Rocco, agora é a hora do Campari… Só discordo de sua idéia de eventual censura sobre blogs, este canal é assim, tem que ter diversidade, como a vida. E quem não quiser é só passar para outro, até encontrar o que lhe diga algo de verdade.

    bjs

  9. Caro Luis,
    Acompanho seus posts que muito me fazem refletir sobre nosso trade. Sua percepcao agucada, vivencia e inteligencia sao aprendizados para nos.
    Em relacao a esse, especificamente , digo que nos consultores de viagem ,devemos ater unica e exclusivamente a servir e servir com qualidade na busca do aperfeicoamento, conhecimento amplo, pois ai encontramos o diferencial , que consolida e nos mantem vivo nesse mercado competitivo, com isso podemos cobrar o valor a altura e o cliente enxergar ali a seguranca de estar em boas maos, com isso nao dependemos de comissoes de cias aereas e hoteis, porem como canais de venda deveriamos ser mais respeitados quando se fala de multas e adms onde risco se torna enorme e nao temos nenhum respaldo, muito menso comissao.Sobre as OTAs, sempre digo, que nossa associacao deve estar atenta a uma regulamentacao, que iniba a pratica desonesta da omissao das taxas de servicos mascaradas nos ” a partir de” ou escondidas nas letras minusculas das clausulas contratuais. abs

    1. Concordo com você, Marco,

      De uma forma geral, você citou diversas práticas que precisam ser melhor observadas por nossas entidades, em respeito a um mercado mais organizado.

      []’s

      Luís Vabo

  10. Caro Luis,
    Acompanho seus posts que muito me fazem refletir sobre nosso trade. Sua percepcao agucada, vivencia e inteligencia sao aprendizados para nos.
    Em relacao a esse, especificamente , digo que nos consultores de viagem ,devemos ater unica e exclusivamente a servir e servir com qualidade na busca do aperfeicoamento, conhecimento amplo, pois ai encontramos o diferencial , que consolida e nos mantem vivo nesse mercado competitivo, com isso podemos cobrar o valor a altura e o cliente enxergar ali a seguranca de estar em boas maos, com isso nao dependemos de comissoes de cias aereas e hoteis, porem como canais de venda deveriamos ser mais respeitados quando se fala de multas e adms onde risco se torna enorme e nao temos nenhum respaldo, muito menso comissao.Sobre as OTAs, sempre digo, que nossa associacao deve estar atenta a uma regulamentacao, que iniba a pratica desonesta da omissao das taxas de servicos mascaradas nos ” a partir de” ou escondidas nas letras minusculas das clausulas contratuais. abs

    1. Concordo com você, Marco,

      De uma forma geral, você citou diversas práticas que precisam ser melhor observadas por nossas entidades, em respeito a um mercado mais organizado.

      []’s

      Luís Vabo

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