NOTÍCIAS DE UM PAÍS SEM CRISE

Em rápida passagem de 5 dias por New York, registro aqui uma parte do que percebi e experimentei na capital do mundo, uma cidade em constante processo de renovação.

Os norte-americanos estão ocupados (ou distraindo-se) com as maluquices de Donald Trump como pré-candidato à presidência pelo Partido Republicano.

Os “drones” saíram definitivamente da fase projeto-piloto e já são uma realidade, com uma crescente relação de aplicações no dia-a-dia da população.

Drone fazendo levantamento fotográfico do Central Park
Drone fazendo mapeamento aero-fotográfico monitorado do Central Park

Os “self-driving cars” da Tesla continuam sendo matéria dos telejornais, que apresentam, ainda como novidade, um conceito pesquisado, desenvolvido e difundido pela Volvo, Google e (dizem) Apple, há pelo menos 5 anos.

Os carros sem motorista continuam atraindo o interesse de uma sociedade movida a automóvel
Carros sem motorista geram curiosidade numa sociedade movida a automóvel

Os policiais do NYPD – New York Police Department foram alçados à categoria de celebridades, com direito a muitas fotos com turistas em Times Square. Seu lema “Courtesy, Professionalism and Respect”, levado ao pé da letra, atesta que a polícia novaiorquina foca no cidadão (a quem associa sua imagem) e não no criminoso, uma estratégia que ajudou a reduzir tremendamente os índices de criminalidade na cidade.

Os policiais de New York são atenciosos com os turistas
Os policiais de New York são cada vez mais atenciosos com os turistas

Chega a ser nostálgico olhar a loja vazia da Fao Schwartz, templo do consumo infantil pré-era digital, ao lado da loja da Apple número 1 em vendas no mundo, cada vez mais abarrotada de gente de todas as idades, ideias, lançamentos e criatividade à flor da pele. As duas lojas, lado a lado, formam o retrato mais realista do novo interesse do consumidor…

A loja da Apple continua atraindo seguidores e amantes de inovações tecnológicas
A loja da Apple na esquina do Central Park atrai amantes de inovações tecnológicas

O Central Park continua sendo o pulmão de Manhattan, onde turistas passeiam, misturados a moradores correndo, patinando na pista de gelo, exercitando-se ou simplesmente fazendo nada. Continua imperdível a caminhada pelo parque, onde encontramos amigos agentes de viagens brasileiros fazendo a mesmíssima coisa, desfrutando a liberdade de caminhar à toa, sem a paranoia da preocupação de ser assaltado a qualquer momento…

Tarde de outono no Central Park revela diferentes cenas, ângulos e luzes espetaculares
Entardecer de outuno no Central Park revela ângulos, luzes e cenas urbanas espetaculares

image

image

Após a caminhada no Central Park, o Robert Restaurant, dentro do NYC Museum of Arts and Design (2, Columbus Circle), que expõe e vende peças originais de artistas novaiorquinos, é uma ótima pedida, com linda vista, gente descolada, menu muito bem cuidado e serviço atencioso.

O Burger Joint, um boteco dentro do Le Parker Meridien (119 W 56th St.), continua gerando filas cada vez maiores, para degustar o que muitos chamam de “o melhor hamburger de NY”.

O "melhor hamburger de New York" é preparado por uma simples lanchonete dentro da recepção do Le Parker Meridien (coisas de NYC)
O melhor hamburger, dentro da recepção do Le Parker Meridien (coisas de NYC…)

O menu do Oyster Bar da Grand Central Station (89 E 42nd St.) continua imbatível, em especial na enorme variedade de tipos e origens das ostras.

Dezenas de tipos de ostras, identificadas pela origem, são oferecidas no Oyster Bar
Dezenas de tipos de ostras, identificadas pela origem, são oferecidas no Oyster Bar

O restaurante francês Le Cirque (151 E 58th St.) prometeu muito mais do que entregou, apesar de ostentar 1 estrela Michelin.

O Le Cirque ostenta uma estrela Michelin entre outros prêmios de alta gastronomia
O Le Cirque ostenta uma estrela Michelin entre outros prêmios de alta gastronomia

O Aureole (135 W 42nd St.) confirmou a genialidade de Charlie Palmer, um chef badalado que assina outros bons restaurantes em Manhartan.

O Esca (402 W 43th St.) brilhou na categoria “frutti di mare”, apesar do ambiente mais cheio, típico das casas especializadas na cozinha italiana.

Mas o melhor espetáculo gastronômico em NY continua sendo proporcionado pelo Le Bernardin (155 W 51th St.), cuja decoração, criatividade no cardápio, sutileza de sabores e qualidade da carta de vinhos, reconfirmou porque ostenta 3 estrelas Michelin.

Entre os atuais shows da Broadway, a peça infantil Matilda faz bonito, em especial pela qualidade da interpretação da protagonista, Mattea Conforti, uma garotinha de 9 anos (que parece ter 7) que dá um verdadeiro show de canto, dança e carisma, liderando um “cast” de crianças, verdadeiros virtuosos do musical profissional padrão Broadway.

O musical Matilda estava lotado de crianças e adultos
O musical Matilda lota todas as noites

Já a badalada Wicked, uma peça adolescente que foca o público adulto, não encantou tanto, apesar da fama, do figurino bem elaborado, das boas sacadas do cenário e do vozeirão das duas protagonistas, que travam um verdadeiro duelo ao longo do espetáculo, que é o que vale o ingresso.

A super-produção Aladdin é rica, enche os olhos e os ouvidos, tem comédia e emoção, muito bons atores, dançarinos e cantores (o gênio da lâmpada rouba completamente a cena), e ninguém descobre como o tapete mágico voa por quase 10 minutos sobre o palco (sem fios, sem fumaça, sem jogo de luz ou de espelhos), transportando os 2 protagonistas em uma noite estrelada, enquanto cantam “A Whole New World” a plenos pulmões, para uma plateia completamente hipnotizada, num show genuinamente padrão de qualidade Disney, verdadeiramente imperdível.

A visita ao Ground Zero é um “must do” composto por um Memorial Museum em homenagem às vítimas da tragédia, dois gigantescos monumentos invertidos no lugar das duas torres gêmeas e uma exposição de vídeos, fotos, peças e pedaços da construção do que restou dos ataques terroristas de 11/09/2001.

O objetivo do Memorial Museum é que os atos terroristas de 11/09/2001 jamais sejam esquecidos
O objetivo do Memorial Museum é que os atos terroristas de 11/09/01 não sejam esquecidos

image

image

image

Também visitamos o One World Observatory, instalado no alto de um prédio moderníssimo, com mais de meio quilômetro de altura (o mais alto do Ocidente), cuja bela vista 360 graus de toda Manhattan, vale o caro ingresso da atração.

No alto dos mais de 100 andares do One World Observatory avista-se 360 graus da cidade de New York
Milhões de visitantes sobem os mais de 100 andares do One World Observatory de onde avistam 360 graus da cidade de New York

image

image

OWO

No último dia em NY, ainda encontramos tempo para visitar o Bryant Park, endereço da New York Public Library (5th Ave at 42nd St.) e palco permanente de exposições de artistas e designers da cidade, que oferecem diretamente ao público suas obras e criações exclusivas, tudo coisa fora do padrão comercial das lojas tradicionais.

Perguntei aos meus amigos, que nos acompanham nesta viagem, qual a principal percepção que estão tendo, referente ao atual ambiente de New York, em relação à última vez que vieram à Big Apple.

A resposta veio em uníssono: a percepção de segurança nas ruas, que permite um sentimento de liberdade, e a modernização da cidade, representada pela enorme quantidade de obras em andamento.

Não, não será New York que sediará os Jogos Olímpicos de 2016…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

7 thoughts on “NOTÍCIAS DE UM PAÍS SEM CRISE

  1. Vabo,

    Boa tarde. Tudo bem?

    Colocar os EUA como um país sem crise, é distorcer a realidade.

    Os EUA são um país em que mais da metade da população não tem acesso ao sistema de saúde.

    Dezenas de milhares de americanos com títulos de mestre e doutor estão morando em barracas de plástico pois o crash de 2008 ainda não absorveu parte da mão de obra demitida após a quebradeira dos bancos.

    OS EUA são o país com a maior quantidade de cidades fantasmas, assassinatos por armas de fogo, nos últimos 10 anos foram registradas mais de 30 chacinas envolvendo mortes de crianças, jovens e negros em sua maioria.

    1. Oi, Vinicius,

      Acho mais fora da realidade criticar os “problemas” dos EUA e não reconhecer o desastre econômico, político e ético em que o Brasil está.

      Defendo e trabalho para melhorar o nosso país, onde nasci, vivo, empreendo, invisto, trabalho, emprego e amo genuinamente.

      Mas não vou deixar de reconhecer e destacar as virtudes de outro país, independentemente de sua corrente política.

      Não sou aficcionado por um partido ou por um político e não acredito em doutrina ou ética imposta por um Estado, qualquer Estado.

      []’s

      Luís Vabo

      1. Oi Luis,

        Se me permite complementar, os EUA não são um país sem crise, a diferença é que eles sabem lidar com a crise.

        E de fato pelo menos de uma “crise ética existencial” eles não estão sofrendo.

        Abs,

        Carolina

        1. Oi, Carolina,

          Naturalmente somos todos sabedores da “crise” norte-americana, mas diante da crise brasileira, a impressão que temos é que os EUA estão numa verdadeira bonança…

          []’s

          Luís Vabo

  2. Olá, Vabo.
    Brilhante texto e esplêndida resposta (3 Nov – 14h03).
    Se vamos comparar, comparemos situações idênticas — não o ruim de lá com o “bom”(?) daqui — ou vice-versa (que vergonha seria!).
    A ida em massa de brasileiros altamente qualificados (doutores e mestres, entre eles) e produtivos para os EEUU reflete as diferenças entre os países — será que para morar em barracas?.
    Tenho conhecidos aposentados que estão migrando para os EEUU, para onde já foram seus filhos, há tempos.
    Inteligência + aptidão + treinamento, que resultam na melhoria constante do desempenho do indivíduo, são valorizadíssimos entre os norte-americanos; por aqui, são instrumentos de produção de impostos para um Estado improdutivo.
    Estamos mais para Cuba, Bolívia e Venezuela que para EEUU, infelizmente. E quase sem perspectiva de melhorar nosso sofrível desempenho.
    O posicionamento político por vezes tampona a visão do indivíduo, que só consegue enxergar o que politicamente lhe convém.

    1. Bom dia, Olavo,

      Infelizmente não há mesmo como comparar índices sociais tão diferentes, há mesmo um abismo social e econômico entre o Brasil e EUA.

      Temos que trabalhar para mudar este cenário e evitar que mais cérebros emigrem, senão sobrarão somente algumas Venezuelas aqui no Brasil.

      Aí, será ladeira abaixo…

      []’s

      Luís Vabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *