FUSÕES E AQUISIÇÕES

Interessante como a expressão do título deste texto atrai nossa curiosidade…

Uma tendência em nosso mercado, em constante transformação desde antes da pandemia, as fusões e aquisições de empresas seguem ainda mais forte agora, após o período da estagnação econômica (sem produtos e sem clientes) gerada pela covid-19, por quase 2 anos.

Se antes a CVC era vista como a grande compradora e consolidadora de empresas de turismo, agora são a Despegar e a novíssima Befly, esta demonstrando apetite voraz, transformando em realidade o que a natimorta Brazil Travel tentou sem sucesso há poucos anos. Parece que o segredo é mesmo o estilo mineiro de fazer negócios, devagar, sem sede ao pote, aos poucos, pelas beiradas, criando de forma homeopática um ecossistema de negócios complementares e respeitando as características vencedoras de cada um deles.

Enquanto isso, as agências de viagens corporativas buscam seu melhor formato, seja fundindo com outras maiores (caso da Trade com a BTM, ambas também de Minas Gerais) ou da Jet Stream, recentemente adquirida pelo Grupo Tastur, do interior de São Paulo, entre outras.

Merge & Acquistion (ou M&A simplesmente) é o termo pomposo que define o conjunto de processos que envolvem a negociação entre duas empresas, com objetivo de torná-las uma única, seja fundindo ou comprando.

Parece simples, mas não é.

O processo costuma ser longo, lento e, às vezes, doloroso, (salvo raras exceções) sendo mais comum acontecer quando um dos lados deseja e o outro precisa do negócio, por variadas motivações: escalar o negócio, ajustar as dívidas, expandir a oferta, agregar expertise, dificuldade sucessória, crise financeira, entre muitos outros.

Na grande maioria das vezes, o “deal” é a melhor solução para todos os envolvidos, incluindo aqui, além dos sócios das empresas, também os funcionários, clientes, fornecedores e governo, ou seja, as fusões e aquisições costumam deixar empreendedores felizes, empregos mantidos, clientes satisfeitos, parceiros atendidos e impostos garantidos.

O mercado de viagens e turismo e a sociedade agradecem.

.

Posted in B2B

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *