Todo mundo concorda que 2011 foi um ano de crescimento no mercado de viagens e turismo brasileiro e que sinalizou importantes mudanças para os próximos anos, como bem postou o Cássio.
E também parece claro que 2012 é que será o ano que ficará marcado como o divisor de águas entre um mercado dominado por “ajustes, acordos e parcerias” e um novo mercado, cujas principais características serão a “consolidação de empresas, joint-ventures e IPOs”.
Algumas empresas parceiras (desde criancinha), poderão fundir-se ou, como muitos acreditam, passarão a concorrentes ferozes… Parceria comercial entre empresas é como casamento: quando se divorciam, viram inimigos ferrenhos e ninguém quer dar espaço ao outro.
As disputas comerciais anunciadas, na busca por maior volume, market share, rentabilidade e controle estratégico sobre determinados mercados, entre:
– Brasil Travel, CVC, Flytour Viagens, TAM Viagens, Trend e as médias Operadoras;
– Alatur, BCD/Avipam, Brasil Travel, CWT, Flytour/Amex e as médias TMCs;
– Advance, Ancoradouro, Brasil Travel, Esferatur, Flytour, Rextur e as médias Consolidadoras;
– Brasil Travel, Decolar, Submarino Viagens, Viajanet e os agentes novos entrantes no mercado online…
…farão nosso mercado tremer, mudar ou amadurecer?
Em 2010 vaticinei que nossos negócios estariam completamente diferentes no final de 2011 e acho que cheguei perto…
Dessa vez, sugiro que você esqueça o que aconteceu este ano.
2012 revolucionará tudo, outra vez…
Feliz Ano Novo !
.
Published by