Qual serviço seu cliente solicita antes: aéreo ou hotel?
Os sistemas de self-booking completos, sejam de agências de turismo ou de agências de gestão de viagens corporativas, foram desenvolvidos baseados prioritariamente na busca, tarifação, reserva e emissão de bilhetes aéreos.
A maioria desses sistemas também busca e reserva hotéis (entre outros serviços), normalmente como serviço complementar ao transporte aéreo, como se não fosse possível hospedar-se sem voar antes…
O transporte aéreo sempre foi a mola propulsora da indústria de viagens e turismo, trazendo à reboque as oportunidades para a hotelaria, locação de carros, seguro viagem etc.
Por isso, a grade de consulta e reserva de voos sempre é a primeira a ser oferecida ao usuário de um self-booking tool, deixando para depois a busca da hospedagem no destino para o qual foi emitido o bilhete.
Isso tudo ia bem até que a oferta de transporte aéreo começou a superar a demanda do mercado de passageiros, ao mesmo tempo em que a hotelaria estrangulou-se ao ponto de emitirmos um bilhete aéreo para uma cidade brasileira, sem qualquer garantia de que conseguiremos hotel no destino escolhido.
Como cliente, já há algum tempo que inicio minhas reservas pessoais pelo hotel, para evitar surpresas, e depois parto para reservar o voo, serviço com cada vez menos prazo e flexibilidade para cancelamento.
Hoje, ao menos no corporativo, o transporte aereo depende da disponibilidade da hotelaria, pois tenho visto reservas aéreas serem canceladas por falta de disponibilidade de hotel ou mesmo pelo valor da diária estar completamente fora da realidade.
Seja qual for o seu destino, sugiro: garanta antes a reserva do seu hotel, porque o bilhete aéreo estará disponível, aguardando apenas a sua confirmação.
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caro Vabo
boa tarde
…Atualmente temos um cénario, em que a primeira pergunta seja áero ou terrestre, é QUAL O VALOR….que condições de pagamento? Mas dando enfase ao teor do seu blog, mesmo com as diversas ferramentas disponiveis para self-booking (temos que estar atentos aqui), pois nem todos agraciam Agentes de Viagem, permitindo que o cliente diretamente faça a reserva, e isso se aplica no áereo, hoteis e locadoras.
Na maioria das vezes, o cliente mal informado ou mal assessorado, realmente começa a viagem primeiramente com a parte áerea e aí o inicio de possivel complicação possivelmente com a hospedagem.
A estrutura hoteleira das grandes cidades brasileiras, não está somente estrangulada mas de maneira agressiva, está cobrando valores que não fazem jus ao que se propõem, não há uma regulamentação tarifária confiavel, as vezes o agente de viagem perde um tempo precioso e é suplantado por canais que não deveriam existir.
Caro Vabo, como vê a profissão de Agente de viagem se tornou uma prática que chega a frustração, mas mesmo com esses percalços é estimulante…..e vamos em frente.
abç
Rocco,
O interessante é que o cliente ainda não percebeu que a prioridade mudou e que ele deveria preocupar-se, antes, com a disponibilidade e com o valor da diária do hotel.
Parece que o transporte aéreo ainda tem o glamour de antigamente no imaginário do consumidor de viagem, ou seja, viajar é pegar um avião e, ao chegar no destino, será necessário hospedar-se…
Na verdade, quem viaja deseja (ou precisa) chegar a algum lugar e este é o motivador da viagem: estar em outro lugar, por algum tempo, para fazer alguma coisa.
Portanto, hospedar-se deveria ter maior relevância do que o meio de transporte para chegar até lá, mas ainda não é o que acontece.
[]’s
Luís Vabo
Luis boa tarde
Será que um dia os sitemas integradores darão a resposta de todos os serviços no mesmo momento da reserva.
Isso seria a solução do tempo de resposta dos fornecedores junto ao cliente final.
Seria uma maravilha.
Podemos aguardar a curto prazo????
abs
Edmar Bull
Sim, Edmar,
Desenvolvemos este conceito, que chamamos Serviços Sequenciados, e o desenvolvimento está na pauta.
Vamos apresentar na próxima reunião do ColiRe.
[]’s
Luís Vabo
Quando se fala de viagens nacionais , concordo, mas em se tratando de internacionais, a busca por tarifas mais em conta por vezes se torna prioritario garantir primeiro o aereo.
Pessoa,
Você está certo, mas dependendo da antecedência da reserva, mesmo nas viagens internacionais, busco antes a reserva hoteleira, cujo cancelamento, em geral, é mais fácil e sem custo.
[]’s
Luís Vabo
Bom dia e otima semana a todos.
Entendo a posição do Sr. Luis Vabo no que tange a reservas de hoteis.
lembro que, sem voo, sem aviao, onibus, navio, carro etc …. nao se chega ao destino. Nao se chegando ao destino….. nao se tem necessidade de hotel….
Infelizmente no caso citado a necessidade maior é o meio de transporte, este é o meu ponto de vista, que entretanto, nao substima as demais opinioes.
Mestre Vabo,
Não creio que haja problemas de disponibilidade física da hotelaria. O que existe é falta de conectividade dos hotéis.
Ainda hoje, mais de 65% das reservas hoteleiras são feitas offline (telefone ou email)- excluído desse número as grandes redes.
Investimento em distribuicao eletronica para o hoteleiro é o grande desafio para os próximos anos…
Abs