O segundo dia do Fórum Panrotas 2014 confirmou as expectativas e foi ainda melhor do que o primeiro dia:
O diretor-geral do Google, Fabio Coelho, mostrou tendências baseadas nos produtos e na visão Google sobre o comportamento do usuário 100% conectado (quase todos).
Bacana a percepção de que, se o produto não fizer sentido para a garotada, está fora…
TRIP ADVISOR
O VP do TripAdvisor, Julio Bruno, apresentou, uma vez mais, o mantra que o site vem defendendo há anos, em todos os mercados onde atua: a relevância dos “sites reviews”.
Afinal, é conteúdo produzido pelo usuário para consumo pelo próprio usuário, com o argumento vencedor de “compartilhamento de experiências”, com valor agregado de aprovação ou reprovação do prestador do serviço.
TOTVS
Laercio Cosentino, fundador e CEO da maior empresa de tecnologia da América Latina falou sobre competitividade, produtividade e inovação, através do benchmarking da própria TOTVS, que investe 14% da receita líquida em Pesquisa e Desenvolvimento.
Com seu jeito de professor universitário, Laercio disparou:
– Sobre as políticas públicas:
“Não há como ser competitivo num ambiente de negócios pouco competitivo”.
– Sobre a infraestrutura brasileira:
“Como inovar em tecnologia com uma banda larga que é estreita e uma telefonia 3G que opera como 1,5G?”
– Sobre pensar sempre diferente:
“Temos uma única ceteza: tudo o que fazemos hoje, faremos de forma diferente nos próximos anos”.
– Sobre o que caracteriza um ambiente global:
“Conexão, mobilidade, simplicidade, liberdades de expressão e de escolha”.
– Sobre o maior desafio da tecnologia na atualidade:
“Viabilizar novos comportamentos”.
– Sobre inovação tecnológica:
“Em nosso negócio não há alternativa: é inovar permanentemente ou morrer, não há meio termo”.
OTAs
Arnie Weissmann, VP da Travel Weekly, fez uma apresentação baseada em dados bem atualizados do mercado norteamericano, com algumas pinceladas do mercado brasileiro.
Confirmou o que alertamos em junho de 2013: o mercado de OTAs começou a “andar de lado”, com crescimento próximo de zero nos últimos 3 anos (nos EUA).
No Brasil, o mercado ainda tem algum espaço para o crescimento e surgimento de novas OTAs, mas o oceano azul de anteontem começa a ficar vermelho, com tubarão engolindo tubarão.
Enquanto isso, diversos peixes menores começam a encontrar o caminho para coexistir e conquistar seu espaço num mercado que sempre foi pulverizado antes da internet e que tende a pulverizar, num futuro só com internet… Ou não?
FILOSOFIA
O Luiz Felipe Pondé, mistura de filósofo, antropólogo e psicanalista, fez uma crônica sobre o comportamento das pessoas com as novas tecnologias, a internet e as redes sociais.
Leve e simpática, sua apresentação relaxou a plateia, num dia com agenda focada em tecnologia, tema estimulante para muitos, mas árido para outros tantos.
INOVAÇÃO
O Prêmio Panrotas de Inovação em Tecnologia para o Turismo é uma boa ideia e, certamente, será melhor desenvolvida para a próxima edição do Fórum, a começar por conceituar melhor o termo “inovação”, já que está no nome do prêmio.
O resultado me surpreendeu, pois imaginei que o Reservaqui ou o POTA seriam os vencedores naturais de um prêmio que visa destacar inovações para o mercado de turismo, justamente por serem iniciativas mercadológicas, de empresas brasileiras, para o mercado brasileiro de turismo.
Percebo valor, mas não consigo perceber inovação (e este termo é muito caro para mim) em aplicativos ou websites lançadas no exterior há 2 anos, similares a outras tecnologias lançadas 3 ou 4 anos antes.
Em especial quando trazidas de fora, para exploração comercial no Brasil, independentemente da plataforma que utiliza, seja website, aplicativo mobile ou qualquer outra.
Como disse o Laercio Cosentino, que também preside o conselho do Endeavor (mais importante entidade global de fomento à atividade empreendedora e à inovação):
“É fundamental estimular a inovação nas empresas brasileiras de turismo. Só seguir, copiar ou trazer o que vem de fora, acaba abrindo nosso mercado e desenvolvendo somente as empresas do exterior.”
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