O barquinho vai, a tardinha cai e a marina do Rio, sede das competições de vela dos Jogos Olímpicos, reabriu. Para o público em geral, o mais bacana é que a Marina da Glória, às margens da Guanabara, agora tem livre acesso, a pé, de carro ou de barco.
Construída há 34 anos no Parque do Flamengo, a área passou por obras que renovaram os píeres e o pavilhão de eventos e aumentaram as vagas (secas e molhadas) para barcos e carros. O novo pavilhão tem mais capacidade para restaurantes, com mesas ao ar livre, e lojas. A paisagem espetacular da baía e do Centro do Rio continua a mesma. Da marina urbana também se vê o Outeiro da Glória e, tristeza, as ruínas do Hotel Glória.
O local continua a sediar eventos, como acontecia antes de sua reforma para as Olimpíadas. O primeiro da nova fase foi o Rio Boat Show, mês passado, logo depois da reinauguração. De hoje até sábado é a vez do Veste Rio, programa de moda organizado pela revista “Vogue” e o jornal “O Globo”. Em julho, a área será entregue ao comitê organizador da Rio 2016. Além de grandes eventos no novo pavilhão, a Marina da Glória também pode abrigar encontros menores em seus restaurantes, todos com vista.
Estive lá no início da semana para um brunch promovido por representantes do Visit California e de Santa Monica. Foi na delicatessen Maruru, com um gostoso cardápio servido em mesas ao ar livre protegidas do sol (ainda forte) de outono por ombrelones brancos. E a vista… Acompanhamento luxuoso para as novidades californianas. E olha que bacana: será inaugurada no próximo dia 20 uma extensão do metrô de Los Angeles. A nova linha vai ligar Downtown LA a Santa Monica e terá sete novas estações.
Na marina, além da deli Maruru, já está funcionando também uma filial do paulistano Corrientes 348, casa de carnes à moda argentina. O próximo restaurante a abrir as portas é o japonês Soho, filial do homônimo na Bahia Marina, em Salvador, à beira da Baía de Todos os Santos. Em seguida, vem o Empório Celidônio, de José Hugo Celidônio.
Até ficar pronto para ser o palco de chegada e partida das competições de vela dos Jogos Olímpicos, o controverso projeto sofreu várias alterações. O desenho inicial, do empresário Eike Batista, previa uma área construída maior. A versão atual é um investimento de cerca de R$ 70 milhões da BR Marinas, atual concessionária.
Antes o acesso à marina era restrito aos donos de embarcações ancoradas por lá ou a quem ia sair para algum passeio de barco ou almoçar no restaurante Barracuda, o único que existia no local. Agora, além do livre acesso, um terreno ao ar livre de 30 mil quadrados, onde ficava o estacionamento, será integrado ao Parque do Flamengo depois das Olimpíadas. Esta parte da marina, última a ser aberta ao público, pois vai funcionar como área de apoio durante os Jogos, terá projeto paisagístico do escritório Burle Marx.
Marina da Glória: Avenida Infante Dom Henrique, Glória. Tel + 21 2555-2200. www.brmarinas.com.br
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