O Museu Histórico Nacional (MHN), na Praça Marechal Âncora, é um dos oásis no meio do imenso canteiro de obras no qual se transformou a Praça XV e arredores, no Centro do Rio. Vale contornar os tapumes e ir até lá para ver a comovente exposição “Rio como destino”, sobre a qual escrevi no post anterior, que reúne cartazes publicitários do século passado de companhias aéreas e marítimas, todos com a cidade como tema. Na saída, dê uma volta pela Praça XV, uma das mais significativas do Rio, para ter uma ideia de como vai ficar a região daqui a alguns (poucos) meses.
Assim como na Praça Mauá, a derrubada do Elevado da Perimetral trouxe de volta a vista para a Baía de Guanabara. Na frente da entrada principal do Paço Imperial, olhando para a Estação das Barcas (que ligam o Rio a Niterói e a Paquetá), já se vê como a área vai ficar diferente. Na praça ficava o antigo o Cais Pharoux, cujos vestígios estão lá até hoje. Do outro lado do Paço Imperial, na Rua Primeiro de Março, encontram-se duas igrejas históricas do Rio: Igreja de Nossa Senhora do Carmo (a Antiga Sé) e Igreja da Ordem Terceira do Carmo, com sua fachada toda em pedra. Mais adiante este ano, a Praça XV será uma das pontas da Orla Luiz Paulo Conde, um caminho que vai margear a baía até a Praça Mauá.
Por enquanto a sugestão de passeio pela região é dar as costas para a Baía de Guanabara, passar pelo Arco do Teles, do período colonial, e caminhar pelas bonitas ruelas do Rio Antigo, com sobrados em geral bem preservados e ocupados por bares, restaurantes, lojas e galerias de arte. Entre os restaurantes, encontra-se o The Line, na Travessa do Comércio (entre o Arco do Teles e a Rua do Ouvidor), que está também no Museu Histórico Nacional.
As ruas calçadas de pedra levam até o Centro Cultural dos Correios, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Casa França-Brasil. No caminho, não deixe dar uma paradinha na minúscula e linda Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na Rua do Ouvidor.
A Rua do Ouvidor já foi uma das ruas mais importantes do Rio. Hoje continua muito movimentada, mas é uma rua bem estreita, ainda mais se comparada com as grandes avenidas abertas no Centro da cidade no início do século XX.
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