Niterói recupera seu cartão-postal

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói finalmente reabre esta semana, depois de fechado para reformas nas áreas externa e interna desde o início de 2015. Projetado por Oscar Niemeyer, o museu voltou a ser notícia no fim do mês passado, quando sediou o concorrido desfile da coleção Cruise 2017 da Louis Vuitton. As atrizes Catherine Deneuve e Alicia Vikander (Oscar de melhor atriz coadjuvante por “A garota dinamarquesa”), estavam entre os convidados da grife francesa, para citar apenas dois nomes. Foi a primeira vez que o cartão-postal da cidade “do outro lado da poça”, como se diz brincando no Rio, virou cenário para um evento de moda. O MAC passa a receber o público em geral a partir do dia 17 de junho.  O museu reabre em tempo de receber os turistas da Rio 2016, em agosto, e de comemorar seus 20 anos, em setembro.

O Corcovado "de bandeja" no MAC / Foto de Carla Lencastre
O Corcovado “de bandeja” no MAC / Foto de Carla Lencastre

O MAC fica no Mirante da Boa Viagem, com vista panorâmica para a Baía de Guanabara, e abriga a Coleção Sattamini, uma das mais importantes de arte contemporânea brasileira. O destaque entre as exposições de abertura é “Ephemera: diálogos entre-vistas” , com obras de artistas brasileiros da coleção de João Sattamini como Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Cristina Salgado, Jorge Guinle Filho, Lygia Clark, Nelson Leiner, Rubens Gerchman, Victor Arruda e Tunga (que morreu no dia 6 de junho passado). O museu terá exposições patrocinadas pela Louis Vuitton nos primeiros 12 meses desta sua nova fase.

O museu visto da Praia de Icaraí / Foto de Carla Lencastre
O museu visto da Praia de Icaraí / Foto de Carla Lencastre

O MAC tem ainda um bistrô e uma loja de suvenires, que funcionaram normalmente durante as obras de R$ 7 milhões. O disputado calçadão da Praia de Icaraí, a mais famosa de Niterói, oferece uma bonita vista do museu com as montanhas do Rio ao fundo. Niterói tem ainda vários outros projetos de Niemeyer, como o Teatro Popular (que pode ser visto da Ponte Rio-Niterói) e o belo prédio do terminal das barcas em Charitas, ambos às margens da Guanabara.

Serviço

De terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Ingresso: R$ 10 (entrada gratuita às quartas-feiras). Mirante da Boa Viagem, Niterói. Tel. + 21 2620-2400.

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

One thought on “Niterói recupera seu cartão-postal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *