Vacinação é sinônimo de segurança e tranquilidade. Conheça opções de passeio para a terceira idade em Gramado, Canela e cidades vizinhas. Tem para todos os gostos!
Com a vacinação da Covid-19 avançando, já é possível pensar em viagem na pandemia. O momento ainda inspira cuidados, mas o setor do turismo se planejou para receber todos os visitantes com qualidade e segurança. Quer conhecer algumas programações? Então confira nossas dicas de roteiro para a melhor idade na Serra Gaúcha.
Viajando na pandemia: Programas para a melhor idade em Gramado e região
As sugestões abaixo contemplam passeios em Gramado e cidades próximas. Para a sua comodidade, todos os pacotes preveem traslado a partir de hotéis e pousadas na Região das Hortênsias. Todo conforto e comodidade que a Brocker Turismo, especialista em Serra Gaúcha, pode te proporcionar.
Vale destacar que os protocolos sanitários são cumpridos à risca. O uso de máscara é obrigatório e a lotação dos estabelecimentos respeita a quantidade de pessoas permitida pelo Estado. Dessa forma, você poderá viver momentos inesquecíveis sem se preocupar com os riscos da pandemia. Vamos às dicas?
Dica: Melhores atrações para a terceira idade em Gramado
1. BusTour
Para começar, indicamos uma voltinha de ônibus. Mas não se trata de uma linha qualquer. Os veículos do BusTour têm dois andares, com vista panorâmica no nível superior.
Dica: City Tour Bustour: Tudo o que você precisa saber para aproveitar
O trajeto passa por mais de 30 pontos turísticos em Gramado e Canela. Ou seja, é uma ótima alternativa para conhecer diversas atrações de uma vez só.
E o bilhete permite desembarcar e embarcar de novo quantas vezes você quiser. Assim dá para descer num lugar, apreciá-lo com calma e continuar o roteiro dali em diante, quando o próximo ônibus passar.
Quando: De quinta a terça-feira, das 9h às 18h
2. Tour Trem e Vinho – Com Trem Maria Fumaça!
Que tal um passeio de Maria Fumaça? A locomotiva leva os passageiros pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, com apresentações artísticas e degustação de quitutes ao longo do caminho.
Em seguida tem tour pela Vinícola Aurora, onde dá para aprender como funciona a fabricação de vinhos. A experiência continua no Parque Epopeia Italiana, com cenários surpreendentes que ajudam a contar a saga dos imigrantes. Finalizando, tem parada para compras no showroom da Tramontina e na Malharia Gdom.
Dica: Guia completo sobre o Trem Maria Fumaça
Quando: Quartas, sextas, sábados e domingos (duração aproximada: 12 horas)
3. Tour Origens Alemãs em Nova Petrópolis
Aqui a melhor idade viaja até Nova Petrópolis para conhecer o Esculturas Parque Pedras do Silêncio. São 80 obras de arenito esculpidas por artistas gaúchos e exibidas a céu aberto, contando a história da colonização alemã.
A imersão cultural segue na Aldeia do Imigrante. Mais tarde vem a charmosa Praça das Flores, com canteiros coloridos e o famoso labirinto verde. E ainda dá tempo de visitar a Casa Sander (para degustação de geleias e sucos artesanais), o Aspen Center e a Mukli Alfajores. Comprinhas para todos os gostos!
Quando: Segundas, quintas e sábados (duração aproximada: 9 horas)
4. Tour Gran Reserva no Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, concentra algumas das melhores vinícolas do Sul do país. Esse tour garante um mergulho na história da bebida. Tem minicurso sobre o processo de produção na Miolo, visita guiada a fábricas (com degustação de vinhos, claro) e até uma passagem pela queijaria Valbrenta, com produção artesanal.
Os passageiros pagantes levam uma taça personalizada de lembrança. Um belo souvenir da viagem, não acha?
Quando: Terças e sábados (duração aproximada: 10 horas)
5. Tour Linha Bella
Mais uma opção de degustação de vinhos, dessa vez em propriedades na zona rural de Gramado. O passeio também inclui um almoço italiano com as receitas típicas da nonna, preparadas no fogão a lenha. Que delícia!
Além da experiência gastronômica, esse tour encanta o público da terceira idade por causa das paisagens bucólicas. E até o ônibus é temático, semelhante às “jardineiras” do início do século XX.
Quando: Segundas, quartas e sextas-feiras (duração aproximada: 6 horas)
6. Jantar para casal na Adega La Hacienda
Chegou a hora de acrescentarmos um pouco de romantismo à nossa lista. Afinal, o que importa na vida é estar ao lado de quem amamos, como a pandemia bem mostrou.
Por isso, a sugestão é celebrar todos os anos que você viveu (e ainda vai viver) com seu marido ou sua esposa. A estalagem La Hacienda, em Gramado, rende o cenário perfeito para isso. Na paisagem, 70 hectares de natureza intocada. No menu, pratos requintados para uma noite superespecial.
Quando: Diariamente (duração aproximada: 3 horas)
7. Jantar nas Caves da Casa Valduga
Em Bento Gonçalves, a premiada Casa Valduga oferece uma opção tão inusitada quanto deliciosa: um jantar servido nas caves da empresa, junto às pipas e às garrafas de vinho tinto. Já pensou que incrível?
O cardápio é assinado por um chef convidado. Da entrada à sobremesa, cada prato harmoniza com uma bebida diferente da vinícola. Dá água na boca só de imaginar a combinação de sabores…
Ah, agasalhe-se bem. O clima nas caves é gelado.
Quando: Diariamente (duração aproximada: 2 horas)
8. Noite Gaúcha
A cultura gaudéria é a grande homenageada na Churrascaria Garfo e Bombacha, em Canela. O ambiente rústico se assemelha aos galpões dos CTGs (Centros de Tradição Gaúcha).
Quem chega ganha chimarrão e outros aperitivos típicos. Na sequência, vem o costelão assado por oito horas. O jantar ainda inclui polenta, arroz de carreteiro e outras iguarias do Rio Grande do Sul.
Mas a grande atração é o show de músicas e danças tradicionais. O repertório conta com chula, xote e vaneirão, entre outros ritmos folclóricos.
Quando: Terças, quintas e sábados (duração aproximada: 3 horas)
9. Café Colonial em Gramado
Não dá para pensar em Serra Gaúcha sem lembrar de mesa farta. Por isso, uma viagem à Região das Hortênsias tem que prever pelo menos uma refeição no Gramado Café Colonial. São mais de 50 variedades, entre doces e salgados, para comer à vontade.
Esse sistema se baseia nos cafés reforçados que os primeiros habitantes do município faziam antes de ir para a lavoura. Eles precisavam acumular bastante energia para a lida no campo.
Quando: Diariamente, das 11h30 às 20h30
Ingressos: Compre aqui
E então, já escolheu qual vai ser a sua programação? Depois de tantos meses em isolamento, a melhor idade merece viajar para viver momentos mais felizes, né?
Continue acompanhando o blog da Brocker para outras dicas. Em breve voltaremos com novidades. Até lá!
Published by