Tecnologia e o Brasil fora do radar dos eventos: insights da ALAGEV no IMEX Frankfurt

Nos últimos meses, a ALAGEV marcou presença nos principais eventos de negócios, incluindo o IMEX Frankfurt, que aconteceu em maio na Alemanha. O nosso destaque foi os conversas sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) para apresentar soluções inovadoras e práticas avançadas no setor brasileiro. 

Inteligência Artificial em eventos
Durante o encontro, mostramos como a IA pode transformar a acessibilidade e a inclusão em eventos, utilizando closed caption (legenda oculta) e tradução simultânea em diferentes idiomas de forma online e instantânea. Destacamos a importância de criar experiências inclusivas, levando em consideração gênero, deficiências e diferenças culturais e regionais. Demonstramos um design imersivo e emotivo com foco em storytelling de alto nível, transformando pequenos momentos no espaço de eventos.

A transformação digital, por meio de multicanais, foi outro ponto crucial abordado. Acreditamos que ter dados é sinônimo de poder, uma vez que eles agregam imenso valor à experiência do usuário. A comunicação digital deve ser um diálogo em “duas vias” e, para isso, utilizamos ferramentas de sugestão de incentivos. Com dados sólidos e históricos, foi possível predizer, com base no perfil dos participantes e no orçamento disponível, a melhor indicação de programa e destino para a próxima viagem.

Personalização com Big Data
Utilizamos também o Big Data para personalizar a jornada do participante, coletando e analisando dados para criar experiências únicas. A personalização se mostrou fundamental para aumentar a satisfação e o engajamento de cada visitante.

Brasil fora do radar
Durante o encontro, tivemos acesso a uma série de pesquisas mundiais. Um dado que nos chamou a atenção foi o estudo da Incentive Travel Index, que mostrou que os dez destinos mais desejados pelos compradores norte-americanos e europeus são Canadá, Alasca, Cruzeiros, Havaí, Europa Emergente, América Central, Europa Ocidental, Caribe, Estados Unidos e México. Surpreendentemente, o Brasil não estava nessa lista.

Na minha perspectiva, essa ausência reflete uma realidade preocupante: a falta de investimento no turismo nacional. O Brasil, apesar de suas belezas naturais e culturais, enfrenta desafios significativos, como a falta de valorização por parte dos próprios brasileiros, altos custos de viagens para os nossos destinos e pouco aproveitamento em divulgações internacionais, especialmente nos países da América Latina que deveriam ser nossos principais aliados. É alarmante constatar que Paris (França), uma única cidade, recebe mais turistas anualmente do que todo o Brasil, um país continental. Para reverter essa situação, é fundamental investir em educação e conscientização sobre a importância do turismo e o potencial do destino. Além disso, é essencial continuarmos com a nossa luta diária com os políticos para o incentivo e prospecção desse setor, que é responsável por quase 8 milhões de empregos e 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil (WTTC, 2023).

Meetings Outlook

Já no estudo do Meetings Outlook, foram apresentados os fatores de interesse na escolha de um local para eventos. A pesquisa mostrou que 28% dos participantes desejam um novo lugar; 23% preferem um destino já conhecido; 19% escolhem espaços usados anualmente; 17% optam por regiões não visitadas desde 2019; e 8% querem locais que proporcionem benefícios e all-inclusive. As principais justificativas para selecionar um espaço foram economia de custos (mais de 70%); redução de desperdício (acima de 50%); necessidades (próximo a 50%); sustentabilidade (mais de 40%); experiência (40%); apresentação (mais de 30%); localização (superior a 20%); jantar e individualização (20%).

Futuro do trabalho: elemento humano
O futuro do trabalho foi outro tema importante discutido. O IMEX destacou a relevância do bem-estar no ambiente de trabalho; a mudança de foco do dinheiro como principal fator de retenção de talentos; a redução de riscos com a contratação correta; e o foco em nichos de mercado. As habilidades cada vez mais valorizadas serão criatividade; comunicação com base em escuta ativa; pensamento crítico/analítico; e conexão em comunidade (ubuntu).

Realidade aumentada para tours e demonstrações
Nas minhas highlights do IMEX, percebi também a implementação de tours virtuais e demonstrações interativas usando Realidade Aumentada (AR), permitindo aos participantes explorar locais e interagir com produtos de maneiras inovadoras, mesmo sem a presença física.

Aplicativos personalizados para eventos
Os aplicativos personalizados são as ferramentas do momento. Eles centralizam informações importantes, facilitam o networking, e enviam notificações e atualizações aos participantes. 

Aliado a isso, a gamificação aumentou o engajamento. Com as plataformas de interação para perguntas e respostas ao vivo, enquetes e feedback em tempo real, além de experiências imersivas em Realidade Virtual (VR), há maior interatividade do público.

Plataformas de streaming e conteúdo sob demanda
O acesso on-demand a gravações de sessões e conteúdos adicionais, além de ferramentas que permitem interatividade online foram tão ricas quanto a experiência presencial. Esses pontos são importantes para que as empresas se atualizem e utilizem esses insights para atrair ainda mais os clientes e fornecedores internacionais e alcançar o seu lugar na lista de destinos mais desejados para eventos. 

Continuaremos com a nossa missão de inovar e liderar o setor de eventos com tecnologias avançadas e estratégias personalizadas, sempre focando na experiência do participante e na eficiência operacional. Porém, é crucial que o Brasil aumente seus investimentos em turismo, educação e promoção internacional para realmente se destacar como destino global.

*Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV

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ALAGEV

Juliana Patti - Graduada pela Universidade Paulista e pós-graduada em Marketing e Turismo Mercadológico pela Universidade de São Paulo (USP), a nova diretora presidente da ALAGEV possui mais de 10 anos de experiência na área de viagens e eventos, liderando diversos projetos corporativos e de marketing.

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