Um ano de transformações: os marcos das Reuniões Globais da ALAGEV

Em 2024, realizamos quatro Reuniões Globais no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, cada uma inspirada em formatos de programas de televisão. O objetivo foi aprofundar discussões sobre compliance, Environmental, Social, and Governance (ESG) e inovação no setor de eventos e viagens corporativas. Esses encontros contaram com a presença de centenas de profissionais (online e presencial) e foram marcados por debates estratégicos, ações colaborativas e lançamentos de projetos transformadores.

Acredito que tivemos vários momentos de muita conexão e como resultado desse trabalho em conjunto, criamos em cada reunião um manual corporativo sobre ESG. Os participantes trabalharam com os temas como respeito à governança, aspectos mais importantes dessa área, boas práticas e seus dilemas.

1ª Reunião Global – Global Show
A primeira edição, em 18 de março, que teve como tema o talk show “Global Show”, reuniu mais de 295 participantes e apresentou conceitos fundamentais de governança corporativa. Ao longo do ano, foram lançados o programa de embaixadores e dashboards de pesquisas anuais.

O debate destacou o crescimento do mercado de eventos, abordando desafios e boas práticas em temas como diversidade, gestão de riscos, segurança e impacto social. Foi enfatizada a importância de ações graduais e bem-feitas, aliando ética e responsabilidade para atender às demandas de stakeholders. Três orientações básicas foram discutidas: preparação profissional com projetos relevantes, manutenção de valores inegociáveis frente a culturas corporativas resistentes e assunção coletiva de responsabilidades. 

Outro ponto importante foi o painel “Chega Mais Anfitrião”, que tratou das certificações ISO 27.001 e ISO 1018:2020, destacando a necessidade de segurança de dados. A tecnologia foi vista como aliada, mas sempre dependente de políticas bem estruturadas e ações transparentes. Durante o evento, também foi exibido um vídeo do professor Gianfranco Muncinelli, que reforçou a governança como base para ações ambientais e sociais, destacando a importância de regras claras, compliance e monitoramento contínuo para otimização dos negócios.

2ª Reunião Global – Que história é essa Alagev?
Com o nome “Que história é essa Alagev?”, em maio, a segunda reunião usou como base um programa de auditório e reuniu 265 participantes. Iniciativas como a campanha em apoio ao Rio Grande do Sul, o lançamento do aplicativo da associação e a criação do segundo capítulo do manual sobre governança fortaleceram o protagonismo individual e a relevância de ações colaborativas no ambiente corporativo.

O encontro apostou em debates sobre diversidade na liderança, gestão de crises e ética nos negócios e destacou a “microrrevolução”, conceito que incentiva mudanças individuais e coletivas para transformar as práticas empresariais. Casos como a condução de crises e situações de assédio, fortaleceram a importância da transparência, responsabilidade e cultura organizacional. Além disso, foram realizadas ações solidárias, como a campanha “SOS Rio Grande do Sul” e o apoio ao Grupo Primavera, promovendo impacto social por meio de parcerias e práticas éticas.

3ª Reunião Global – GN News
Já em setembro, o telejornal “GN News” abordou compliance, transparência e comunicação eficaz, com a participação de 268 associados. A ação marcou a expansão do G-Summit para novas capitais, o lançamento do Index – pesquisa realizada em parceria com a FecomercioSP – e o programa Looping, que oferece benefícios exclusivos para os associados.

O evento discutiu temas como compliance, tecnologia e transparência na cadeia de suprimentos para o setor, enfatizando a importância de negociações éticas e planejamento estratégico. Profissionais destacaram a necessidade de adaptar políticas às culturas empresariais, usar tecnologias para facilitar processos e promover relações de confiança. Além disso, foram apresentados avanços como os minilabs do LACTE 2025 e novas lideranças da Alagev. 

4ª Reunião Global – 24h no ar
E, em novembro, tivemos o tema de reality show com “24h no ar, o que você faz quando ninguém te vê fazendo?”, que contou com 292 profissionais. O encontro mostrou a importância da reputação e da comunicação de marcas, explorando como ações nos bastidores impactam a percepção do público. Entre as atividades, o painel sobre comunicação enfatizou estratégias para gerenciar crises, valorização da imagem corporativa e o papel dos colaboradores como representantes das organizações. Além disso, uma plataforma digital inovadora possibilitou acompanhar a reunião, votar em novos líderes e explorar conteúdos interativos.

Os debates abordaram o impacto da tecnologia e inteligência artificial na gestão de crises e na reputação corporativa, destacando a necessidade de planejamento e governança. Anunciamos iniciativas como um curso de IA aplicada a eventos, a Missão Empresarial para a Espanha e o lançamento do LACTE20, que celebrará duas décadas de história em fevereiro de 2025. Esses esforços reforçam o nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento do mercado, promovendo conexões estratégicas e disseminando conteúdos relevantes para seus membros.

Análise
Vejo que teremos muitos desafios para colocar em prática tudo o que foi apresentado. A ênfase na “microrrevolução” é inspiradora, porém pode ser insuficiente sem que as empresas assumam um papel mais ativo na implementação de políticas consistentes e monitoráveis. A integração entre inovação e responsabilidade é crucial, mas exige maior alinhamento entre as ações estratégicas e as realidades operacionais das organizações, especialmente em um segmento ainda carente de práticas amplamente padronizadas e transparentes. É essencial que encontros como esses não apenas inspirem, mas também gerem impacto mensurável em toda a cadeia produtiva.

*Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev

Published by

ALAGEV

Juliana Patti - Graduada pela Universidade Paulista e pós-graduada em Marketing e Turismo Mercadológico pela Universidade de São Paulo (USP), a nova diretora presidente da ALAGEV possui mais de 10 anos de experiência na área de viagens e eventos, liderando diversos projetos corporativos e de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *