A implantação de um plano de metas ambicioso, com curto prazo para a execução, exige doses extras de planejamento e estratégia, dois componentes básicos sem os quais ele não terá êxito. O desafio se potencializa quando envolve a integração de um sistema federativo e a necessária mudança de conceitos e quebra de paradigmas, somente possível com muito espírito de união, equipes engajadas, diretores comprometidos, conselheiros e associados com a mesma visão de perpetuidade e crescimento do negócio agência de viagens.
Esse é o caminho que estamos trilhando no processo de integração da ABAV e que segue, felizmente, com muito mais adesões que resistências. Em pouco mais de quatro meses, avançamos muito no projeto Somos Uma ABAV que, pela sua abrangência e importância estratégica, acaba por ser uma grande âncora para todos os demais projetos e ações. Passam por aí os processos de gestão da marca e de domínios de internet, padronização de e-mails, recadastramento das agências de viagens associadas, alinhamento da comunicação associativa, unificação do posicionamento junto à esfera política federal, entre outros.
Paralelamente a este, segue também em ativa fase de desenvolvimento o projeto Sou + ABAV, que tem foco na geração de valor para os associados da entidade, com destaque para a atuação das ABAVs estaduais na busca de soluções e mecanismos de contato permanente e contínuo com a base de associados, com investimentos nos principais canais de comunicação (portais, newsletters, redes sociais) para divulgar ações e iniciativas criativas, que estão inclusive resgatando a Campanha de Valorização do Agente de Viagens.
Temos também recebido respostas positivas e rápidas da maioria das ABAVs estaduais na construção de suas agendas de cursos, capacitações e workshops inseridos no portfólio do ICCABAV. O interesse de mais da metade de nossas 27 regionais fechou a agenda de cursos de maio, por acreditarem na capacitação como o melhor caminho para a qualificação profissional e difundirem essa ideia em suas localidades.
É esta motivação em cadeia que nos fará alcançar mais rapidamente os resultados planejados, aplicando na prática o conceito de que integrados seremos mais fortes e eficazes em nossa missão.
Estamos avançando, temos muito pela frente ainda, a estrada é longa, mas o cronômetro já foi ativado.
Uma gestão focada em mudanças é o que buscamos para a ABAV, porque o mercado consumidor, os parceiros e as formas de prestar serviço mudaram.
E as associadas ABAV também estão mudando…