Reinicio minhas postagens aqui ainda falando da 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, como não poderia deixar de ser. Nosso evento realizado na semana passada – o primeiro da minha gestão como presidente da ABAV Nacional – , resultou de longos meses de trabalho, empenho e dedicação de muitos profissionais – em que incluímos nossa equipe, diretoria, presidentes e gestores das ABAVs estaduais -, ao suporte das empresas fornecedoras, das nossas entidades congêneres e parceiras, à credibilidade de nossos expositores e visitantes; e ao imprescindível apoio dos nossos patrocinadores.
Foram muitas as novidades este ano, a começar pelo espaço. O Expo Center Norte nos recebeu pela primeira vez, oferecendo uma infraestrutura moderna, que nos permitiu inserir projetos inovadores, como a grande arena em que transformamos a Vila do Saber, que totalizou 57 apresentações simultâneas, todas comandadas por grandes especialistas em seus ramos de atuação e foco em Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia.
Nessa esteira de novidades destaco também o Hackathon Viagens, um projeto conjunto com a Braztoa, que reuniu grupos de programadores em uma maratona de 30 horas para o desenvolvimento de soluções inovadores para o turismo; e o Conexão ABAV – agente.com.você, onde contamos com a participação inédita de nossas 27 ABAVs, associações congêneres e entidades parceiras, em um espaço configurado como a grande área de hospitalidade dos visitantes.
Na área de exposições, destacamos a participação de todos os estados no espaço dedicado à promoção do Brasil, com apoio do Ministério do Turismo. Fora da área institucional, nove estados brasileiros marcaram presença na feira, graças à visão estratégica de secretários de Turismo que entendem que essa é a hora do turismo brasileiro deslanchar. Que é preciso investir, se queremos capitalizar em cima da grande visibilidade obtida com a Rio-2016, nossa segunda grande oportunidade em dois anos.
Tão cedo não teremos outra chance com essa visibilidade, que apesar da crise econômica, ética e política, pudemos potencializar e transformar em oportunidades, com certa ajuda das sucessivas altas das moedas estrangeiras frente ao Real.
Não tenho dúvida de que quem esteve conosco – dentro ou fora do balcão – foram os governantes, empresários, líderes de entidade e profissionais que acreditam nessa máxima. Que já encontraram ou foram em busca dessa grande janela de oportunidades de fazer negócios, adquirir ou reciclar conhecimentos e ampliar seu networking, porque é disso que a ABAV Expo trata.
Em maior ou menor escala, tivemos mais uma vez todos os segmentos do setor representados – entre equipamentos e órgãos oficiais de turismo, companhias aéreas, hotéis, locadoras de automóveis, fornecedores de tecnologia, consolidadoras, empresas marítimas, agências corporativas e operadoras, estes em espaços dedicados e organizados pela AirTkt, Clia Abremar, Abracorp e Braztoa, em reforço a antigos e cada vez mais apertados laços mantidos com a ABAV.
O resultado não poderia ter sido mais efetivo, graças ao comprometimento de todos os envolvidos, à credibilidade em nossa entidade, e à confiança de que atuando juntos e em prol de objetivos comuns ampliamos ainda mais nossa infinita capacidade de superar obstáculos.
A todos os que fizeram parte desta ABAV Expo, meus sinceros agradecimentos.
Published by