A pesquisa de perfil de público da 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial que divulgamos na última sexta-feira não atesta apenas sua qualificação, mas o quanto ele retratou fielmente a segmentação, o interesse e o comportamento do nosso mercado.
Não surpreende que 45% dos nossos visitantes ainda tenham o lazer como principal área de atuação, mas a indicação de que depois das operadoras, a hotelaria foi o segmento de maior interesse – seguida pelos destinos e cruzeiros, apenas para citar os quatro primeiros -, denota que o agente de viagens está buscando alternativas, e que responde favoravelmente aos que respeitam e vêem valor no seu canal de distribuição. E há muitos outros segmentos interessados neste que é o mais eficaz elo da cadeia.
Outro indicativo positivo desta pesquisa foi ver o crescimento do público atraído pelas ofertas da feira para o segmento MICE, que entre corporativo e eventos totalizou 34% do total de visitantes, numa segunda colocação muito mais próxima do lazer nesta edição, que expressa claramente a estratégia da Abracorp em investir pelo 5o. ano consecutivo na ABAV Expo.
A maior procura por destinos nacionais também nos sinaliza a busca por uma adequação da prateleira às necessidades do seu cliente, que por sua vez também precisa de alternativas. Temos 60% das nossas demandas de viagens de temporada concentradas no nacional, contra 40% em igual período do ano anterior, o que significa que apesar da mudança no comportamento, as viagens seguem na cesta do consumidor. Para o próximo ano, espera-se a reversão deste cenário, conforme a maior ou menor força de reação do internacional, porque as crises são cíclicas e o mercado está atento às oportunidades.
À busca de alternativas pelo público, nossos expositores responderam com soluções e oportunidades, e elas vieram de todos os segmentos. O saldo é extremamente positivo, vamos em frente que 2017 está logo ali.
Published by