Agenda positiva

Esperávamos encerrar esta semana com bons prenúncios de avanço nas instâncias de aprovação da MP  do IRRF, que com dois adiamentos nos coloca novamente em compasso de espera até a próxima terça-feira. O lado bom da questão, é que a cada ida a Brasília vamos fortalecendo a construção de uma agenda positiva e cada vez mais fortalecida, na medida em que vai agregando entidades fortes,  representativas e com objetivos comuns.

Na última terça-feira, ao lado de outros dirigentes do setor, participamos de uma reunião convocada pelo presidente  da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Herculano Passos. Em discussão estava precisamente a elaboração de uma pauta com temas que possibilitem uma atuação conjunta em prol do desenvolvimento do turismo nacional.

É extensa a lista de assuntos de interesse comum desta pauta, que começamos a compor no último dia 19, integrados ao Grupo de Trabalho do Cetur – Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade. Incluem-se aí temas como as estratégias de promoção do Brasil no Exterior e de fomento ao turismo interno; o ambiente de negócios para a captação de investimentos (tributação, incentivos, desburocratização etc), atualizações na Lei Geral do Turismo; flexibilização de vistos; regulamentação do jogo; e a política de céus abertos, entre outros.

Além destes, estamos trabalhando de forma ativa e paralela nas questões que são inerentes ao nosso setor de agenciamento. Entram aí os esforços na aprovação do PL 388/2011, que pleiteia  ajuste junto à lei do ISS, que hoje sobretaxa as agências de viagens quando a base de cálculo incide sobre o valor total da venda, e não sobre a sua receita. O projeto já passou pela aprovação da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, mas ainda está pendente de análise  no Plenário.

Seguimos também em nossa luta contra a implantação da Central de Compras e Contratações pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que extingue os processos de licitação para a aquisição de passagens aéreas intermediada pelas agências de viagens, contrariando a lei federal que regulamenta e salvaguarda a prerrogativa de exercício dessa atividade ao nosso segmento.

Trabalhamos ainda, junto à Comissão de Turismo, pela elaboração de um PL que garanta às agências de viagens comissionamento sobre as taxas de embarque, e apoio à criação de um fundo de garantia para o setor de Turismo, que seria normatizado com alteração direta junto à Lei Geral do Turismo – Lei 11.771/2008.

Tão grande quanto a lista de pleitos é a nossa determinação. Não nos falta disposição, nem espaço nessa agenda.

Tecnologia, sem mitos e preconceitos

A ABAV recebe diariamente consultas para repercutir, opinar ou esclarecer questões sobre temas tão variados quanto são os canais de onde elas partem – de fornecedores, parceiros, da imprensa e também de consumidores, que cada vez mais acessam nosso site em busca de uma agência de viagens próxima da sua localidade. Para dar um exemplo prático, esta semana fomos procurados por um banco para validar informação sobre uma agência de viagens sem registro no Cadastur, que pleiteava a abertura de uma conta.

Isso acontece por duas razões básicas – porque como entidade com 63 anos de fundação que representa milhares de agências de viagens em todo o Brasil, a ABAV é uma grande referência dentro do setor; e porque investimos para estar cada vez mais presentes em todos os canais potencialmente fomentadores dessas demandas.

Digo isso porque mesmo com tantos indicativos de que são cada vez mais diversificados os canais de onde pode partir uma demanda pelos nossos serviços ou produtos, quando aplicado, identificamos em nosso mercado agências de viagens que não oferecem um site institucional, que seja, como vitrine para a sua oferta. E isso inclui agências nem tão pequenas assim e localizadas em grandes capitais do Brasil, o que torna a estatística ainda mais triste.

Não sem razão, estabelecemos  dentro de nossa estratégia macro um pilar que nos ajudasse a fortalecer ainda mais a imagem da ABAV, não apenas pelo seu alcance institucional, mas também pela capacidade de ofertar recursos, ferramentas e capacitações que estimulem a geração de maiores resultados nos negócios dos nossos associados.

Tem sido assim direcionados os nossos esforços com o ICCABAV, e agora num passo ainda mais à frente, com a constituição do GTT-A – Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV. Pelas razões acima expostas, não foi difícil identificar por qual segmento deveríamos começar, na missão de organizar grupos de trabalho em busca de soluções para os problemas do dia-a-dia do agente de viagens.

O GTT-A foi oficialmente constituído nesta terça-feira, unindo representantes de algumas das principais empresas de tecnologia do segmento de turismo, que a partir de agora unem seus conhecimentos e a força de suas marcas em favor do aprimoramento, fortalecimento e crescimento das nossas associadas. Outros virão na esteira de projetos do nosso Pilar ABAV Profissional, agregando segmentos tão importantes quanto este para a sustentabilidade da nossa atividade.

Inovação na ABAV Expo 2016

Muito se tem falado sobre a eficiência do modelo de feiras de turismo, e em meio a debates, reflexões e controvérsias, o consenso que fica é de que a métrica mudou. Números e metros quadrados pouco representam se o evento não agregar mais valia ao tempo do visitante e ao investimento do expositor. É com base nesse binômio que estamos trabalhando a organização da 44ª ABAV Expo.

Na esteira de novidades previstas para esta edição, uma em especial tem merecido esforços da nossa equipe de TI. Em fase acelerada de desenvolvimento  para que possamos cumprir a meta de abrir nosso credenciamento em junho, temos um sistema inovador em feiras de turismo no Brasil que garantirá a cada profissional inscrito – seja ele expositor, visitante, palestrante ou hosted buyer – a abertura de uma agenda de atividades.

Na prática, significa que a partir da formalização do credenciamento, o login e senha do profissional inscrito servirão de base para a organização da sua participação em todos os ambientes do evento, tanto na área de exposições quanto na Arena do Conhecimento. Até a edição passada, essa funcionalidade só era oferecida aos hosted buyers,  e ainda assim concentrada na agenda direta com o expositor.

O novo sistema estende a prerrogativa a todos, ampliando em grande escala toda as oportunidades que o evento abre para a concretização de negócios, aquisição de conhecimento e networking. Estamos muito otimistas de que esta inovação instituirá um novo marco na organização de feiras do porte da ABAV Expo.

Vantagem direta para o visitante, que tem seu tempo otimizado, na medida em que toda a agenda prévia será composta com base em seus interesses; e para o expositor,  que pode direcionar para o seu estande a visitação do público-alvo do seu produto e/ou serviço;  garantir maior precisão no dimensionamento de equipe, material promocional e A&B necessários ao atendimento em seu estande;  e mais assertividade na negociação, conhecendo previamente o perfil do visitante.