Você confia em sua TMC? 9 perguntas que lhe ajudarão a refletir

É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos” – Orson Welles.
Confiança, segundo o Aurélio, é 1. Segurança íntima de procedimento 2. Crédito, fé. 3. Boa fama.

Com base nisto, fica a pergunta: você confia em sua TMC?

As agências de viagens e eventos são nossos mais “íntimos” parceiros, e sem dúvida os mais importantes sob nossa gestão. Através deles contabilizamos diariamente todas as nossas emissões e reservas, confiamos informações individuais de nossos funcionários, de seus cartões de crédito, dos nossos acordos comerciais (que dispõe de cláusulas de confidencialidade), os reembolsos de nossas passagens, recebemos as comissões de fornecedores que não trabalham com tarifas NET e dos que pagam OVER. No mercado todo, de toda sua gama de fornecedores, quem conhece melhor sua empresa do que sua TMC? Quem lhe dá a maior visibilidade de seu programa, te traz tendências? Então te convido a refletir o seguinte:

1- Você confia que sua TMC não divide com outros clientes e fornecedores informações privilegiadas de seus acordos comerciais?

2- Você confia na integridade de sua TMC em honrar corretamente suas obrigações trabalhistas e fiscais?

3- Você confia que sua TMC privilegia os SEUS fornecedores preferenciais, e não os dela próprios? Que ela não manipule seu OBT, nem o sistema dos consultores, para direcionar a escolha e bater suas metas de incentivo junto aos fornecedores preferenciais?

4- Você confia que sua TMC não manipule relatórios de reembolsos, retendo créditos de passagens aéreas que lhe são devidos? (lembrando que é sua obrigação como travel manager gerenciar o retorno dos recursos)

5- Você confia nos relatórios providos por sua TMC?

6- Você confia que sua TMC não retém comissões indevidamente (sim, existe alternativa além de confiar cegamente na TMC, pois não há relatórios de controle no mercado – consulte uma amostra de reservas com suas redes de hotéis e Cias. Aéreas preferenciais, pergunte se eram realmente NET).

7- Você confia que sua TMC/Agência de Eventos não recolhe indevidamente o IVA de Hospedagens/Eventos/Serviços ocorridos na Europa em nome de sua empresa?

8- Você confia na capacidade de servir de sua TMC à sua empresa? Na capacidade de se adaptar, se renovar?

9- Você confia na Diretoria de sua TMC?

O Compliance e a Governança Corporativa vêm se tornando fatores essenciais no mundo corporativo dos países desenvolvidos, e por consequência, nossas matrizes os tem replicado para cá (um dia eles chegarão também nas estatais se Deus quiser). Hoje, temos duas TMCs com operações próprias no Brasil (CWT e BCD) e as demais com alianças globais, como a Alatur/HRG, Maringá/Radius, Tour House/Egencia, Flytour/Amex, etc – e isto é fantástico! Um simples passo em falso, e uma intervenção externa ocorrerá ou uma aliança será desfeita.

No entanto, não me refiro e não elenquei apenas perguntas de cunho ético e de governança… abordei a confiança de uma maneira mais ampla, incluindo capacidade operacional, tecnológica e de inovação. Faça benchmark, use seu feeling, especialmente na fase de RFP. Se a esmola for demais, desconfie… não existe almoço gratuito faz tempo neste mercado, justamente por conta das alianças que mencionei acima.

É verdade que também devemos contribuir do nosso lado como clientes, com medidas como a adoção de cartões de crédito para pagamento de despesas terrestres (hotel, veículos) para liberar as TMCs para investirem em suas pessoas, plataformas e produtos, mas com um parceiro tão íntimo como eles, e com tantos interesses com que lidam, não podemos nos esquecer do que disse Orson Welles:

É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos

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Fernão Loureiro

Eleito em 2017 como um dos 75 Profissionais de Turismo Mais Influentes do Brasil e em 2019 o Melhor Gestor de Viagens Corporativas do Brasil (pelo Portal Panrotas), premiado em Boston (EUA) pela Global Business Travel Association (GBTA) e Personalidade do Ano Prêmio Caio em 2017, 2018 e 2019 na categoria Clientes. Finalista no concurso “Travel Manager 2018 na América Latina” do evento Viajes Corp Americas, no Panamá (onde também foi key note speaker). Autor do livro "Gestão Estratégica de Viagens Corporativas" e Fundador-Diretor da Loureiro Consultores e sócio-diretor de duas empresas - TataTur Operadora de Turismo e D'Amaro Odontologia Estética. Graduado em Gestão de Turismo pelo IFSP, Pós-Graduado em Gestão de Serviços pela FECAP e com MBA em Gestão Empresarial pela BBS. Coach formado pelo IBC. Instagram: @fernaoloureiro Youtube: ferlota68 LinkedIn: Fernão Loureiro

14 thoughts on “Você confia em sua TMC? 9 perguntas que lhe ajudarão a refletir

  1. Obrigada pelo post.
    Pena que na area de lazer empresas são capazes de trocar gato por lebre de olhos fechados, desejando acreditar que a esmola em demasia vai gerar lucro e satisfação dos clientes. Muitos receptivos no ramo do lazer vivem com uma espada Damoclès sob suas cabeças, relações que desconhecem a importância da confiança e priorizam somente cifras. Assim como o mercado on-line que nos faz concorrência e nivela por baixo os preços e muitas vezes a qualidade dos serviços. Felizmente boas empresas são, por sua vez, aquelas que têm bons compradores, conhecedores das necessidades de seus proprios clientes e que não brincam com isso.

  2. Caro Fernão… Parabéns por fomentar analises para reflexão dessa natureza. Suas 9 perguntas são comuns em nosso meio que vive de fato escarço de transparência e confiança por muitos TMCs. Que sejam esses os diferencias necessários para agregar nas analises do BID. Forte abraço!

    1. José, obrigado pelo feedback, espero realmente contribuir e agregar e com conteúdo de alto nível.

      Como disse outro dia a um amigo da área, você e outros gestores de fora do eixo RJ-SP me incentivam a trazer velhos assuntos mas com uma abordagem mais aprofundada e com um olhar de quem está nesta cadeira, pelo menos por hora.

      Abraços,
      Fernão.

  3. Achei ótimo este post! Parabéns Fernão mais uma vez!

    São as dúvidas citadas por Orsol Welles que nos levarão a questionar e a partir dos esclarecimentos atingirmos o fortalecimento de uma parceria duradoura … a expectativa é de que o mercado saiba precificar e valorizar esta relação de confiança.

    Grande abraço!

    #compartilhando

    1. Wender, reforço aqui meus votos de muito sucesso para você na empreitada de volta pro outro lado do balcão….que você leve consigo aquilo que visualizou deste lado, e quem sabe não seja o iniciador de uma grande mudança?

      Abraços,
      Fernão

  4. Caro Fernao,
    Gostaria de convida-lo a compor um painel de debates do workshop de viagens corporativas que irá ocorrer em BHZ na próxima semana.
    Temos diretores das cias aéreas, clientes, hotéis, locadoras e demais fornecedores vindo para um debate com aproximadamente 150 presentes.
    Evento de conteúdo de altíssimo nível.
    Se puder me retornar por email com seus contatos te ligo com mais detalhes.
    Parabéns pelo blog e pelo artigo!
    Obrigado e um abraço,
    Rodrigo Santos
    Diretor de novos negócios
    MASTER TURISMO / GSM Brasil

    1. Rodrigo, obrigado pela participação e convite. Estaremos juntos, mesmo que virtualmente, neste grande evento da Master Turismo.

      Abraços
      Fernão.

  5. Boa tarde,
    Tudo muito interessante, sim, mas sempre procuramos discutir as consequencias dos fatos/atos ” arbitrários”, e nem sempre procuramos as causas/motivos…. assim, vamos discutindo e pesquisando.
    P.S . Os autores precisam tb decodificar as siglas, pois muitos leitores são usuários e interessados nas nossas mazelas.
    Cordialmente,

    1. Pelizzer, obrigado pelo toque, vou procurar abrir mais as siglas. Às vezes esquecemos que não temos apenas especialistas nos lendo.

      Um abraço!
      Fernão.

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