Amigos e Colegas,
Como tinha muitas coisas a falar desta vez no Blog, postei de uma maneira diferente: em tópicos. Procurei também trazer assuntos mais leves que negociações, problemas de tarifas incorretas e etc, pois é nítido o grau de stress dos colegas gestores e fornecedores. Medo do desemprego, acúmulo de trabalho ocasionado pelo enxugamento das estruturas e muito re-trabalho, imprevisibilidade e mudanças gerais… e também porque gosto de compartilhar coisas diferentes e com uma visão mais holística da gestão de viagens. Espero que apreciem!
O futuro da Gestão de Pessoas e a renovação de talentos no nosso mercado
Estive estes dias no HSM Fórum de Liderança e Alta Performance, e em uma das palestras (do Sr. Claudio Fernández-Aráoz) tive o prazer de escutar algo bastante interessante acerca do futuro perfil de profissional apto a ser contratado, promovido e a escalar rapidamente as hierarquias de uma organização, independente do setor…. sairão de cena a experiência anterior e as competências adquiridas ao longo da carreira como fatores primordiais para tais acontecimentos, e entrará o que será o mais importante: o POTENCIAL. Este potencial será determinado por 4 variáveis: Curiosidade, Visão, Envolvimento e Determinação.
Onde quero chegar com isto? Bem, ao óbvio de uma das coisas que mais falta a nosso mercado (além de maturidade, senso de coletivo e visão): precisamos de mais engenheiros, economistas, advogados e publicitários trabalhando em Hotéis, Cias Aéreas, Locadoras, TMCs, Agências de Eventos, Consolidadoras, etc…. quando eu comecei na área, ouvia muito “Fulano não entende nada de emitir um bilhete – como pode ser um Diretor de Operações?” …, “Ah, fulano não sabe o que é atender um passageiro estressado, não sabe o que é conseguir um hotel numa cidade com convenção”…. como se isso desqualificasse o fulano para ser um Gerente ou Diretor independente de sua capacidade intelectual, conhecimentos de Administração ou fluência em outros idiomas.
Pelo modelo apresentado pelo Sr. Claudio no HSM, teremos mais Claudias Senders (presidente da LATAM BR, que é engenheira) e Paulos Kakinoffs (presidente da GOL, que veio da indústria automobilística) atuando em nosso setor (AMÉM!). Ambos são excelentes executivos e notavelmente oxigenam estruturas que seguiam o mesmo modelo há anos. Vejo também o mesmo movimento na CWT, que recentemente contratou o Affonso Nina como Presidente – e este por sua vez nunca tinha trabalhado na área. Clientes mais exigentes simplesmente não aceitam mais a resposta “Ah, não dá para fazer isso – e a pior parte da resposta – porque sempre foi assim…”… bem amigo, o mundo muda em velocidade galopante caso você ainda não tenha percebido – “porque sempre foi assim” não é mais aceitável, aceite e reaja antes de ser engolido pelos fatos. E estas empresas – TAM, GOL e CWT – inovaram ao colocar em suas Diretorias profissionais que cresceram fora do setor, afinal como dizia o Sr. Einstein: “você não obterá resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas”.
Da mesma forma, nós Turismólogos e Hoteleiros poderemos desenvolver uma carreira de sucesso em qualquer setor da economia e em qualquer posição (claro que não seremos neuro-cirurgiões ou veterinários sem estudar para isso 🙂 ), pois o que valerá na escolha dos gestores por um profissional, e em seu sucesso, é o potencial individual do mesmo, considerando-se estes 4 pilares que citei anteriormente.
GBTA Brasil – 27 e 28 de Junho
Está chegando a 4ª edição do GBTA Brasil, que ocorrerá nos próximos dias 27 e 28/06 no Pullman Vila Olímpia. O site já está no ar, o preço está bacana para os não-associados e vale muito a participação, pois o índice de adesão de gestores foi de 50% em 2015.
Para aqueles que reclamam que existem poucas feiras do setor no Brasil (GBTA e LACTE, basicamente), e que nessas feiras tem muitos fornecedores e poucos clientes, vamos fazer o exercício de reclamar menos e fazer mais pelo nosso setor: convidem seus clientes, divulguem a eles, e principalmente: vão e participem com seriedade – perguntando e discutindo nas sessões.
http://www.gbta.org/AmericaLatina/Brasil/Conference/Pages/default.aspx
HotelQuando
Alguns dias atrás recebi a visita de uma start-up com uma proposta bastante interessante – a HotelQuando.com . Alugar um apartamento em um hotel por 3, 6 , 9 ou 12 horas e pagar o proporcional da diária promocional é realmente inovador.
A empresa oferece sua própria extranet, onde os hotéis conveniados oferecem a tarifa proporcional de 40% (3 horas), 43% (6 horas), 63% (9 horas) ou 73% (12 horas) sobre a tarifa promocional disponibilizada pelas OTAs. Nos meus testes funcionou muito bem, e neste momento de crise é realmente uma excelente opção de saving.
Meu único receio quanto à sustentabilidade do modelo é que no futuro, quando a economia reaquecer, os hotéis se retirem pois não mais precisarão otimizar a ocupação e o revenue. Mas assim é o mercado, se ajusta às circunstâncias. De qualquer forma, não poderia deixar de dividir com vocês esta novidade que recém-conheci.
Você sabe fazer negócios com colegas de outros países e regiões?
Enquanto profissional que trabalha em equipes multiculturais e “multi-tudo”, e enquanto gestor de viajantes corporativos, você se prepara adequadamente para lidar melhor com colegas de outras nacionalidades e regiões do globo? Assim como nós brasileiros temos nosso jeito, nossos hábitos e costumes (inclusive realizando negócios), eles também têm os deles – e conhecê-los é uma enorme vantagem competitiva para você.
Recebi de meu chefe um e-mail numa sexta à tarde com dicas de como fazer negócios com os holandeses, e descobri um site riquíssimo (site este de Business Travel, inclusive): http://businesstravel.about.com/od/resources … Vale uma navegação extensa e paciente.
Dividir um site como o acima com seus usuários será bem-recebido, garanto! Mostrará o valor do seu trabalho e de sua área para ajudar a todos a fazer bons negócios para a Companhia.
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