O que falei no HSMAI + Fórum Costa Brava

Amigos Leitores,

Dia 10/06 foi dia de palestrar no Fórum HSMAI (Hospitality Sales and Marketing Association International, organização mundial com foco na educação do mercado da hospitalidade – não apenas hotelaria), atendendo a um honroso convite do Board para contribuir com estes colegas. Além da felicidade em ver o alto nível das discussões e o profissionalismo dos organizadores e dos envolvidos, tive o prazer de rever conhecidos e ser apresentado a novos profissionais. Compartilho abaixo os principais tópicos do que apresentei, e o arquivo completo pode ser acessado aqui.

 

O que espero de um Executivo de Contas durante meu relacionamento com o Hotel/Rede por ele representado (durante a negociação e também na manutenção da conta)?

  • Objetividade nas reuniões e nos contatos telefônicos/por e-mail;
  • Transparência:
    • Que tarifas NET serem realmente NET;
    • Tarifas comissionadas são “dentro-da-lei”, mas precisam estar claras ao cliente final, e não apenas ao intermediário;
    • Se houver algum problema, que eu seja o primeiro a saber, e não o último (geralmente para resolvê-lo);
  • Praticidade – uma reunião deve ocorrer já com números analisados, estudo prévio de destinos, tarifas propostas, etc (ganhem tempo!);
    • Reunião trimestral de avaliação de performance com os 5 principais parceiros + ajustes de expectativas
  • Eficácia – De nada adianta um super preço, de um super produto, em uma super praça… se a promoção do mesmo É FALHA!
    • Em outras palavras, o carregamento correto e auditorias periódicas das tarifas acordadas são a parte mais importante de todo o relacionamento.
  • Boas Ideias – já ofereceu uma cota de cancelamentos sem penalidade, ou de late check-outs, early check-ins? Eu nunca recebi uma oferta dessas, mas ficaria muito feliz em receber uma.

 

Perfis de Gestores – por área de atuação

  • Gestores de Viagens alocados em Compras/Finanças (perfis quase iguais)
    • Principais objetivos: menor custo por unidade (Finanças), redução do custo por unidade em comparação com o ano anterior (Compras) e aumento do prazo de pagamento (ambos);
    • Principais caractéristicas: objetividade, extremamente analíticos, reuniões curtas e pensamento lógico (pouco holístico).
  • Gestores de Viagens alocados em RH
    • Principais objetivos: segurança e bem-estar do viajante;
    • Principais caractéristicas: muito ligado a regras, impacto no clima e pouco agressivo. Preocupado com a qualidade dos serviços recebidos por seus funcionários, afinal isto impacta o Engagement, o Clima. É uma pessoa que pode trazer um pouco do mindset de Benefícios (Plano de Saúde) para as reuniões.
  • Gestores de Viagens alocados em Facilities/Administração Geral
    • Principais objetivos: eficiência do processo e aderência à logística da empresa;
    • Principais caractéristicas: enxerga Viagens como Logística – assim como os entregadores, o serviço de limpeza, o almoxarifado. Forte em controle de SLAs, estabelecimento de regras claras pelo prestador do serviço; se aprofunda menos nos números, visão menos estratégica.

 

Perfis de Gestores – por geração

  • Gestores Geração Baby Boomers (15% – 50 a 60 anos) – necessitam de justificativas profundas e estruturadas para tomar decisões, mais morosos, reuniões mais longas e falam mais de assuntos pessoais que dos profissionais.
    • Dica: marque uma reunião com bastante tempo, folderes e fale bastante de experiências pessoais com aquilo que está vendendo.
  • Gestores Geração X (45% – 40 a 50 anos) – bem mais informais que os Baby Boomers mas ainda tradicionais. Ligados à tecnologia, mas ainda preferem uma boa reunião presencial, uma ligação telefônica ou um call. Muito experientes.
    • Dica: seja mais objetivo que com um Baby Boomer, demonstre domínio de suas atividades e sua experiência de vida e de carreira, para criar identificação.
  • Gestores Geração Y (40% – menos de 40 anos) – Vivem com sobrecarga de informações; bastante informais, ágeis e conectados 24/7. Podem parecer superficiais às vezes.
    • Dica: fale com eles pelo WhatsApp! Seja bastante objetivo nos encontros, esteja preparado para se encontrar em um shopping, conversar em um corredor. Nada de longas apresentações, mostre os resultados propostos de imediato.
  • Não existem mais os Gestores Intocáveis! Assim como chefes autoritários e excêntricos não têm mais espaço nas organizações (por mais qualificados que sejam tecnicamente), isto também se reflete nos gestores de viagens nas empresas. Quem não sabe se relacionar com respeito, não se sustenta em posição nenhuma nos dias de hoje.

 

Insights

  • Os Travel Managers das grandes empresas cada vez mais buscarão integrar sua TMC com canais alternativos de oferta de Hotéis – Booking.com, HRS, Expedia, AirBnB, Trend (!!!) – ou farão reservas diretas.
    • Vocês estão preparados para medir a produção de seus clientes através destes novos canais? Ou a voltar a confiar em números fornecidos pelos clientes?
  • Quem não é visto, não é lembrado – como vencer este desafio com profissionais com agenda apertada como os Gestores de Viagens?
  • MICE, turismo hospitalar, turismo educacional, turismo humanitário – você está investindo nestes segmentos? Mapeou potenciais clientes e agências que os atendem?
  • O conteúdo de Hotéis continua ruim nos OBTs – a visualização é ruim.

 


Sobre o Fórum Costa Brava

Dia 14/06 acordei às 05h30 da manhã, com um frio terrível, para dirigir até Campinas. Tinha a sensação de que valeria a pena a luta para sair da cama mais cedo que o habitual para ir a um evento de uma TMC que nem atende a empresa em que atuo, e em outra cidade…. e felizmente, valeu mesmo! Um evento de nível equivalente ao de um LACTE ou de um GBTA, organizado por uma TMC de médio porte, do interior de São Paulo, menos conhecida na capital – uma surpresa mais que positiva. Provável que com a anunciada parceria com a Radius Travel esta realidade  de ser menos conhecida mude, o que será bastante positivo para os clientes … se a Costa Brava atender seus clientes com a mesma excelência com que organizou seu Fórum anual, vai ser uma forte concorrente para as grandes TMCs, ainda mais agora sendo parte de uma rede global.

O dia fluiu, assistimos palestras muito interessantes sobre conflitos de gerações (tudo bem que o palestrante pegou pesado com a geração Y – não me ofendi pois me sinto um peixe fora d’ água desta geração :-), mas existem qualidades que ele negligenciou), economia compartilhada, MICE, ferramentas de gestão operacional aplicada a viagens corporativas, e para fechar com chave-de-ouro, a palestra do Marcio Fernandes, Presidente da Elektro e autor do livro “Felicidade dá Lucro”. Deixo aqui meus parabéns aos organizadores, e torço sinceramente para que surjam cada vez mais eventos ricos em conteúdo em nossa indústria (como este foi).

A propósito, dias 27 e 28/06 tem GBTA em São Paulo. Para mais informações, clique aqui.

 

4 posts em 1

Amigos e Colegas,

Como tinha muitas coisas a falar desta vez no Blog, postei de uma maneira diferente: em tópicos. Procurei também trazer assuntos mais leves que negociações, problemas de tarifas incorretas e etc, pois é nítido o grau de stress dos colegas gestores e fornecedores. Medo do desemprego, acúmulo de trabalho ocasionado pelo enxugamento das estruturas e muito re-trabalho, imprevisibilidade e mudanças gerais… e também porque gosto de compartilhar coisas diferentes e com uma visão mais holística da gestão de viagens. Espero que apreciem!

 

O futuro da Gestão de Pessoas e a renovação de talentos no nosso mercado

Estive estes dias no HSM Fórum de Liderança e Alta Performance, e em uma das palestras (do Sr. Claudio Fernández-Aráoz) tive o prazer de escutar algo bastante interessante acerca do futuro perfil de profissional apto a ser contratado, promovido e a escalar rapidamente as hierarquias de uma organização, independente do setor…. sairão de cena a experiência anterior e as competências adquiridas ao longo da carreira como fatores primordiais para tais acontecimentos, e entrará o que será o mais importante: o POTENCIAL. Este potencial será determinado por 4 variáveis: Curiosidade, Visão, Envolvimento e Determinação.

Onde quero chegar com isto? Bem, ao óbvio de uma das coisas que mais falta a nosso mercado (além de maturidade, senso de coletivo e visão): precisamos de mais engenheiros, economistas, advogados e publicitários trabalhando em Hotéis, Cias Aéreas, Locadoras, TMCs, Agências de Eventos, Consolidadoras, etc…. quando eu comecei na área, ouvia muito “Fulano não entende nada de emitir um bilhete – como pode ser um Diretor de Operações?” …, “Ah, fulano não sabe o que é atender um passageiro estressado, não sabe o que é conseguir um hotel numa cidade com convenção”…. como se isso desqualificasse o fulano para ser um Gerente ou Diretor independente de sua capacidade intelectual, conhecimentos de Administração ou fluência em outros idiomas.

Pelo modelo apresentado pelo Sr. Claudio no HSM, teremos mais Claudias Senders (presidente da LATAM BR, que é engenheira) e Paulos Kakinoffs (presidente da GOL, que veio da indústria automobilística) atuando em nosso setor (AMÉM!). Ambos são excelentes executivos e notavelmente oxigenam estruturas que seguiam o mesmo modelo há anos. Vejo também o mesmo movimento na CWT, que recentemente contratou o Affonso Nina como Presidente – e este por sua vez nunca tinha trabalhado na área. Clientes mais exigentes simplesmente não aceitam mais a resposta “Ah, não dá para fazer isso – e a pior parte da resposta – porque sempre foi assim…”… bem amigo, o mundo muda em velocidade galopante caso você ainda não tenha percebido – “porque sempre foi assim” não é mais aceitável, aceite e reaja antes de ser engolido pelos fatos. E estas empresas – TAM, GOL e CWT – inovaram ao colocar em suas Diretorias profissionais que cresceram fora do setor, afinal como dizia o Sr. Einstein: “você não obterá resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas”.

Da mesma forma, nós Turismólogos e Hoteleiros poderemos desenvolver uma carreira de sucesso em qualquer setor da economia e em qualquer posição (claro que não seremos neuro-cirurgiões ou veterinários sem estudar para isso 🙂 ), pois o que valerá na escolha dos gestores por um profissional, e em seu sucesso, é o potencial individual do mesmo, considerando-se estes 4 pilares que citei anteriormente.

 

GBTA Brasil – 27 e 28 de Junho

Está chegando a 4ª edição do GBTA Brasil, que ocorrerá nos próximos dias 27 e 28/06 no Pullman Vila Olímpia. O site já está no ar, o preço está bacana para os não-associados e vale muito a participação, pois o índice de adesão de gestores foi de 50% em 2015.

Para aqueles que reclamam que existem poucas feiras do setor no Brasil (GBTA e LACTE, basicamente), e que nessas feiras tem muitos fornecedores e poucos clientes, vamos fazer o exercício de reclamar menos e fazer mais pelo nosso setor: convidem seus clientes, divulguem a eles, e principalmente: vão e participem com seriedade – perguntando e discutindo nas sessões.

http://www.gbta.org/AmericaLatina/Brasil/Conference/Pages/default.aspx

 

HotelQuando

Alguns dias atrás recebi a visita de uma start-up com uma proposta bastante interessante – a HotelQuando.com . Alugar um apartamento em um hotel por 3, 6 , 9 ou 12 horas e pagar o proporcional da diária promocional é realmente inovador.

A empresa oferece sua própria extranet, onde os hotéis conveniados oferecem a tarifa proporcional de 40% (3 horas), 43% (6 horas), 63% (9 horas) ou 73% (12 horas) sobre a tarifa promocional disponibilizada pelas OTAs. Nos meus testes funcionou muito bem, e neste momento de crise é realmente uma excelente opção de saving.

Meu único receio quanto à sustentabilidade do modelo é que no futuro, quando a economia reaquecer, os hotéis se retirem pois não mais precisarão otimizar a ocupação e o revenue. Mas assim é o mercado, se ajusta às circunstâncias. De qualquer forma, não poderia deixar de dividir com vocês esta novidade que recém-conheci.

 

Você sabe fazer negócios com colegas de outros países e regiões?

Enquanto profissional que trabalha em equipes multiculturais e “multi-tudo”, e enquanto gestor de viajantes corporativos, você se prepara adequadamente para lidar melhor com colegas de outras nacionalidades e regiões do globo? Assim como nós brasileiros temos nosso jeito, nossos hábitos e costumes (inclusive realizando negócios), eles também têm os deles – e conhecê-los é uma enorme vantagem competitiva para você.

Recebi de meu chefe um e-mail numa sexta à tarde com dicas de como fazer negócios com os holandeses, e descobri um site riquíssimo (site este de Business Travel, inclusive): http://businesstravel.about.com/od/resources … Vale uma navegação extensa e paciente.

Dividir um site como o acima com seus usuários será bem-recebido, garanto! Mostrará o valor do seu trabalho e de sua área para ajudar a todos a fazer bons negócios para a Companhia.

 

 

 

 

100 Dias para as Olimpíadas … um guia rápido para Gestores

Amigos e Colegas Gestores,

Com as Olimpíadas chegando (sim, faltam 100 dias!), em breve seremos chamados (se é que já não fomos) a opinar em eventuais medidas de contingência, suspensão ou restrição de viagens para o Rio (ou até substituição de forma de mobilidade, como viagens rodoviárias ao invés de aéreas). Desta vez as coisas estão mais calmas, diferentemente de 2014, onde tínhamos 12 cidades-sede e nossas empresas praticamente cortaram 60 ou 70% do volume de viagens entre Junho e Julho daquele ano, além de entrarem em desespero com o bloqueio ridículo de hotéis imposto pela parceira da FIFA.

Muito provavelmente nossas empresas congelarão suas viagens domésticas com destino ao Rio entre meados de Julho e meados de Setembro (exceto empresas patrocinadoras como bancos, emissoras de TV e empresas de bens de consumo), no entanto receberão muitos estrangeiros para acompanharem os Jogos (especialmente as Embaixadas e as Multinacionais). Afinal de contas, você sabe maiores detalhes dos Jogos para aquele bate-papo no cafezinho ou na mesa de reuniões? Logística, onde cada modalidade será competida, sabe um mapa do Rio de cabeça?

Se a resposta for não, trago neste post para você um guia rápido (de bolso) para começar a imergir neste mundo de informações… assim você vai impressionar o pessoal da sua empresa com seus conhecimentos logísticos deste grande evento e ganhar uns pontos com os chefes… afinal de contas um Gestor de Viagens e Eventos tem que estar por dentro e prover consultoria adequada a seus clientes internos.

Agradeço a oferta do infográfico abaixo, feita pela colega do mercado Mary Bellen. O original pode ser conferido no endereço: http://mybucketlistevents.com/

 

BLE_Rio_Summer_Games_Infographic