Dubai se prepara para o Ramadan

Entre os dias 1 e 30 de março ocorre o Ramadan, o mês sagrado para os muçulmanos. Além de práticas espirituais específicas, trata-se de uma oportunidade única para se visitar as cidades mais importantes para o Islã: Meca, Medina e Israel.

Um dos mais importantes hubs do Oriente Médio, Dubai se preparou para a ocasião investindo em iluminações temáticas e decorações especiais. Os turistas poderão participar de iftares (refeições para quebra do jejum) e suhoors (refeições antes do amanhecer) em diversos locais, desde tendas tradicionais a restaurantes premiados.

O iftar é um dos momentos mais aguardados do dia. Ao pôr do sol, o som dos canhões ecoa pela cidade, marcando a quebra do jejum. Restaurantes renomados oferecem menus especiais, destacando sabores do Oriente Médio e da África do Norte. Entre os destaques estão o Asateer Tent no Atlantis, The Palm, o Al Hadheerah no resort Bab Al Shams e o exclusivo Armani Hotel, no Burj Khalifa.

Para uma experiência mais tradicional, o Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (SMCCU) convida visitantes a compartilhar um iftar com a comunidade local, proporcionando uma imersão na cultura e tradições dos Emirados.

Outro destaque é a cerimônia do disparo do canhão, uma tradição que anuncia o início e o fim do jejum diário. Os tiros são realizados em pontos icônicos da cidade, como Burj Khalifa e Madinat Jumeirah, atraindo turistas e moradores.

O Ramadan se encerra com o Eid Al-Fitr, previsto para ocorrer entre 31 de março e 2 de abril de 2025. Essa é uma das maiores celebrações do mundo islâmico, marcada por festividades, doações de presentes e encontros familiares. Em Dubai, a data é comemorada com fogos de artifício, eventos culturais e promoções especiais em shopping centers.

É importante que os profissionais de turismo alertem seus clientes não muçulmanos para respeitar os preceitos religiosos. Embora não seja necessário jejuar, é recomendável que o turista evite comer, beber ou mascar chiclete em público durante o dia.

Published by

Ricardo Hida

Doutorando, Mestre em Ciência da Religião e pesquisador da PUC-SP em Turismo religioso, é escritor e professor. Graduado pela FAAP e pós-graduado pela Casper Líbero, trabalhou na Air France, Accor, Atout France e hoje dirige a Promonde, consultoria de marketing e comunicação. Escritor, está à frente também do Fórum de Turismo e espiritualidade. Foi em uma viagem de imprensa a Lourdes, na França, na época em que era diretor adjunto do escritório de Turismo francês no Brasil, que Ricardo Hida compreendeu a dimensão do Turismo religioso. Ao voltar para São Paulo, foi conhecer mais sobre esse universo que movimenta milhões de viajantes a cada ano em todo o mundo, há muitos séculos. Romarias, peregrinações, retiros. Não importa a tradição, o segmento não para de crescer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *