Conectados com tecnologia, desconectados com o ser humano

O Fórum Panrotas, do qual tive a excelente oportunidade de participar, tratou do tema União Fragmentada, reunindo vários importantes atores do mercado de turismo sob o mesmo teto.

Minha participação a esse seleto encontro levou-me a diversas reflexões.

Conectando pessoas, culturas e experiências

De fato, o mercado profissional de turismo sempre foi composto de diferentes atores. Representamos uma corrente humana interligada trabalhando com objetivo comum de realizar os sonhos de nossos clientes.

O mercado de turismo é uma teia intricada e colaborativa onde cada ator desempenha um papel essencial. Essa “corrente humana interligada” é o que traz à tona o verdadeiro espírito do turismo: conectar pessoas, culturas e experiências.

Objetivo & Missão

Unir esforços para realizar os sonhos dos clientes não é apenas um objetivo, mas uma missão que reforça a importância do trabalho em equipe e a empatia com as aspirações dos viajantes.

Operadoras, companhias aéreas, hotéis, agentes de viagens, receptivos : trabalho em equipe com a missão de realizar os sonhos dos viajantes

Transformar sonhos em realidade exige paixão, dedicação e uma visão centrada no ser humano – algo que claramente faz parte dos nossos valores.

Novos Players

Porém de alguns anos para cá, o mercado de turismo passou por grandes transformações, com a digitalização e o aparecimento de plataformas como OTAs (Online Travel Agencies), aplicativos e influenciadores que, mesmo sem necessariamente serem profissionais do setor, conseguem obter visibilidade e fazer vendas.

Conectados com tecnologia, desconectados com o ser humano?

Satisfazer e superar as expectativas dos clientes

Assim, a verdadeira questão aqui é: todos esses atores compartilham um propósito central, a união e o foco em superar as expectativas dos clientes?
Essa é uma reflexão muito necessária, pois ao meu ver, nem todos estão, de fato, alinhados a essa missão.

Enquanto muitos buscam apenas resultados comerciais ou aproveitam o alcance de sites e redes sociais de forma superficial, os verdadeiros profissionais do turismo sabem que o diferencial está na experiência humana e personalizada, que vai muito além da tecnologia.

Então, como o mercado pode filtrar e destacar aqueles que realmente estão comprometidos com os sonhos dos viajantes?

A dificuldade em filtrar e destacar aqueles que realmente estão comprometidos com os sonhos dos viajantes é real

Eu, como proprietária de um receptivo de turismo tradicional devo admitir que me sinto ameaçada com a chegada de tantos “players”, muitos com grandes investimentos em tecnologia e ampla credibilidade devido ao poder financeiro.

Dinheiro sinônimo de credibilidade e competência?

Mas afinal, poder financeiro é sinônimo de credibilidade e conhecimento do mercado? Ter recursos informáticos que parecem ideias para atrair clientes será suficiente?

Segundo a neurociência, é natural que eu, como proprietária de um receptivo tradicional, me se sinta impactada pela ascensão de novos players que, respaldados por grandes investimentos financeiros e tecnológicos, têm alterado as dinâmicas do mercado. Meu instinto de sobrevivência fica exasperado.

Poder financeiro, marketing com cores vibrantes e equipes jovens realmente equivalem a credibilidade e conhecimento de mercado?

Dinheiro, marketing e tecnologia bastam?

Teoricamente, ter recursos financeiros e tecnológicos é, sim, uma vantagem competitiva.

No entanto, a credibilidade e competência não nascem apenas de dinheiro, mas da capacidade de oferecer experiências autênticas, compreensivas e sobretudo humanas aos viajantes.

Segundo minha opinião, muitos desses novos atores podem ser ágeis em seus sites de vendas B2C, mas nem todos possuem a profundidade de conhecimento local e o compromisso genuíno com a personalização e satisfação do cliente — algo que negócios tradicionais dominam tão bem.

Competir consigo mesmo com um “B2B” que é também referenciado no “B2C”?

Tecnologia e estratégias comerciais atraentes podem abrir portas, mas o verdadeiro diferencial está na conexão emocional com o cliente e na qualidade da experiência entregue. Alguns players podem estar apenas “surfando” entre os mercados BtoB e BtoC tirando proveito imediato de todos os canais possíveis focando em volume ao invés de valor.

Oferecer produtos de empresas com referenciamento forte na internet ,dedicados ao comércio BtC pode ser um tiro no pé!

Eu admito ser reticente a acreditar que dinheiro, marketing e tecnologia bastam para superar as expectativas dos viajantes.

Unidos somos mais fortes?

Será que a união de profissionalismo, experiência e alta tecnologia podem resolver nossas questões mercadológicas?

União de profissionalismo, experiência e alta tecnologia?

Tive a experiência da tentativa e preciso contar para você, querido leitor:

Assim, acreditando nas palavras que ouvi dos meus primeiros mentores do turismo, Valter Patriani e Guilherme Paulus, de que unidos somos mais fortes e seguindo o conselho do cliente e colega de longa data Aroldo Schultz, abordei a equipe de um desses novos players, que prometem conectividade e grandes vendas. Abordei achando que a união de meu talento trabalhando em um receptivo tradicional e seus recursos incríveis poderiam ser a chave do sucesso em vendas e satisfação garantida do cliente.

A satisfação do cliente eu garanto há 30 anos, inclusive a empresa onde trabalho já recuperou muitos clientes que deixaram players 100% conectados por falta de controle do que realmente acontece no destino.

Qual não foi minha surpresa ao ser mal tratada e humilhada por uma representante da nova empresa abordada.

A jovem interlocutora me explicou falando em espanhol que não tinham interesse em trocar ideias comigo pois segundo suas palavras em espanhol: “-Gente como tú vemos todos los días un montón.”

Conectados com tecnologia, desconectados com o ser humano

Primeiro fiquei chocada e triste, mas depois meu instinto de sobrevivência falou mais alto: Mais um player que não entende nada do ser humano!!!

Minha experiência foi um verdadeiro reflexo dos desafios que o mercado de turismo enfrenta atualmente. Ter sido tratada de maneira desrespeitosa por alguém que deveria valorizar a parceria e conhecimento foi profundamente frustrante.

Mas qual não foi meu alivio ao ter confirmado minha primeira impressão de que tecnologia e recursos financeiros, por mais avançados que sejam, não substituem o cuidado humano e o profundo entendimento das necessidades dos viajantes.

É aí que o nosso diferencial, queridos agentes, brilha! Nossa experiência no setor e nossa dedicação em garantir a satisfação de nossos clientes são qualidades que players desconectados da realidade humana jamais poderão contrapor.

Esse episódio foi a oportunidade que eu precisava para reforçar minha confiança no que nós fazemos de melhor. A união de profissionalismo, experiência e alta tecnologia é, sim, uma fórmula poderosa, mas apenas quando há um equilíbrio onde o ser humano permanece no centro.

Personalização, empatia e serviço de alta qualidade.

Assim, se reitera minha convicção que nosso caminho é mesmo continuar investindo naquilo fazemos com maestria: personalização, empatia e serviço de alta qualidade.

Enfim, após essa experiência tudo ficou ainda mais claro: o compromisso com o ser humano não pode ser comprado ou simulado por algoritmos.

Mercado de Turismo imagem figurativa
Experiência humana e personalizada vai muito além da tecnologia.

Nota:

O comércio B2B refere-se a todas as atividades e relacionamentos comerciais de uma empresa voltados para clientes comerciais. Ele vem do termo em inglês “Business to business“, que se refere ao comércio entre duas empresas

Canais de comunicação BtoC – No BtoC, os canais de comunicação e promoção são mais numerosos. Os varejistas têm acesso a várias ferramentas relevantes. fonte: Vendas B2B: definição, diferença de B2C, exemplos


Leia também Fórum PANROTAS Desafios do receptivo no Brasil na era da experiência

Paris Berlim Milao novos trens

Paris Berlim Milão

Paris Berlim e Milão: O que estas cidades têm em comum? Novas ligações ferroviárias.  

A Capital Parisiense tem neste início de 2025 duas novas ligações ferroviárias importantes: Paris-Berlim e Paris-Milão.

Paris-Berlim

Graças a um acordo entre a SNCF e a Deutsche Bahn, desde meados de dezembro Paris ficou mais próxima de Berlim com um novo TGV que percorre os 1100 quilômetros entre as duas cidades em 8 horas.

Os trens da empresa alemã Deutsche Bahn, que ligam as regiões centrais de cada cidade, circulam diariamente. A partida de Paris acontece na Gare de l’Est às 9h55, com chegada à Estação Central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof) às 18h03. Na direção oposta, eles deixam a capital alemã às 11h54 e chegam à capital francesa às 19h55.

Durante o trajeto, o trem efetua paradas e também atende as cidades de Estrasburgo, Karlsruhe e Frankfurt.

Os preços iniciais para esse novo trem são de 59 euros para a segunda classe e 69 euros para a primeira classe. No entanto, eles serão adaptados à taxa de ocupação e variarão dependendo da data da reserva.

Uma aproximação da Alemanha: Essa novidade faz parte de um reforço das ligações ferroviárias franco-alemãs.

Com a chegada desse novo trem, agora são 26 viagens diárias entre a Alemanha e a França, além de conexões entre Paris e Munique, Colônia, Frankfurt, Düsseldorf e Stuttgart. Viagens ligando Frankfurt a Marselha, Lyon e Bordéus também estão disponíveis.

Paris-Milão

Interrompida desde agosto de 2023 devido a um deslizamento de terra no vale de Maurienne, a linha Paris-Milão será reaberta em março de 2025, anunciou a SNCF Voyageurs.

Após 18 meses de fechamento, a rota Paris-Milão está programada para reabrir dia 1º de abril de 2025, oferecendo duas viagens de ida e volta por dia.

As partidas de Paris acontecem às 7h30 e 15h20 e as partidas de Milão às 6h25 e 15h53. O tempo total de viagem é entre 6h30 e 7h. O valor da viagem é de 39€

Os trens da empresa italiana Trenitalia servirão as seguintes paradas entre Paris e Milão: Lyon, Chambéry, Saint-Jean-de-Maurienne (servido nos fins de semana desde 15 de dezembro de 2024), Modane, Oulx e Turim.

As novas linhas entre Paris, Berlim e Milão oferecem a oportunidade ao visitante de percorrer 2000 km de maneira sustentável, acessível e pitoresca. Elas estão inseridas no projeto da UE de duplicar seu tráfego ferroviário de alta velocidade até 2030, a fim de cumprir seus compromissos climáticos. O projeto inclui igualmente um sistema de reservas unificado para o futuro.

Notre Dame de Paris interior

Notre Dame de Paris sem reserva

Visitando Notre Dame de Paris sem reserva e sem medo de enfrentar fila.

Desde sua reabertura no início de dezembro, apesar da imensa vontade, resolvi esperar um pouco para visitar a famosa Catedral. Rumores sobre a dificuldade de acesso e minha antipatia por reservas antecipadas mantiveram-me afastada do local até meados de janeiro.

Escrevi anteriormente sobre o Aplicativo de Reservas e Áudio Guia da Notre Dame de Paris. Agora vamos ver como é a visita “raiz”do monumento.

Acesso sem reserva antecipada

Porém, em uma segunda-feira à tarde, tendo deixado o escritório para participar de reuniões de negócios, decidi aproveitar a ocasião. Segundo meus cálculos, o primeiro dia útil da semana deveria poupar a igreja de muitos visitantes: parisienses que estão trabalhando, europeus que visitam a cidade no fim de semana, estudantes…

E assim, lá fui eu, sem reserva antecipada, enfrentar a fila de acesso ao recinto. Afinal, quem se importa em ficar de pé admirando essa beleza arquitetônica, mesmo que por algum tempo? E nesta segunda-feira, a fila foi tão rápida que as fotos externas tiveram que esperar a hora da saída.

O Juízo Final: O Portal do Juízo Final data da década de 1210, instalado após entre os outros dois portais da fachada. Na iconografia cristã da Idade Média, o portal representa o julgamento de Deus quando a alma do falecido é ressuscitada. De acordo com a tradição cristã, Deus julgará os vivos e os mortos. O Evangelho de São Mateus relata as palavras de Jesus: “O que fizestes ao menor dos meus irmãos, a mim o fizestes”. (fonte Catedral Notre Dame de Paris)
No lintel inferior, os mortos se levantam e saem de seus túmulos. Os anjos tocam a trombeta. Entre essas figuras estão um papa, um rei, mulheres, guerreiros e um homem africano. No lintel superior, o Arcanjo Miguel pesa as almas e dois demônios tentam inclinar a balança. Os eleitos são levados para o céu (à direita de Cristo), enquanto os condenados, acorrentados e aterrorizados, são levados por outros demônios para o inferno. (fonte Notre Dame de Paris)

Notre Dame de Paris – no interior da Catedral

Agora, se não deu para sentir o peso da multidão na fila externa, uma vez dentro da Catedral a sensação é um pouco surpreendente. Foi necessário algum tempo até que eu me desse conta de que estava sendo levada por uma corrente humana. Parei, saí da corrente e fui sentar-me por alguns minutos, tentando encontrar alguma paz.

Impossível, o espanto e alegria do povaréu preenchiam todo o espaço. Enfim, me deixei levar pela correnteza, registrando com os olhos e a câmera todo o encanto do lugar.

Nem todas as novidades agregam beleza. O relicário da coroa de espinhos, por exemplo, eu não considero uma melhoria. Desprovido de qualquer humildade, seu tamanho me parece uma falta de respeito à própria relíquia que abriga uma vez por mês.

Capela Interior Notre Dame de Paris
Vinte e nove capelas adicionadas no século XIII cercam o interior do edifício. Aquelas colocados ao redor do coro são chamadas de capelas radiantes. Desejando um serviço regular prestado em memória de um falecido, famílias ricas tiveram capelas consagradas na Idade Média. Para fazer isso, as famílias criavam uma fundação, ofereciam uma anuidade a um capelão e monopolizam um espaço dedicado. O número de fundações aumentou até o século XIV, assim como as capelas.  ( fonte Notre Dame de Paris)
Capela-interior-Notre-Dame
A Capela: sua decoração inclui um altar, uma lâmpada, estátuas ou pinturas, os relicários de um santo padroeiro, túmulos e, às vezes, uma importante decoração de parede
Os vitrais de Notre-Dame estão entre as obras-primas da arte gótica. A arte dos vitrais marca a originalidade da arquitetura medieval. Eles cobrem quase mil metros quadrados de superfície da Catedral. Alguns são originais da época, outros foram amplamente restaurados
Mausoleo Notre Dame
O mausoléu do Conde de Harcourt, por Jean-Baptiste Pigalle (1776)

O Pórtico Central

Fiquei muito feliz em rever uma das peças que mais aprecio da igreja, temia que o fogo ou a reforma do mobiliário a tivessem afetado: o pórtico central. O pórtico é uma peça central que aparece nas igrejas a partir do século XII com objetivo de fechar o coro.

Esta “parede esculpida” no século XIV apresenta cenas da vida de Cristo. Como uma tela ilustrada ela cria uma separação entre o coro e o ambulatório. Originalmente, oferecia aos religiosos uma área de silêncio durante os serviços.

Hoje ela oferece a visão de lindas esculturas e cenários minuciosamente talhados com imagens que são raramente tão completas na estatuária da Idade Média.

O pórtico retrata de um lado a vida de Cristo: A Visitação, a Anunciação aos Pastores, a Natividade, a Adoração dos Magos, o Massacre dos Inocentes e a Fuga para o Egito, a Apresentação no Templo, Jesus no meio dos Doutores, o Batismo de Cristo por São João nas águas do Jordão, as Bodas de Caná, a Entrada em Jerusalém, a Última Ceia e o Lava-pés, Cristo no Horto das Oliveiras. E do outro lado aparições de Cristo inspirados no Evangelho de Nicomedes e outros grupos esculpidos que contam a história das aparições de Cristo às Santas Mulheres e a São Pedro, aos discípulos de Emaús, a São Tomé e a vários apóstolos juntos. No passado, uma crucificação coroava a porta da frente. Essa peça encontra-se atualmente no Museu do Louvre.

Nas primeiras basílicas cristãs, os relicários colocados no coro preservavam relíquias. No século XII, o pórtico aparece para fechar o coro.

A forte iluminação artificial do teto enfraquece um pouco o encanto da luz filtrada que atravessa os vitrais e acaba lembrando um centro comercial. No entanto, isso é uma questão de gosto e gosto não se discute.

A Rosacea, também conhecida como rosa do sul, foi oferecida a Catedral pelo rei Saint Louis. Foi construída em 1260 em eco da Rosacea norte, construído em torno de 1250.
Ela mede quase treze metros de diâmetro. Possui oitenta e quatro painéis espalhados por quatro círculos. Seu número é baseado nos números simbólicos quatro, doze e vinte e quatro. Os doze apóstolos são divididos em dois círculos. Eles se misturaram com santos mártires frequentemente homenageados na França, incluindo Laurent, Denis (primeiro bispo de Paris), Pothinus (bispo de Lyon), Marguerite, Blandine, Georges, Ambroise, Eustache. O terceiro e o quarto círculos retratam cenas do Novo e do Antigo Testamento, a fuga para o Egito, a cura de um paralítico, o julgamento de Salomão e a Anunciação. Nove cenas da vida de São Mateus datam do final do século XII. As duas “encruzilhadas” representam de um lado a descida ao inferno, cercada por Moisés e Arão (acima) e a tentação de Adão e Eva (abaixo); do outro, a ressurreição de Cristo, com São Pedro e São Paulo (abaixo), Santa Madalena e São João (acima). (fonte Notre Dame de Paris)

Apesar da multidão (da qual eu fazia parte), como esperado, a Catedral Notre Dame de Paris está maravilhosa e a visita sempre vale a pena, com ou sem reserva antecipada.

Veja mais imagens neste reel que acabei de postar:

Horário de funcionamento da catedral

  • Segunda a sexta-feira: 7h50 – 19h

*Encerra às quintas-feiras às 22h

  • Sábado e domingo: 8h15 – 19h30

Última entrada 30 minutos antes do fechamento.