François Bayrou culpa o povo pela dívida — e a França reage!

10 de setembro – A França vai parar

Para justificar os 44 bilhões de euros em cortes — ou o arrocho apresentado no orçamento do atual governo — o primeiro-ministro François Bayrou defendeu a tese de que o povo francês gastou demais.

“Sua fórmula sugere que são os governos que gastam o dinheiro. Não é verdade […], são os franceses.” Diante dos jornalistas Marc Fauvelle (BFM TV), Sonia Mabrouk (CNews), Myriam Encaoua (Franceinfo) e Darius Rochebin (LCI), Bayrou se eximiu, na noite de 31 de agosto, de qualquer responsabilidade pelo estado das finanças públicas da França.
Fonte: RT France

Confrontado sobre os gastos públicos, reiterou: não foi o Estado, mas sim o povo! Afirmações surpreendentes, vindas de um membro do governo que aumentou a dívida externa em 1,3 trilhão de euros nos últimos sete anos — fato bem lembrado pelos entrevistadores, assim como o aumento da massa salarial do próprio Estado em 6,7%. As declarações do primeiro-ministro viraram manchete nos jornais do dia seguinte e se espalharam pelas redes sociais como fogo em mata seca em dia de vendaval.



Todo mundo participará do esforço contra a dívida, fora os ricos
Primeiro ministro pede para os doentes fazerem um esforço para abaixar o déficit

Enquanto o governo Macron promove cortes e reduz direitos sociais, aumenta a taxação dos mais pobres, é acusado de favorecer a elite financeira, investe pesado em armamentos e cogita enviar jovens franceses para lutar na Ucrânia, seu primeiro-ministro — escolhido a dedo e à revelia das eleições, durante o período dos Jogos Olímpicos de 2024 — anuncia que o povo é o culpado pela crise financeira.

O mesmo povo que enfrenta uma inflação sem precedentes no país, sofre sucessivas reformas da previdência, vivencia o aumento do desemprego, a queda constante da qualidade dos sistemas de saúde e educação, além do crescimento da violência nas ruas, não gostou da reflexão. E ainda menos das medidas anunciadas:

Medidas de corte e contenção

  • “Ano branco” fiscal:
    • Congelamento do teto de impostos, benefícios sociais e aposentadorias durante todo o ano de 2026.
    • Nenhum aumento nos orçamentos ministeriais — exceto para o Ministério das Forças Armadas.
  • Redução de feriados:
    • Proposta de eliminação de dois feriados nacionais, como a segunda-feira de Páscoa e o 8 de maio.
  • Medicamentos com reembolso limitado:
    • Medicamentos considerados “sem vínculo com doença declarada” não seriam mais reembolsados integralmente.

Reforma administrativa e combate a fraudes

  • Redução no funcionalismo público:
    • Para cada três funcionários que se aposentarem, apenas um será substituído — o que representa cerca de 3.000 cargos extintos em 2026.
  • Controle de afastamentos médicos:
    • Bayrou alegou que 50% dos afastamentos com atestados médicos nos últimos 18 meses não eram realmente justificados após verificação.
    • A proposta prevê que apenas médicos especialistas ou generalistas possam autorizar retorno ao trabalho. Médicos do trabalho ou outros profissionais não teriam mais essa prerrogativa.
  • Projeto contra fraudes sociais e fiscais:
    • Promessa de apresentar uma lei no outono para combater fraudes e eliminar “nichos fiscais inúteis”.

Tributação e justiça social

  • Taxa sobre pequenos pacotes importados:
    • Especialmente voltada para encomendas vindas da China, como de sites Shein e Temu — que somaram 800 milhões de pacotes em um ano.
  • Contribuição de solidariedade:
    • Nova taxa proposta para os franceses mais ricos, como forma de compensar os cortes sociais.

Durante a entrevista, o que François Bayrou pensava ser a cereja do bolo de seu discurso foi, na verdade, a gota d’água que fez o balde transbordar.

François Bayrou Ascensão e queda fulgurantes

Colocado no poder por Macron, sem que seu partido tivesse maioria na Câmara dos Deputados, Bayrou colocou sua cabeça a prêmio ao pedir um voto de confiança à oposição para aprovar seu orçamento — o que lhe foi, obviamente, negado, levando-o à demissão. Jornais e especialistas políticos já anunciavam um haraquiri, e seus opositores claramente não se suicidariam com ele.

Mas a queda do governo Bayrou pode ser apenas o começo da demonstração de rejeição social ao governo atual. Segundo o jornal Libération, um apelo lançado por um coletivo de cidadãos no TikTok começou a circular mesmo antes da entrevista do primeiro-ministro. Em seguida, obteve adesão de membros dos Gilets Jaunes e outras associações civis no Facebook e Instagram, convidando o povo a não ir trabalhar no dia 10 de setembro e a fazer a França parar. Embora não haja nenhuma ligação do movimento com sindicatos trabalhistas estes também aderiram o movimento.

Gilets Jaunes

A mesma independência política que torna o movimento uma iniciativa interessante e comprova o estado de espírito de um povo insatisfeito, também dificulta sua expansão e, sobretudo, a avaliação de sua amplitude. Uma coisa é sabida. O objetivo declarado é: “Derrubar Emmanuel Macron”, segundo os slogans divulgados por coletivos estudantis.

Veja a seguir um resumo das ações previstas até o momento.

quarta-feira, 10 de setembro – A França vai parar

  • Movimento “Bloquons tout” (“Bloqueemos tudo”): Surgido nas redes sociais, esse movimento horizontal e sem liderança definida convoca bloqueios em massa por todo o país.
  • Mais de 700 ações previstas: Cerca de 100 na região de Île-de-France e 600 em outras regiões, conforme um mapa colaborativo atualizado na segunda-feira à noite.

Tipos de ações anunciadas

  • Bloqueios:
    • Rodovias em Rennes e Nantes a partir das 6h.
    • Entradas do anel viário de Paris (La Chapelle, Bagnolet, Italie, Orléans) a partir da meia-noite.
    • Depósitos da RATP (empresa de transporte público): Malakoff às 4h30, Belliard às 5h, Lagny às 5h30.
  • Assembleias gerais:
    • Universidades como Paris Cité, Sorbonne e Paris 8 organizam AGs a partir do meio-dia de terça-feira.
    • AGs nas estações Gare du Nord e Gare de Lyon na manhã de quarta-feira com participação de ferroviários.
  • Manifestações:
    • Praça da República (11h–14h): acampamento antirracista e antifascista.
    • Châtelet (13h): protesto contra o orçamento.
    • Além de pequenas ações de desobediência civil, realização de pagamentos somente em dinheiro, etc.

Impactos esperados

  • Transportes:
    • Greve anunciada pela CGT-Ferroviários e SUD-Rail.
    • Forte impacto nos trens RER, Intercités e Transiliens.
    • Menor impacto nos metrôs, bondes e TGVs.
  • Segurança:
    • 80 mil policiais mobilizados.
    • O ministro do Interior, Bruno Retailleau (em processo de saída), promete “tolerância zero” contra atos violentos.

MAPA INTERATIVO

Acesse o link para acompanhar através de um mapa interativo a mobilização

Blocages du 10 septembre 2025 : la carte des actions et mobilisations détaillées

O que vem depois?

  • 18 de setembro: Nova jornada de greve convocada por sindicatos tradicionais (farmacêuticos, controladores aéreos, etc.).
  • Clima tenso: setembro promete ser um teste para a capacidade do governo de lidar com o movimento social.

Nota: Imagem em destaque – “E se todos nós decidíssemos não morrer como uns merdas ( ou desgraçados)”

Em setembro, Paris é uma festa

“Se você teve a sorte de ter vivido em Paris quando jovem, então onde quer que você vá pelo resto de sua vida, isso fica com você, Paris é uma festa » 

Paris é uma festa Ernest Hemingway 1964

E a festa continua neste mês de setembro com inúmeras atrações e festividades incríveis. A seguir minha seleção – ainda que não exaustiva- de eventos culturais e experiências únicas para que o visitante entre na festa e aproveite ao máximo dos últimos dias do verão parisiense.

Nadar no Rio Sena

Até dias 7 e 14 de setembro.

Esta é a última chance de nadar no famoso Rio Sena em 2025. Dois pontos de natação do Rio Sena tiveram suas datas de fechamento alteradas e ficarão abertos durante o mês de setembro. Grenelle e Bercy abrirão por mais uma e duas semanas, respectivamente. Ou seja a zona de banho Grenelle fica aberta até 7 de setembro e a de Bercy até 14 de setembro.


Paris Design Week

De 5 a 14 de setembro

Em sua 15° edição, a Semana do Design de Paris a Paris transforma Paris em um grande espaço de exposição gratuito desvendando as últimas tendências de decoração. Descubra o agenda de eventos e locais de exposições no site Paris Design Week ou ainda no aplicativo do evento disponível na Apple Store e Google Play  PARIS DESIGN WEEK dans l’App Store e PARIS DESIGN WEEK – Applications sur Google Play

Design ou Arte? As imagens de Marion Menou e seu questionamento sobre a ligação do Design e a Arte Moderna mostram bem a diversidade do evento.

La Fête de Paris 

De 6 a 8 de setembro

O festival organizado por uma associação local com apoio da prefeitura convida os amantes de história a viajar através da vida parisiense — da Idade Média à Libertação, passando pela Belle Époque. Uma imersão única com baile, desfile, mercadinho com animações artísticas e musicais, gastronomia e artesanato.

Pvbf.fr – Le festival qui célèbre Paris


Traversées du Marais

De 6 a 8 de setembro

O evento Travessias do Marais abre as portas ao público de importantes monumentos e locais históricos no 3º arrondissement ( distrito), também conhecido como o Marais. Locais emblemáticos como o Museu Picasso, os Arquivos Nacionais ou o Hotel de Sully abrem suas portas para visitas guiadas, projeções ao ar livre, aulas de dança e apresentações musicais.

Siga o link abaixo para conhecer a programação completa.

Les Traversées du Marais 2025 : la programmation culturelle gratuite à découvrir au cœur de Paris – AQUARELLEPARIS


Jungle Barbecue – Festival Gastronômico e Eletrônico

Dia 7 de setembro

Em plena floresta de Fontainebleau, uma festa fora do comum mistura música eletrônica com um churrasco 100% queijo. Uma programação alternativa em uma área natural que promete ser bastante festiva.

Admissão sob reserva de disponibilidade no site JACQUES FROMAGE | Official website



Paris é uma festa- Lavage de la Madeleine

De 9 a 14 de setembro

O que poderia ser mais animado e festivo que uma celebração brasileira em Paris? Inspirado na tradicional Lavagem do Bonfim da Bahia, a Lavagem da Madeleine comemora e exibe para Paris a riqueza da nossa cultura afro-brasileira. Um verdadeiro festival brasileiro onde o ponto culminante da programação é uma procissão com baianas, trio elétrico, a participação de diversos grupos e associações culturais brasileiras, terminando com a lavagem simbólica das escadarias da igreja Madeleine.

No dia 14, o desfile começará às 11h em ponto da Place de la République em Paris para chegar à Place de la Madeleine, onde acontecerá a cerimônia do Lava-Passos pelas baianas às 14h00.

Neste ano, em vista do Ano França-Brasil 2025, a festa em Paris será ainda maior, contando novamente com a presença de Carlinhos Brown, que desta vez traz consigo o icônico grupo Olodum, prometendo uma celebração inesquecível.

Lavagem da Madeleine- Programação Completa


Ao longo do Sena Metropolitano

Domingo, 14 de setembro

A agencia Enlarge Your Paris propõe durante todo o outono caminhadas sob o tema De Paris ao mar ao longo do Sena. Meio de comunicação nascido sob o cunho de jornalistas e colaboradores com foco na cultura, ecologia, economia social e solidária e lazer, Enlarge your Paris organiza mini aventuras accessíveis em trem a partir da capital.

Dia 14 de setembro um grupo de participantes percorrerá 24 quilômetros da estação Porte Maillot até a estação Saint-Germain-en-Laye via Rueil-Malmaison e Bougival ao longo das florestas para descobrir que as margens do Rio Sena esconde tesouros.

Inscrição obrigatória aqui dentro do limite de vagas disponíveis

Visite o site para conhecer outras datas e pecursos. Enlarge Your Paris


Provando que atividades culturais são sempre festivas, termino minha seleção de programas legais em Paris durante o mês de setembro com a tradicional Jornada do Patrimonio. Ao menos para os franceses, visitar e observar bonitos espaços, ricamente decorados no passado e geralmente reservados à elite, encontrar especialistas de determinadas áreas e artistas contemporâneos é participar a uma grande festa.

Jornadas Europeias do Patrimonio

De 19 a 21 de setembro de 2025,

Organizadas desde 1984, as Jornadas Europeias do Patrimonio abrem excecionalmente milhares de edifícios e espaços, a maioria dos quais fechados ao público quotidianamente. Para animar a descoberta desses lugares icônicos, são oferecidas várias animações e atrações: desde visitas guiadas a visitas temáticas, passando por demonstrações de know-how, espetáculos teatrais, concertos ou passeios históricos.

Journées européennes du patrimoine | Journées Européennes du Patrimoine

Ficam as dicas para um mês de setembro 2025 festivo e inesquecível em Paris e mes votos de um excelente mês de setembro para você querido leitor.

Pegando Leve em Paris: O Pequeno Guia de Turismo Responsável da Capital

Turismo Responsável- Tem se falado muito sobre os esforços de Paris para se tornar uma cidade sustentável e verde.

A limpeza do Rio Sena, a oferta de água potável gratuita em diversos pontos da cidade para reduzir o uso de garrafas plásticas, a arborização de praças — como o pátio da prefeitura —, o aumento das vias cicláveis e das ruas exclusivas para pedestres são exemplos concretos dessa transformação. Os esforços são contínuos e moldam, dia após dia, a cidade do futuro — uma característica histórica de Paris, que a mantém no topo da lista das metrópoles inovadoras desde seus primórdios.

Paris oferece água potável gratuita em diversos pontos da cidade para reduzir o uso de garrafas plásticas. Bebedouro à direta da imagem.

Pegada carbono

Em visita ao Brasil e falando com amigos, me dei conta que nem todo brasileiro parece familiarizado com o conceito de pegada de carbono — o cálculo que mede o rastro de CO₂ deixado por nossas ações. Ou seja, o quanto nossos atos contribuem para a poluição. Esse é um conceito importante e amplamente utilizado na concepção da Paris do futuro.Ver Plano Clima 2024–2030 *1

Veja abaixo o gráfico com a pegada de carbono média de algumas de nossas atividades.

Considerando o impacto ambiental das viagens de longa distância de avião, você — que ama viajar e se preocupa com a natureza — provavelmente ficou até espantado, né? *2

Pegando Leve em Paris: Pequeno Guia de Turismo Responsável

Mas ainda há maneiras de curtir Paris sem culpa e, melhor ainda, colaborando com a sustentabilidade da cidade. Diria até que, nos dia de hoje, viajar de maneira responsável é a maneira mais parisiense de descobrir a capital francesa, ou seja deixando uma pegada leve de CO2.

Ônibus elétricos e caminhadas guiadas

Empresas de transporte e turismo como o passeio de ônibus Hop On Hop Off Tootbus e os cruzeiros Vedettes de Paris adotaram completamente o conceito sustentável, oferecendo experiências 100% limpas.

Além dos ônibus elétricos panorâmicos, o passeio Tootbus também oferece áudio guias com percursos para caminhadas, ideais para quem deseja explorar os bairros históricos com calma e consciência ambiental. São roteiros pensados para valorizar o patrimônio cultural e minimizar o impacto ecológico, promovendo uma autêntica conexão com a cidade. Paris Capital da Moda, A arte de Viver Parisiense, Em volta da Torre Eiffel, Emily em Paris são alguns dos temas explorados pelo aplicativo Tootbus.

Turismo Responsável- Navegando sem poluir

A companhia de cruzeiros Vedettes de Paris pode igualmente ser considerada uma empresa engajada no combate à sua pegada carbono. Membro ativo da Convention des Entreprises pour le Climat e signatária da Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo desde novembro de 2021, a empresa logrou em 2025, a conversão elétrica de toda sua frota.

Com sede aos pés da Torre Eiffel, a empresa recebe cerca de 800.000 visitantes por ano em cruzeiros de uma hora, realizados em embarcações de escala humana com capacidade para 250 passageiros. No cais, são oferecidos espaços de restaurante e animações.

Aos pés da ponte Alexandre III, a bordo de luxuosos iates também elétricos, a empresa acolhe visitantes em cruzeiros privativos para um máximo de 12 pessoas denominados Riviera.

A descarbonização dos barcos da companhia marítima evitará o consumo de 400 000 litros de diesel por ano, ou seja, cerca de 1 250 toneladas de CO₂ anualmente (dados de 2019). Somente o barco Paris Trocadéro permitirá economizar o equivalente a 59,5 voltas ao redor da Terra em um veículo a combustão.

Cruzeiro e Alta gastronomia Responsável

Pioneiro no ramo do turismo responsável, desde março de 2018, o chef Alain Ducasse lançou o Ducasse sur Seine, o primeiro restaurante-flutuante 100% elétrico no Rio Sena. A embarcação parte do Quai de la Bourdonnais, aos pés da Torre Eiffel, trazendo uma proposta de gastronomia sustentável que une alta cozinha e tecnologia limpa.

Vans e passeios privativos  

Os operadores de vans, por sua vez, já há algum tempo foram obrigados a se adequar à uma nova regulamentação,+é e a maioria da frota automóvel que circula atualmente na cidade luz é de veículos elétricos ou híbridos. *3

Vantagens para o visitante

Além de reduzir o impacto ambiental, a experiência a bordo desses meios de transporte, são silenciosas, livre de vibrações e odores — proporcionando aos visitantes a descoberta das mais belas paisagens de Paris com seus cinco sentidos.

Assim, o visitante pode explorar Paris e, ao mesmo tempo, fazer parte da onda verde e consciente. Basta trazer seu cantil e embarcar nessa jornada através do turismo responsável pela capital francesa.


Vedettes de Paris mais imagens


Nota*1 – Plano Clima 2024–2030

Todos os anos, a cidade de Paris realiza um inventário detalhado de suas emissões de gases de efeito estufa, tanto das fontes “locais” (edifícios, transportes, aquecimento urbano) quanto das atividades “fora de fronteira” (transporte aéreo, alimentação, materiais de construção).

Entre 2004 e 2022, as emissões locais caíram 32 %, atingindo 4,72 milhões de toneladas de CO₂e em 2022, graças principalmente às renovações energéticas e à redução do tráfego automobilístico.

Para traduzir esses diagnósticos em ações, a Cidade de Paris adotou seu Plano Clima 2024–2030, que estabelece como meta a neutralidade de carbono até 2050 e visa reduzir 50 % das emissões até 2030 em relação a 2004 (segundo o site da Prefeitura de Paris). Entre as medidas-chave estão:

  • a renovação energética de edifícios públicos e privados por meio do programa Éco-rénovons Paris+ (segundo o site da Prefeitura de Paris),
  • o desenvolvimento de fontes locais de energia renovável, com o objetivo de suprir 45 % das necessidades até 2030 (segundo o Plano Clima 2024–2030),
  • a expansão da Zona de Baixas Emissões (ZFE) para restringir o acesso de veículos mais poluentes .

Os resultados desses monitoramentos são publicados anualmente no portal Paris Data, em formato open data, o que permite a cidadãos, pesquisadores e associações acompanhar a evolução da pegada de carbono e participar ativamente da transição ecológica.

Fontes: Inventário Anual de Gases de Efeito Estufa da Cidade de Paris e portal Paris Data


Nota *2 – gráfico elaborado pelo Copilot, que usou como referência um voo de longa-distância entre São Paulo (GRU) e Paris (CDG) em classe econômica. Eis os detalhes:

  • Distância aproximada (ida): 9 700 km
  • Fator de emissão considerado: 0,115 kg CO₂ por passageiro-quilômetro (média para voos intercontinentais em econômica)
  • Emissão total estimada (ida):  9700km×0,115  kg CO₂p-km≈1115  kg CO₂\,9 700 \text{km} \times 0,115\;\frac{\text{kg CO₂}}{\text{p-km}} \approx 1 115\;\text{kg CO₂}

Para o gráfico, Copilot arredondou para 1,1 t CO₂ por viagem de longa distância. ( dados sem garantias que a IA não tenha alucinado)


Nota *3O que é o Crit’Air

O Crit’Air é um sistema oficial de certificação ambiental que classifica todos os veículos (carros, motos, veículos comerciais e pesados) em seis categorias, de 0 (elétricos e a hidrogênio) a 5 (os mais poluentes), com base em critérios de emissão de poluentes atmosféricos.

Classes de emissão

  • Crit’Air 0 (verde e branco): veículos elétricos e a hidrogênio
  • Crit’Air 1 (roxo): híbridos plug-in, a gás e veículos a gasolina Euro 5/6 (pós-2011)
  • Crit’Air 2 (amarelo): a gasolina Euro 4 (2006–2010) e diesel Euro 5/6
  • Crit’Air 3 (laranja): a gasolina Euro 2/3 (1997–2005) e diesel Euro 4 (2006–2010)
  • Crit’Air 4 (marrom): diesel Euro 3 (2001–2005)
  • Crit’Air 5 (cinza): diesel Euro 2 (1997–2000)
  • Sem classificação: veículos anteriores a 1997 (muito poluentes).

Etiqueta e obtenção

Para circular em Paris, é obrigatório exibir a etiqueta Crit’Air no para-brisa. Ela é obtida online, mediante o número de registro do veículo, e vale para toda a vida útil do automóvel. O custo varia entre 3,11 € e 4,21 €, incluindo taxa de envio e taxa administrativa, e o adesivo chega em poucos dias pelo correio.

Zona de Baixas Emissões (ZFE)

A ZFE de Paris cobre todo o território dentro do anel viário da A86 (excluída).

Restrições de circulação

  • Proibidos hoje (2025): veículos sem classificação e Crit’Air 3, 4 e 5.

Penalidades

O desrespeito às regras da ZFE acarreta multa de 68 € para veículos leves e 135 € para pesados, aplicada por controle automático ou fiscalização de agentes de trânsito.