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Nadar no Rio Sena

Nadar no Rio Sena: Vindo a Paris, traga seu traje banho!

Em uma medida para proteger a saúde dos parisienses, desde 1923, o rio Sena foi declarado impróprio para natação.

Rio Sena, perto do Pont-Neuf. Paris, aproximadametente 1935.
Apesar da proibição de 1923, algumas pessoas, especialmente crianças arriscavam se banhar. Hoje o policiamente é constante e você pode levar uma multa.

Até meados de maio de 2024, bactérias nocivas, causadoras de doenças como gastroenterite e infecções urinárias, representavam uma ameaça para os nadadores aventureiros e os temerários atletas. Havia também o perigo da leptospirose, a infecção transmitida pela urina e pelos cadáveres de roedores, frequentemente presente nos esgotos.

Em 1941, parisienses saiam da cidade para nadar nos Rios Seine, Marne e Oise.

Poluentes de diversas origens – matérias fecais, pesticidas, nitratos e resíduos despejados no Sena – criavam um verdadeiro coquetel de poluentes, transformando o rio em um ambiente insalubre e hostil.   

O Rio Sena – um símbolo de dinamismo econômico & Poluição

Historicamente, o rio Sena desempenha um papel essencial no transporte de mercadorias, ligando parte da França ao porto do Havre. 

A via fluvial sempre foi — e continua sendo — crucial para abastecer a própria capital com alimentos, materiais de construção e outros produtos. Atualmente, embora o transporte fluvial seja menos utilizado do que no passado, o Sena continua sendo uma artéria logística essencial para a economia francesa. Em 2023, por exemplo, 18 milhões de toneladas de mercadorias foram transportadas por suas águas. 

Assim, o Sena é uma via de navegação importante, não apenas para cruzeiros turísticos, mas sobretudo para navios mercantis. 

Além disso, as margens e as águas do Rio Sena abrigam igualmente muitos barcos residenciais, assim como, inúmeros bares e restaurantes instalados em embarcações e pontões flutuantes.

A natação, portanto, até pouco tempo atrás, apresentava vários riscos. 

Foi em 1988 que o então prefeito de Paris e futuro presidente da República, Jacques Chirac, lançou pela primeira vez a ideia de limpar o rio Sena. Ele prometeu recuperar o rio para os parisienses e afirmou que seria o primeiro a nadar nele assim que estivesse limpo. No entanto, essa promessa não foi concretizada durante seus mandatos. 

A iniciativa de descontaminação foi retomada com a candidatura de Paris para os Jogos Olímpicos de 2024, quando a prefeita Anne Hidalgo reafirmou o compromisso de tornar o rio seguro para banho. 

Desde então, foram investidos 1,4 bilhão de euros em infraestrutura para melhorar a qualidade da água e permitir as competições de natação no Sena durante o JO2024.

Veja os locais que se tornarão accessiveis para natação no Rio Sena

Nadar no rio SENA- chegou a vez de parisienses e turistas

De fato, o projeto vai além dos Jogos Olímpicos de 2024 e faz parte da ambição de Paris de se adaptar às mudanças climáticas, proporcionando aos seus habitantes opções de lazer durante os possíveis picos de calor.

O site oficial da cidade de Paris informa que três zonas naturais (Bras Marie, Grenelle e Bercy) serão abertas de 5 de Julho a 31 de Agosto em Paris. Um grande legado dos Jogos de Paris 2024 e resultado da colaboração entre a cidade e a prefeitura da região de Île-de-France.

No “braço” Marie, um mergulho de frente para a Ilha Saint-Louis

O local situado no sopé da Pont de Sully e de frente para a Ilha Saint-Louis oferecerá aos destemidos nadadores um mergulho no coração do capital. O público encontrará uma área de relaxamento e serviços tais como: armários, assentos e chuveiros ao ar livre, recepção e posto de primeiros socorros.

Os usuários beneficiarão também da presença de Paris Plages no parque Rives de Seine.

Informações práticas

  • Horário de funcionamento: 8h às 11h30, de segunda a sábado / 8h às 17h30, domingo
  • Capacidade: 150 pessoas ao mesmo tempo
  • Área de natação: aprox. 70 x 20 m
  • Navegação comercial interrompida durante o horário de funcionamento da natação

Em Bercy, duas zonas balneárias e um solário

Bercy acolherá duas áreas de natação delimitadas por proteções laterais, permitindo a natação e a ininterrupção da navegação. O espaço oferecerá comodidades tais como vestiários, chuveiros, sanitários, recepção, posto de primeiros socorros em containers convertidos, além de praia e solário.

Local: em frente da Bibliothèque nationale de France, em ambos os lados da passarela Simone-de-Beauvoir, logo abaixo do parque Bercy .

Informações práticas

  • Horário de funcionamento: 11h às 21h, todos os dias da semana
  • Capacidade: 700 pessoas ao mesmo tempo, incluindo 300 na área de natação
  • 2 piscinas de 35 x 12,5 m e 67 x 11 m
  • Solário acessível a pessoas com mobilidade reduzida

Em Grenelle, uma natação em família de frente para a Ilha dos Cisnes

De frente para a Île aux Cygnes, a poucos passos da Torre Eiffel, a natação Grenelle dará as boas-vindas aos usuários em grandes pontões onde haverá um solário e uma piscina segura para famílias e crianças (profundidade de 40 a 60 cm). Um centro de esportes aquáticos supervisionado nas imediações do local oferecerá caiaque gratuito. Muitos serviços portuários serão integrados em uma área arborizada (vestiários, chuveiros, banheiros, recepção, correios serviços de emergência).

Informações práticas:

  • Horário de funcionamento: 10h às 17h30, de segunda a sexta / 10h às 16h45, sábado / 10h às 12h, depois das 12h30 às 14h15 e das 14h45 às 17h30 no domingo
  • Capacidade: 200 pessoas ao mesmo tempo, incluindo 150 na área de natação
  • Área de natação: 60 x 20 m
  • Site acessível para pessoas com mobilidade reduzida
  • Navegação interrompida durante o horário de funcionamento da natação

Pontos de natação discretamente inscritos na paisagem

Materiais modulares, desmontáveis e leves compõem as estruturas e decorações numa abordagem natural.

O acesso ao rio será feito através de pontões, os espaços serão delimitadas por bóias de forma a integrar ao máximo estes locais em seu ambiente.

Apenas o local de Bercy no 12e requer uma intervenção consistente no curso de água para permitir a coabitação de duas utilizações – navegação de navios de carga e de turismo e balneabilidade – em toda a segurança.

Outros locais para nadar em Paris

Inauguração natação La Villette.

Em 2017, foi inaugurada a primeira piscina urbana no Bassin de la Villette (19e). Desde então, a cidade ganhou experiência e know-how. Esses três novos locais fazem parte de um sistema rico e completo – respondendo à demanda social – em torno da natação em Paris, tanto em ambientes naturais (La Villette e o Canal Saint-Martin) quanto em piscinas.

Seis outros pontos de natação gratuita também estão disponíveis em centros esportivos (12e, 13e, 14e, 17e, 18e e 20e) para nadar e desfrutar de atividades esportivas, propícias ao relaxamento.

Natação supervisionada, água controlada

De acordo com um protocolo determinado com o Estado e Agência Regional de Saúde, os locais de banho serão verificados diariamente. As condições hídricas e meteorológicas serão analisadas e a infraestrutura fluvial inspecionada. Esses dados serão então interpretados por especialistas da cidade de Paris, que decidirão se abrem ou não as instalações dependendo da conformidade dos resultados. Todos os dias, os visitantes serão informados visitando o site ou Paris.fr.

É importante lembrar que chuvas intensas podem temporariamente afetar esses níveis. 

Nos dias em que a natação estiver aberta, os nadadores poderão aproveitar do rio sob a supervisão diária dos salva-vidas.

Nadar no Rio Sena-A qualidade da água

Em 2025, a qualidade da água para natação no rio Sena deve atender a padrões rigorosos, especialmente em relação às bactérias Escherichia coli e enterococos intestinais. De acordo com as normas europeias, os limites máximos aceitáveis são:

  • Escherichia coli ou E. coli : máximo 900 UFC/100 ml
  • Enterococos intestinais:  máximo 330 UFC/100 ml

Sem saber realmente o que as taxas significam, fui buscar um comparativo; as águas do Rio São Lourenço em Montreal, também abertas para banho. Em Montreal, os níveis considerados aceitáveis são:

  • Escherichia coli (E. coli): máximo 200 UFC/100 ml
  • Enterococos intestinais: máximo 330 UFC/100 ml
Imagem realizada por IA

Sabendo disso, eu me pergunto: Sílvia, você vai se banhar no Rio Sena no centro de Paris? Eu não sei não! Mas a verdade é que ninguém sabe do que é capaz num dia de grande calor nesta cidade. Eu já me banhei até no Rio Nilo, não muito longe de búfalos de água e vacas se refrescando e não peguei nada!

Então, vindo para Paris, neste verão, traga seu traje de banho. Quem sabe você se anima à nadar no Rio Sena, a gente nunca sabe!

Paris para amantes de vinhos

Paris para amantes de vinhos, art de vivre & Gastronomia ou Paris para Les Bon Vivants*

Quando você pensa na França, o que lhe vem à mente? Acredito ser ponto pacífico que a Torre Eiffel é a imagem mais emblemática do país. Certamente, a Grande Dama de Ferro é um ícone universal, que evoca imediatamente a elegância e o charme da França e de sua capital.

No entanto, outras imagens surgem logo em seguida. Para os amantes da “arte de viver” ou “les bons vivants” mencionar a França é também invocar seus famosos vinhos e sua gastronomia.

De fato, a vinicultura faz parte da França, assim como a França faz parte da vinicultura. A grande diversidade de vinhedos espalhados de norte a sul do país – em regiões produtoras como Alsácia, Champagne, Borgonha, Bordeaux, Languedoc ou ainda a marítima Provença (isso para citar apenas algumas) – conta histórias de tradições e literalmente paixões através dos tempos.

parte da história FrancesA

Lembrando que já na Antiguidade, o vinho desempenhava um papel central nas sociedades grega e romana, indo muito além de suas qualidades gustativas. Entre os gregos, era um símbolo de convivência e elemento essencial nos banquetes. Além é claro, de ser a essência divina de Baco, Deus do vinho, da ebriedade e dos excessos.

Os gregos introduziram a viticultura no sul da França, especialmente na região da Provença, seis séculos antes de Cristo, trazendo diferentes variedades de uvas e técnicas de vinificação.

Os romanos, por sua vez, aperfeiçoaram essas práticas, desenvolveram rotas comerciais e expandiram a cultura da videira por toda a Gália.
O vinho era um símbolo de civilização e um instrumento para “romanizar” as regiões conquistadas. Era consumido em tavernas e utilizado como moeda de troca, refletindo sua importância econômica e social.

O vinho, nas civilizações antigas, era muito mais do que uma simples bebida: ele incorporava valores culturais, religiosos e sociais, sendo também um marcador de status e um vetor de trocas comerciais.

Vinhos: alegria, convivialidade e confraternização

Hoje, para os franceses e muitos europeus, o vinho é sinônimo de alegria, convivialidade e confraternização.

Para aqueles que visitam a cidade de Paris e desejam explorar o universo deste item essencial da cultura francesa, mergulhando em um mundo onde olfato e paladar nos transportam muito além das diversas regiões do país, a adega Les Caves du Louvre é o lugar ideal para uma visita.

As adegas, outrora ligadas ao Palácio do Louvre, convidam os amantes da gastronomia francesa a descobrir o mundo do vinho por meio de uma visita aos seus 800 m², minuciosamente decorados para proporcionar aos visitantes conhecimento e experiências enológicas inovadoras

Paris para amantes de vinhos- Caves du Louvre- Sala texte olfato
Ateliê preparaçao de vinho Paris
Local de Ateliê de Criação de Vinhos

Em espaços acolhedores e informativos todos os aspectos relativos ao vinho, desde a cultura das uvas até à degustação da bebida são explorados: tipos de uvas, solos, tipos de toneis, clima, engarrafamento, regiões, o olfato… De maneira divertida o visitante aprende e descobre informações pertinentes e interessantes sobre os variados temas.

Paris para amantes de vinhos: descoberta e saborEs

As visitas podem ser feitas com áudio guia em português pela manhã terminando em encontro com o sommelier para a degustação de três vinhos excepcionais e um bate papo e ou ainda tendo a agradável presença do sommelier durante todo percurso dando explicações, servindo os mesmos 3 excelentes vinhos e respondendo perguntas em francês ou inglês pela tarde.

O visitante pode escolher entre dois tipos de degustações de três vinhos, denominadas Visita e Degustação de Vinhos Clássicos e Visita e Degustação de Vinhos Premium.

Irwin, o simpático sommelier que acompanhou minha visita as Caves do Louvre é enólogo, formado em Vinicultura e um amante incondicional de vinhos.

Adegas em Paris Les Caves du Lovre
Especialista realiza visita guiada pelas tardes

Além das visitas com áudio-guia e visitas guiadas, as adegas Les Caves du Louvre têm parceria com os melhores artesãos franceses, proporcionando não apenas degustações de vinhos excepcionais, mas também workshops sobre harmonização de queijos e vinhos, além da oportunidade de criar a sua própria versão da bebida de Baco.

Fica a dica para um passeio repleto de descoberta e sabor em Paris!

  • Endereço: 52 rue de l’arbre sec – 75001 Paris
  • Horários das visitas sob reserva, 7/7 dias, pelas manhãs com audio-guia e pela tarde visita acompanhada em inglês e francês.
  • Horários da loja: Das 14h às 19h, de segunda a sábado
  • Metrô: Linha 1: Parada Louvre Rivoli RER A & B: Parada Châtelet Les Halles

Conheça também o Museu do Vinho em Paris

Nota * Le Bon Vivant: Ser bem-humorado, alegre, que gosta e sabe aproveitar os prazeres que a vida lhe proporciona. Diz-se da pessoa que aproveita os prazeres da vida.

Fontes: Dicio, Les Caves do Louvre, https://www.vinibalades.com, http://www.cdi-garches.com/, https://fr.wikipedia.org/

Conectados com tecnologia, desconectados com o ser humano

O Fórum Panrotas, do qual tive a excelente oportunidade de participar, tratou do tema União Fragmentada, reunindo vários importantes atores do mercado de turismo sob o mesmo teto.

Minha participação a esse seleto encontro levou-me a diversas reflexões.

Conectando pessoas, culturas e experiências

De fato, o mercado profissional de turismo sempre foi composto de diferentes atores. Representamos uma corrente humana interligada trabalhando com objetivo comum de realizar os sonhos de nossos clientes.

O mercado de turismo é uma teia intricada e colaborativa onde cada ator desempenha um papel essencial. Essa “corrente humana interligada” é o que traz à tona o verdadeiro espírito do turismo: conectar pessoas, culturas e experiências.

Objetivo & Missão

Unir esforços para realizar os sonhos dos clientes não é apenas um objetivo, mas uma missão que reforça a importância do trabalho em equipe e a empatia com as aspirações dos viajantes.

Operadoras, companhias aéreas, hotéis, agentes de viagens, receptivos : trabalho em equipe com a missão de realizar os sonhos dos viajantes

Transformar sonhos em realidade exige paixão, dedicação e uma visão centrada no ser humano – algo que claramente faz parte dos nossos valores.

Novos Players

Porém de alguns anos para cá, o mercado de turismo passou por grandes transformações, com a digitalização e o aparecimento de plataformas como OTAs (Online Travel Agencies), aplicativos e influenciadores que, mesmo sem necessariamente serem profissionais do setor, conseguem obter visibilidade e fazer vendas.

Conectados com tecnologia, desconectados com o ser humano?

Satisfazer e superar as expectativas dos clientes

Assim, a verdadeira questão aqui é: todos esses atores compartilham um propósito central, a união e o foco em superar as expectativas dos clientes?
Essa é uma reflexão muito necessária, pois ao meu ver, nem todos estão, de fato, alinhados a essa missão.

Enquanto muitos buscam apenas resultados comerciais ou aproveitam o alcance de sites e redes sociais de forma superficial, os verdadeiros profissionais do turismo sabem que o diferencial está na experiência humana e personalizada, que vai muito além da tecnologia.

Então, como o mercado pode filtrar e destacar aqueles que realmente estão comprometidos com os sonhos dos viajantes?

A dificuldade em filtrar e destacar aqueles que realmente estão comprometidos com os sonhos dos viajantes é real

Eu, como proprietária de um receptivo de turismo tradicional devo admitir que me sinto ameaçada com a chegada de tantos “players”, muitos com grandes investimentos em tecnologia e ampla credibilidade devido ao poder financeiro.

Dinheiro sinônimo de credibilidade e competência?

Mas afinal, poder financeiro é sinônimo de credibilidade e conhecimento do mercado? Ter recursos informáticos que parecem ideias para atrair clientes será suficiente?

Segundo a neurociência, é natural que eu, como proprietária de um receptivo tradicional, me se sinta impactada pela ascensão de novos players que, respaldados por grandes investimentos financeiros e tecnológicos, têm alterado as dinâmicas do mercado. Meu instinto de sobrevivência fica exasperado.

Poder financeiro, marketing com cores vibrantes e equipes jovens realmente equivalem a credibilidade e conhecimento de mercado?

Dinheiro, marketing e tecnologia bastam?

Teoricamente, ter recursos financeiros e tecnológicos é, sim, uma vantagem competitiva.

No entanto, a credibilidade e competência não nascem apenas de dinheiro, mas da capacidade de oferecer experiências autênticas, compreensivas e sobretudo humanas aos viajantes.

Segundo minha opinião, muitos desses novos atores podem ser ágeis em seus sites de vendas B2C, mas nem todos possuem a profundidade de conhecimento local e o compromisso genuíno com a personalização e satisfação do cliente — algo que negócios tradicionais dominam tão bem.

Competir consigo mesmo com um “B2B” que é também referenciado no “B2C”?

Tecnologia e estratégias comerciais atraentes podem abrir portas, mas o verdadeiro diferencial está na conexão emocional com o cliente e na qualidade da experiência entregue. Alguns players podem estar apenas “surfando” entre os mercados BtoB e BtoC tirando proveito imediato de todos os canais possíveis focando em volume ao invés de valor.

Oferecer produtos de empresas com referenciamento forte na internet ,dedicados ao comércio BtC pode ser um tiro no pé!

Eu admito ser reticente a acreditar que dinheiro, marketing e tecnologia bastam para superar as expectativas dos viajantes.

Unidos somos mais fortes?

Será que a união de profissionalismo, experiência e alta tecnologia podem resolver nossas questões mercadológicas?

União de profissionalismo, experiência e alta tecnologia?

Tive a experiência da tentativa e preciso contar para você, querido leitor:

Assim, acreditando nas palavras que ouvi dos meus primeiros mentores do turismo, Valter Patriani e Guilherme Paulus, de que unidos somos mais fortes e seguindo o conselho do cliente e colega de longa data Aroldo Schultz, abordei a equipe de um desses novos players, que prometem conectividade e grandes vendas. Abordei achando que a união de meu talento trabalhando em um receptivo tradicional e seus recursos incríveis poderiam ser a chave do sucesso em vendas e satisfação garantida do cliente.

A satisfação do cliente eu garanto há 30 anos, inclusive a empresa onde trabalho já recuperou muitos clientes que deixaram players 100% conectados por falta de controle do que realmente acontece no destino.

Qual não foi minha surpresa ao ser mal tratada e humilhada por uma representante da nova empresa abordada.

A jovem interlocutora me explicou falando em espanhol que não tinham interesse em trocar ideias comigo pois segundo suas palavras em espanhol: “-Gente como tú vemos todos los días un montón.”

Conectados com tecnologia, desconectados com o ser humano

Primeiro fiquei chocada e triste, mas depois meu instinto de sobrevivência falou mais alto: Mais um player que não entende nada do ser humano!!!

Minha experiência foi um verdadeiro reflexo dos desafios que o mercado de turismo enfrenta atualmente. Ter sido tratada de maneira desrespeitosa por alguém que deveria valorizar a parceria e conhecimento foi profundamente frustrante.

Mas qual não foi meu alivio ao ter confirmado minha primeira impressão de que tecnologia e recursos financeiros, por mais avançados que sejam, não substituem o cuidado humano e o profundo entendimento das necessidades dos viajantes.

É aí que o nosso diferencial, queridos agentes, brilha! Nossa experiência no setor e nossa dedicação em garantir a satisfação de nossos clientes são qualidades que players desconectados da realidade humana jamais poderão contrapor.

Esse episódio foi a oportunidade que eu precisava para reforçar minha confiança no que nós fazemos de melhor. A união de profissionalismo, experiência e alta tecnologia é, sim, uma fórmula poderosa, mas apenas quando há um equilíbrio onde o ser humano permanece no centro.

Personalização, empatia e serviço de alta qualidade.

Assim, se reitera minha convicção que nosso caminho é mesmo continuar investindo naquilo fazemos com maestria: personalização, empatia e serviço de alta qualidade.

Enfim, após essa experiência tudo ficou ainda mais claro: o compromisso com o ser humano não pode ser comprado ou simulado por algoritmos.

Mercado de Turismo imagem figurativa
Experiência humana e personalizada vai muito além da tecnologia.

Nota:

O comércio B2B refere-se a todas as atividades e relacionamentos comerciais de uma empresa voltados para clientes comerciais. Ele vem do termo em inglês “Business to business“, que se refere ao comércio entre duas empresas

Canais de comunicação BtoC – No BtoC, os canais de comunicação e promoção são mais numerosos. Os varejistas têm acesso a várias ferramentas relevantes. fonte: Vendas B2B: definição, diferença de B2C, exemplos


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