Prédio ícone da hotelaria carioca entra em nova fase

Copacabana começou o mês de maio com uma importante novidade para a hotelaria carioca: foi inaugurado no dia 3, quarta-feira passada, o mais novo hotel da rede americana Hilton. É o centésimo do grupo em toda a América Latina, com um total de aproximadamente 17 mil quartos distribuídos por nove marcas na região.

Coleção de cartões-postais cariocas vistos do novo Hilton Copa / Foto de divulgação

O Hilton Rio de Janeiro Copacabana ocupa um prédio ícone da hotelaria no bairro: uma torre de 39 andares na esquina das avenidas Atlântica e Princesa Isabel. Projetado por Paulo Casé, o edifício mais alto de Copacabana foi inaugurado em 1975. Ao longo de três décadas, abrigou o Méridien, famoso pela cascata de fogos de artifício durante o réveillon, nas décadas de 1980 e 1990, e pelo restaurante Le Saint-Honoré, no 37º andar, durante alguns anos comandado pelo então jovem chef Laurent Suaudeau, hoje em São Paulo. No início deste século, os fogos foram proibidos. Anos depois, o grupo espanhol Iberostar assumiu o hotel. Mais recentemente, funcionava como Windsor Atlântica.

A piscina e o oceano / Foto de divulgação

Com 545 quartos, o hotel não fechou um único dia durante a fase de transição. Quem chegou na última semana de abril e saiu na primeira semana de maio fez check-in no Windsor e check-out no Hilton. O letreiro na fachada foi trocado durante o fim de semana que antecedeu a inauguração. Por enquanto, além do nome, pouco mudou. O hotel foi renovado em 2011 pela rede Windsor e as novas modificações serão feitas aos poucos. É o segundo Hilton no Rio. O Hilton Barra foi inaugurado há dois anos.

O célebre calçadão de Copa e funcionários do 100º Hilton na América Latina / Foto de divulgação

***

Outra novidade para quem se interessa por hotelaria de luxo: comecei há alguns dias um perfil no Instagram com mais três jornalistas especializados em viagens, turismo e lifestyle. É o @HotelInspectors.  A ideia é reunir fotos & dicas de hotéis bacanas que visitamos.

E continuo postando minhas andanças pelo Rio e o mundo no @CarlaLencastre e no @OOlharNomade. Nas próximas semanas vai ter África do Sul, Região Serrana do Estado do Rio, Estados Unidos… Muitos bons programas e novidades a caminho.

Vai ser uma honra se você também me acompanhar por lá!

Vista noturna da piscina na inauguração do Hilton Copa / Foto @HotelInspectors
As pérolas do colar da princesinha do mar vistas da piscina / Foto @CarlaLencastre

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *