O problema dos bate-voltas a Trancoso

…é ter que ir embora ao final da tarde e não ver como o Quadrado fica ainda mais charmoso à noite.

IMG_3204

Nunca me hospedei em Trancoso, e nas três vezes em que estive na vila, foi apenas para passar o dia, nesses bate-voltas a partir de Porto Seguro (que fica a uns 50Km de distância, incluindo a travessia de balsa no meio do caminho). Diante dos altos custos da hospedagem feat. alimentação para sobreviver em Trancoso por mais de um dia, para mim a melhor opção sempre foi visitar o lugar por tempo suficiente para, pelo menos, dar uma volta no Quadrado, caminhar na praia e tomar banho de mar. Fim.

IMG_3167

Aí no último fim de semana, depois do PANROTAS Next, resolvemos pegar a estrada só para curtir algumas horinhas na praça mais famosa do Sul da Bahia. A ideia era sair logo após o almoço, mas na real já eram quase 17h quando saímos da balsa de Arraial d’Ajuda. Cheguei a cogitar que não valia mais a pena ir naquele horário, mas quer saber? Ainda bem que a gente não desistiu.

IMG_3197

O Quadrado, que eu já tinha visitado outras vezes – e honestamente, não entendia porque era tão famoso – se revelou ainda mais lindo à noite, quando as luzes se acendem, a galera volta da praia e o lugar se enche com uma atmosfera totalmente diferente (e que até então, eu nunca havia percebido em Trancoso).

IMG_3216

Os bate-voltas ainda são a forma mais econômica e prática de conhecer o destino, seja em passeios organizados por agência ou em carro alugado, mas vale considerar a hipótese de combinar a estadia em Porto com pelo menos um pernoite em Trancoso. Só para ter aquele gostinho do casario à meia-luz.

IMG_3214

IMG_3191

IMG_3223

Published by

Iuri Barreto

Iuri Barreto é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e Gerente de Comunicação da Grou Turismo. É baiano de alma, nascimento e profissão, e também o autor do Guia do Soteropobretano, blog com mais de 130 mil seguidores nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *