Quem é você na novela do famtour?

Se você trabalha com Turismo, em algum momento da sua vida já teve que lidar com o famigerado famtour, seja participando ou organizando.

A proposta é ótima: juntar um grupo de agentes, levar para um determinado destino turístico e, numa soma de forças raramente vista, apresentar a estrutura local, as atrações, os hotéis, e torcer pra que o povo volte e traga novos negócios para os envolvidos.

O problema é que não só isso nem sempre acontece, como também poucos conhecem a logística da operação e mal sabem o trabalho cavernoso que dá para coordenar um famtour bem sucedido. É emoção à flor da pele, pra não ficar devendo a novela nenhuma.

Duvida? Então espie só os personagens dessa trama movimentadíssima:

1 – A OPERADORA DE TURISMO

Beatriz Segall na novela "Vale Tudo", da Rede Globo.

Se fosse uma novela, seria: Odete Roittman, a empresária miseravona de Vale Tudo (1988)

O que faz: aparece quando você menos espera e manda organizar o famtour. Ai de você se disser que está sem tempo ou disponibilidade – ela é dessas que fuzilam só com o olhar e mandam um capanga na sua porta pra dar recado. Faça o que ela está pedindo, ou aguente as consequências de ver seu negócio na concorrência.

2 – O AGENTE DE VIAGENS

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Se fosse uma novela, seria: Nina, a empregada vingativa de Avenida Brasil (2012)

O que faz: não se engane com a carinha ingênua. Ela vai chegar de fininho, se fingir de sua amiga e fazer a linha compreensiva, mas experimente não dar um almoço de cortesia pra você ver o que é bom pra tosse – a bichinha guarda rancor e diz que nunca mais vai vender o seu destino.

3 – O POLÍTICO

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Se fosse uma novela, seria: Odorico Paraguassu, o prefeito fanfarrão de O Bem Amado (1973)

O que faz: político é igual na ficção e na vida real. Se for Secretário de Turismo, ele vai pongar no seu famtour, pedir cortesia pra Deus e o mundo, fazer um discurso bonito, e depois dizer que foi mais uma conquista da gestão dele. Abra o olho.

4 – O RECEPTIVO

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Se fosse uma novela, seria: Wanda, a traficante de mulheres de Salve Jorge (2013)

O que faz: é a sonsa. Não chega a ter o poder da chefona, mas é a que dá a cara a tapa enquanto a patroa fica nos bastidores. Chega na sua casa, promete o mundo, te convence a dar cortesia pro grupo, garante retorno financeiro imediato, e quando sua ficha cai você já tá preso na boate da Turquia.

5 – O HOTELEIRO

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Se fosse uma novela, seria: a Escrava Isaura, da novela homônima (1976)

O que faz: o núcleo pobre da novela. A pobre coitada precisa estar sempre linda, cheirosa e bem arrumada na Casa Grande, mas na hora do famtour é que ela lembra que pertence à senzala. O agente de viagens pode botar banca e pedir cortesia para o receptivo e para o hotel. O receptivo pode pedir cortesia para os pontos de apoio (restaurantes). E o hoteleiro pode pedir cortesia para…er…veja bem…enfim.

6 – O PONTO DE APOIO

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Se fosse uma novela, seria: Dona Vilma, a proprietária do Gigabyte, em Malhação (1995-2016)

O que faz: tenta ficar de boas e sobreviver durante todas as temporadas da novelinha enquanto o elenco inteiro só quer saber de comer fiado. De vez em quando tenta empurrar tarifa agente em vez de cortesia.

*

Claro que tudo isso não passa de uma mera brincadeira. Como coordenador e participante de famtours, me divirto de ambos os lados e sei o prazer de respirar aliviado depois que um grupo retorna satisfeito. E para dividir um pouco da minha curta experiência no ramo, aqui vão algumas dicas para não errar quando for a sua vez de organizar uma dessas viagens – que sim, podem exigir muito mais do que uma excursão regular de passageiros.

I – Defina bem o seu objetivo

Tenha foco. Atirar para vários alvos e ver qual foi atingido não é a melhor opção. A ideia é apresentar novas atrações de um destino? A sua estrutura de receptivo? As novidades de um hotel? O potencial para receber e operar grandes eventos? Não adianta tentar mostrar tudo isso ao mesmo tempo, e não aprofundar os detalhes: o seu grupo pode até prestar atenção naquelas visitas técnicas em cinco hotéis diferentes, mas alguns dias depois pode nem se lembrar do que viu de diferente em cada um.

II – Faça a curadoria adequada dos convidados

Avalie bem que fará parte do famtour. Não basta que sejam apenas os maiores vendedores, mas também os que têm potencial para isso, porém ainda não possuem as ferramentas e o conhecimento suficientes sobre o destino. Não confunda famtour com viagem de premiação: a proposta aqui é alavancar as vendas e fazer negócios.

III – Famtour é trabalho SIM

Já está mais do que na hora de desconstruir aquela ideia de que famtour é desculpa pra agente de viagem tirar folga e cair na farra. Se você representa uma operadora e está enviando agentes, peça relatórios completos de visita. Se você representa um hotel ou empresa de receptivo, garanta que terá todos os contatos ao final da viagem e faça o follow up.

IV – Alinhe as parcerias

O famtour precisa ser positivo para todos os envolvidos, desde a operadora ao restaurante onde o grupo tenha almoçado num dos dias de atividade. Dê o feedback e assegure que todas as marcas participem igualmente do processo, de acordo com cada papel exercido.

V – Seja visto (e lembrado)

Capriche nos brindes. Na última press trip em que eu participei, em Porto Seguro, todos os dias em que retornávamos ao hotel havia um novo presente nos esperando no quarto – uma cortesia de cada “patrocinador” da viagem. A estratégia é excelente para fixar as marcas no imaginário do grupo, e fora isso, quem não gosta de receber um bom presente? 🙂

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Iuri Barreto

Iuri Barreto é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia e Gerente de Comunicação da Grou Turismo. É baiano de alma, nascimento e profissão, e também o autor do Guia do Soteropobretano, blog com mais de 130 mil seguidores nas redes sociais.

4 thoughts on “Quem é você na novela do famtour?

  1. Muito bom!! Realmente uma novela da vida real kkkk
    Uma curiosidade: o Famtour tem tanta fama de oba-oba que ultimamente vem se apresentando como Procap (programa de capacitação) para parecer um pouco mais sério. Mas é só uma refilmagem na novela que a gente já conhece!
    Abraços

  2. Iuri, em 2015 fui superintendente da Secretaria de Turismo de Porto Seguro (uma espécie de subsecretário), e posso afirmar que o município leva os famtours muito a sério. Eles fazem parte das ações contidas no Direcionamento Estratégico do Turismo da Cidade, e cada passo é cuidadosamente planejado. Uma parceria da Sectur com o Porto Seguro Convention Bureau garante a excelência nos detalhes da operação, como os brindes diários e personalizados. De todos os destinos onde trabalhei, Porto Seguro, sem dúvida, é o que melhor explora essa importante ferramenta, como você deve ter comprovado. Um forte abraço.

    1. Com certeza, Rui! Desde a recepção no Aeroporto, até o acompanhamento integral de representantes da Secretaria Municipal de Turismo, além da programação recheada de atividades. Uma das melhores que eu já participei. Abraço!

  3. Iuri Barreto. Oportuno e criativo o texto.
    O quadro atual da cidade de salvador e o descaso de outros gestores de cidades com potencial turístico assusta. Inicialmente pela ocupação da pasta por gente pouco qualificada para tal que sequer tem noção ,
    qualificação ou recursos para inventariar a cidade. Depois a inexistência de qualquer estrutura para atender bem. O verão tá na porta das cidades e na sua maioria sequer um publicação bem estruturada foi produzida, Os Mestres da Cultura serão retirados dos seus esquecimentos,para com seus instrumentos muito vezes esfarrapados improvisar receptivos . Triste. Muito triste Bahia.

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