Conexões, crescimento e compromisso: balanço anual da ALAGEV

Este é o último post de 2023 e não poderia trazer outro tema senão  as conquistas da ALAGEV. Foi neste ano que iniciei minha trajetória nessa associação e estou muito satisfeita e entusiasmada com essa nova etapa. 

Vejo que para a entidade, esses 12 meses foram marcados por 3 Ps: conexões que realizamos, o crescimento em números em relação ao ano anterior e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do mercado. 

Ao todo, foram 447 empresas associadas, sendo 45% fornecedores e 55% clientes, um crescimento de 33% em relação a 2022. Também registramos o total de 10 mantenedores e 17 comunidades, – contabilizando três novas criadas recentemente (Gestores de Eventos do Rio de Janeiro (GERJ), Gestores de Viagens LATAM (GVLAT) e Comunidade de Mobilidade Corporativa (CMOB)). Realizamos 8 projetos de pesquisas e ações com parceiros, 63 reuniões setoriais, 4 reuniões globais e 15 participações em eventos ao longo de 2023.

Nos destacamos como um catalisador de iniciativas e projetos inovadores, respondendo de maneira proativa aos desafios e oportunidades do setor de viagens e eventos corporativos. É importante ressaltar que criamos diversos eventos, cursos, e iniciativas que não apenas fortaleceram a comunidade ALAGEV, mas também contribuíram para o desenvolvimento contínuo do setor como um todo. 

Confira os principais temas que trabalhamos:

Jornada Virtual

Em janeiro, promovemos a Jornada Virtual pré-LACTE POP UP Experience gratuita sobre a experiência do viajante de negócios com os temas: “Experiência no Metaverso: vai vingar ou é só buzz?”, “Afinal o que pode ser mais inovador na experiência de hospitalidade?”, “Cada um sabe a dor e a delícia de ser um viajante de negócios; e os gestores, como ajudam?”. 

LACTE – 18ª edição

O Latin America Community for Travel and Events Experience (LACTE) – 18ª edição aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2023, no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, e contou com mais de 1.300 participantes, sendo 40% gestores de viagens e eventos e 60% fornecedores, 100 palestras e mais de 70 patrocinadores. O aplicativo do encontro registrou 224.435 interações. 

Com o tema “All connected”, o evento teve como propósito criar conexões significativas e longevas entre os profissionais de viagens, eventos e mobilidade corporativa para que interajam, aprendam e gerem negócios, fomentando um mercado equilibrado, ético e transparente. 

1ª edição do 5K LACTE Desafio – Correr Com Propósitos

Na véspera (26 de fevereiro), realizamos a 1ª edição do 5K LACTE Desafio – Correr Com Propósitos. O evento reuniu cerca de 50 participantes da comunidade de esportistas e entusiastas da associação para uma corrida/caminhada e contemplou uma ação solidária com o objetivo de promover  saúde e conexão entre os participantes. Parte do valor arrecadado com as inscrições foi revertido para o Instituto Alicerce, que transforma a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio do fortalecimento da sua base educacional.

A corrida/caminhada foi 100% carbono neutro, ou seja, todas as etapas do processo (incluindo o envio do kit com camiseta) tiveram o carbono neutralizado. Os créditos são gerados pela CARBONEXT por meio de Projetos de Redução de Emissões Provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), certificados pela VERRA, referência mundial em certificação de créditos de carbono. Outra ação sustentável foi o plástico hidrossolúvel em que a camiseta veio embrulhada, ou seja, solúvel na água. 

Novo conselho administrativo

Em novo pleito realizado em março, durante a 18ª edição do LACTE, ratificamos a eleição por aclamação do novo conselho administrativo, que assumiu no dia 1º de maio (link)

Parceria com Dubai Business Events

Em março, nós, em parceria com o Dubai Business Events, realizamos a 1ª edição da Dubai Business Study Mission – MICE, projeto que levou 10 gestores de eventos corporativos para Dubai. Os profissionais de diversas empresas como Disney, ArcelorMittal, Dell Technologies, Credit Suisse, Polishop, Roche, UnitedHealth Group (UHG), Syngenta, Grupo Oncoclínicas e iFood visitaram os Emirados Árabes Unidos.

O programa, que contou com o apoio do Palácio Tangará, Shift Mobilidade Corporativa e GRU Airport, apresentou os principais atrativos corporativos desse destino, proporcionando aos meeting planners conteúdo atualizado sobre o destino, acesso aos equipamentos direcionados para MICE in loco, compartilhamento de boas práticas e cases de sucesso, além de capacitação e contribuição com os negócios para o crescimento profissional dos participantes. 

Turistech Hub Brasil

No mesmo mês, inauguramos oficialmente o Turistech Hub Brasil no Cubo Itaú, em São Paulo. O projeto, criado com o nosso apoio, é um centro dedicado a liderar a agenda da inovação por um turismo mais competitivo e sustentável.

LAMEC

No final de setembro, nós, em parceria com a MPI Brazil, realizamos o Latin American Events and Meetings Congress (LAMEC). A cerimônia, que aconteceu no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, contou com a presença de aproximadamente 320 pessoas ao longo do dia. A ação foi destinada a gestores e profissionais das áreas de eventos, turismo, hotelaria, comunicação e marketing.

Parceria com a Maturi

Em agosto, anunciamos a parceria com a Maturi, entidade que promove diversidade etária por meio de ações de recolocação, educação e conexão, e é referência em atividades com impacto direto no mercado de trabalho para os 50+ no Brasil desde 2015.

Em contrapartida, a Maturi será consultora oficial sobre o combate ao etarismo para a jornada do LACTE – 19ª edição, encontro organizado pela associação, que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024 (segunda e terça-feira), no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, e traz como causa social a “luta contra o etarismo”, promovendo o respeito e valorização da sabedoria de todas as idades. 

LACTE LATAM

Em setembro, embarcamos para a Argentina, para a  realização do LACTE LATAM Buenos Aires. O evento, que aconteceu no Hilton Buenos Aires, contou com palestras sobre as principais tendências do setor e a presença de mais de 120 pessoas.

Nova diretora executiva da associação

Em outubro, fui contratada como diretora executiva. Sou turismóloga e pós-graduada em Planejamento e Marketing Turístico pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-SP) e atualmente estou ampliando conhecimentos na área de Direito.

Conselho do Hub ESG em evento de co-criação com 110 participantes 

Em novembro, realizamos o evento Hub ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), no Hotel Renaissance, na capital paulista. Na ocasião foram anunciados os integrantes do novo conselho consultivo do Hub ESG da ALAGEV, formado por renomados especialistas do segmento. Eles foram facilitadores das mesas de discussões e aproveitaram a ocasião para compartilhar insights valiosos sobre como abraçar práticas sustentáveis e socialmente responsáveis mantendo uma governança sólida, além de incentivar os participantes a divulgarem os cases de suas empresas e do mercado, entender quais informações gostariam de aprofundar e qual o formato que gostariam de receber as atualizações.

Pesquisas

Ao longo do ano, foram anunciados os estudos “Guia ESG e os conselheiros”e o e-book “Caminhos de inclusão racial”, uma jornada pela igualdade negra nas viagens e eventos corporativos. 

Outro destaque entre as novidades foi o projeto Educa, que, em janeiro de 2024, terá o lançamento on-line e apresentará a agenda completa de workshops. Durante 2023, a iniciativa criou ações personalizadas in company e manterá esse programa ao longo do próximo anos.

Missão Portugal

Menciono também o sucesso da 2ª edição da Missão Empresarial e Educacional para Portugal em parceria com TAP Air Portugal, Assist Card, Shift, Gru Aiport, Visit Portugal e Intercontinental. A iniciativa levou um grupo de gestores de eventos corporativos para o país europeu entre 11 e 18 de novembro. 

O programa teve como objetivo trazer conhecimento e experiências por meio de uma agenda composta por conteúdos. O projeto também apresentou os principais atrativos corporativos do país europeu, visitando destinos que fogem um pouco do tradicional, como: Cascais, Sintra, Vila Nova de Gaia, Braga, Vale do Douro, mas sem deixar de contemplar Porto e Lisboa, proporcionando aos meeting planners conhecimento atualizado sobre o destino, acesso aos equipamentos direcionados para MICE in loco e compartilhamento de boas práticas e cases de sucesso, além de capacitação e contribuição com os negócios para o crescimento profissional dos participantes. 

 Levantamento de viagens corporativas (LVC)

O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a ALAGEV, registrou números positivos. A última pesquisa revelou que as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas em setembro atingiram R$ 10,87 bilhões, valor que demonstra um crescimento anual de 3,3% e que representa um incremento de R$ 344 milhões de faturamento ao setor. Confira os estudos de 2023 (link). 

Para mais informações sobre a associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev). 

*Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV

O futuro é agora: da ficção científica à realidade

Em setembro, nós, da Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), realizamos o LACTE LATAM Buenos Aires, na Argentina, encontro que promove conexões significativas entre os participantes e fornecedores do setor de turismo da América Latina. O evento contou com a palestra “O futuro do trabalho: impactos da inteligência artificial (IA) e a nova era da colaboração homem-máquina”, com Ronan Damasco, diretor nacional de tecnologia da Microsoft. O profissional fez uma apresentação em português que automaticamente na tela captava as palavras ditas no microfone e criava uma legenda em espanhol para os participantes argentinos entenderem o que estava sendo mostrado. Ou seja, a comunicação com o público fluiu de forma simultânea e sem ruídos de compreensão. 

Esse é um exemplo dos benefícios da tecnologia. De acordo com a pesquisa “Perspectiva de dados + IA 2023”, fornecida pelo Databricks Lakehouse e realizada com 9 mil clientes globais da marca, a humanidade está na era dourada dos dados. Nos meses após o lançamento do ChatGPT, chatbot on-line de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, nós acordamos para as inúmeras possibilidades dessa plataforma. O ritmo frenético das descobertas, as melhorias de cada modelo e as estratégias para alavancar os negócios foram pautas em diversas conversas. 

Segundo o estudo, esses sistemas inauguram a próxima geração de inovação de produtos e softwares. O número de empresas que usam APIs, conjunto de padrões que fazem parte de uma interface, de LLM SaaS (Software-as-a-Service baseado em Large Language Models), usados para acessar serviços como ChatGPT, aumentou 1310% entre o fim de novembro de 2022 e o início de maio de 2023. 

O levantamento também destacou que o Microsoft Power BI é o produto de IA e dados mais popular de 2023, além do Databricks Lakehouse. A ferramenta de transformação de dados que mais cresce é a dbt, que expandiu 206% de clientes em relação ao ano anterior. Além disso, 8 dos 10 principais itens são baseados em código aberto. A integração de informações é o mercado que mais se desenvolve no Databricks Lakehouse, com crescimento de 117% em comparação a 2022.

Confesso que ao pensar nesse cenário, a primeira memória que me vem em mente é o filme “Eu Robô”, lançado em 2004 e dirigido por Alex Proyas, que tem como protagonista o ator Will Smith. Na história de ficção científica podemos observar de maneira um pouco pessimista a evolução, colocando como vilão um robô, mas ao mesmo tempo promovendo suas facilidades na vida das pessoas. Essa lembrança ficou ainda mais forte após a apresentação dos robôs humanóides alimentados por IA na conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) (link).

Brincadeiras e analogias cinematográficas à parte, podemos perceber que a IA não é apenas uma narrativa de ficção, o que parecia distante de nossas vidas em que apenas as futuras gerações poderiam ter acesso, chegou em nossas casas muito antes do que imaginávamos. Essas ferramentas fazem parte do nosso cotidiano, remodelando a maneira de planejar a carreira, viajar com a família e amigos, ou seja, a forma como ganhamos e interagimos com o mundo. Nos últimos anos, a tecnologia avançou, as máquinas estão exercendo cada vez mais tarefas que antes eram exclusivas do intelecto humano.

Essa metodologia pode ser usada na educação para personalizar o aprendizado, adaptando o currículo com base no desempenho do aluno. Isso pode tornar a educação mais acessível e eficaz. Já é uma realidade em algumas universidades de medicina o uso de ferramentas modernas para simular uma cirurgia e promover o aprendizado do estudante. 

No setor industrial, foram automatizadas as tarefas repetitivas e perigosas, melhorando a eficiência da produção. Além disso, a manutenção preditiva economiza tempo e recursos. Para a área de finanças ela é utilizada para detectar fraudes, previsão de tendências de mercado e gestão de investimentos. Com isso, a atuação de segurança melhorou e auxiliou nas tomadas de decisões. Pensando no varejo, a ferramenta pode ser usada para personalizar recomendações de produtos com base no histórico de compras do consumidor, com isso valoriza a experiência do cliente e impulsiona as vendas. A mobilidade está passando por uma revolução com veículos autônomos que utilizam a IA para navegação – isso tem o potencial de ampliar a eficiência no trânsito.

Benefícios da IA em viagens e eventos corporativos

Nos eventos e viagens corporativas esses sistemas desempenham um papel cada vez mais importante. Os chatbots e assistentes virtuais impulsionados por IA são comuns em sites de viagens. Eles fornecem suporte instantâneo, respondem a perguntas frequentes e ajudam os clientes a encontrar informações relevantes e a guiá-los na tomada de decisão mais eficientes. 

O diferencial do nosso mercado é a personalização e a IA deve ser usada para analisar o comportamento, necessidades e preferências do usuário. Com base nessas informações, as marcas oferecem recomendações, eventos, viagens e ofertas customizadas. Para o gerenciamento de despesas, por exemplo, o auxílio dessa plataforma simplifica a gestão e automatiza a classificação de recibos, rastreamento de gastos e ajuda no alinhamento de políticas do empreendimento.

Outros pontos de destaque que essa mudança trouxe para o segmento foi a previsão de tendências, traduções e comunicações em diversos idiomas, facilidade na organização de projetos, análise de dados, segurança, monitoramento de resultados e o que, no meu ponto de vista, é incrível: a automação de tarefas repetitivas ou a conclusão de atividades a partir do aprendizado da máquina (learning machine). Com isso, o profissional ganha agilidade para pensar em estratégias que promovam mais enriquecimento para o desenvolvimento do evento ou viagens de seu cliente.  

Quem é contra essa evolução, infelizmente, ficará fora do mercado. E eu não vejo a IA como inimiga ou que vá substituir empregos, mas observo como aliada para o crescimento profissional das pessoas, pois com isso surgirão novas oportunidades e profissões. 

High-tech e high-touch

Gosto também de citar a ideia do estrategista e autor John Naisbitt, que trouxe em seu livro “Megatrends 2000” o conceito “high tech, high touch”, ou seja, alta tecnologia, alta humanidade. Acredito que mesmo com o progresso da IA, as habilidades humanas, como empatia, criatividade, tomada de decisões éticas e interação social, continuam sendo insubstituíveis. Isso enfatiza a importância da sociedade em manter a conexão e a identificação no ambiente.

Porém, à medida que avançamos, é necessário considerar não apenas os benefícios, mas também  os desafios éticos e sociais que surgem com essa modernização, apoiados pelo Direito Digital. A Inteligência Artificial está aqui para ficar, isso é indiscutível, e nossa capacidade de aproveitar seu potencial para obter melhores relações de consumo e trabalho é um dos obstáculos mais importantes que enfrentamos neste século.

*Luana Nogueira, diretora executiva da ALAGEV

Combate ao etarismo: venha construir uma sociedade mais justa e diversa

Em junho, anunciamos a causa social do Latin America Community for Travel and Events Experience (LACTE), que acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024 (segunda e terça-feira), no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo. 

Com o tema principal “Inspire”, o evento combaterá o etarismo, também conhecido como preconceito baseado na idade. O objetivo será mobilizar uma mudança cultural e lutar contra estereótipos negativos associados às gerações, especialmente aos 60+.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três pessoas com mais de 60 anos está trabalhando no Brasil, enquanto uma em cada cinco está em busca de oportunidade de emprego. Além disso, ainda segundo o estudo, um em cada três recém-formados está procurando um trabalho. 

Com base na pesquisa do Maturi, entidade que capacita empresas sobre diversidade etária e inclusão, feito em parceria com EY Building a Better Working World, em 2022, o país contava com 26% da população com mais de 50 anos, sendo uma projeção para 2040 de 57% dos trabalhadores terem 45+. Desta forma, existe uma necessidade do mercado de estar preparado para oferecer um ambiente acolhedor para estas pessoas. 

A diversidade etária é uma fonte de riqueza para a sociedade e os negócios. Cada geração tem perspectivas únicas e valiosas. Assim como todas as formas de preconceito, o etarismo viola o princípio fundamental da igualdade, negando às pessoas mais velhas os mesmos direitos, oportunidades e respeito que são garantidos a outras faixas etárias.

Para ficar nítida essa violação, acredito que lembrem do caso que viralizou nas redes sociais sobre as estudantes universitárias que debocharam em vídeo da colega que tem mais de 40 anos por querer estudar em uma faculdade (link). Infelizmente, estamos falando de uma situação recorrente no país. 

A idade não deveria ser fator determinante na realização dos nossos sonhos, e nós, da ALAGEV, valorizamos e respeitamos a sabedoria e a experiência dos mais velhos e lutamos para que continuem a participar plenamente do nosso setor, compartilhando suas histórias, conhecimentos e habilidades. Essa luta é um passo crucial para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Podemos promover o envelhecimento saudável e digno, permitindo que todas as gerações prosperem juntas.

Certificação Internacional

A Age Friendly Institute utiliza o Certified Age Friendly Employer (CAFE), uma maneira de certificar instituições que são referências no mercado para o trabalho de pessoas 50+ e que estão comprometidas no combate ao etarismo. Além das organizações terem o selo, são realizados encontros periódicos como forma dos líderes compartilharem suas experiências e aprenderem ainda mais sobre o assunto. Para que, desta forma, consigam aplicar novas ações em seus ambientes organizacionais e desenvolvam ainda mais o tema no dia a dia.

Como ajudar?

Seguindo o mapeamento do Maturi e do EY, 78% dos pesquisados afirmam que as organizações do Brasil são etaristas, sendo comprovado pelo fato de 80% das empresas que participaram do estudo não contarem com políticas para combater a discriminação nos processos seletivos e 42% delas entenderem que o assunto de diversidade, igualdade e inclusão (DEI) não é uma prioridade na estratégia da organização.

As empresas devem promover a conscientização, educação e implementação de políticas para garantir que todos os indivíduos, independentemente da idade, sejam valorizados e respeitados. 

E para que o colaborador sinta-se integrado ao grupo, um caminho é realizar divulgações que retratem essas pessoas de maneira justa e positiva, desafiando os estereótipos negativos e destacando suas histórias de sucesso. Fomente também a interação e o envolvimento entre os funcionários de diferentes faixas etárias com entendimento e o reconhecimento das contribuições de cada geração. Além disso, incentive programas que enfatizem a colaboração contínua de variadas idades como, por exemplo, mentoria de jovens com indivíduos mais experientes, já que ambos têm conteúdos distintos para compartilhar. Com ações como essas, surge uma troca rica de informações.

Por fim, desejo que JUNTOS possamos construir um futuro em que a idade não seja motivo de medo, mas sim um fator para celebrar a diversidade e a riqueza das experiências humanas.

Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV