Slides que apresentei no GBTA Rio 2016

Caros Leitores,

No último dia 29, estive presente no excelente GBTA Rio conduzindo um debate com o Presidente da ABRACORP e o Diretor-Geral da United Airlines para América Latina e Caribe, cujo tema era “Como Gerenciar um Relacionamento Excelente com uma Cia. Aérea”.

Nos debates que modero, gosto de preparar uma apresentação introdutória para inspirar e fomentar a discussão entre os participantes, onde reflito livremente (como podem ver abaixo) e crio meu próprio conteúdo. Como tenho feito nos posts subsequentes a estes eventos, compartilho abaixo os slides mais relevantes – para contribuir com nosso mercado e estimular a produção de mais conteúdo.

Aproveitando o tema de Cias. Aéreas, queria deixar uma dica: o programa de pontuação corporativa que as Internacionais oferecem para empresas com menor movimentação em suas rotas (não necessariamente empresas pequenas ou médias, grandes corporações também podem ter estes programas para regiões do globo onde voam menos). É necessário estabelecer uma política específica para a utilização destes pontos, de forma a não beneficiar nenhum viajante inelegível com upgrades para classes executivas, excessos de bagagem, estadias em salas VIPs (a política de viagens da empresa é a “carta-magna” do programa de viagens, não deve ser conflitada jamais com outra política) – e muito cuidado com os saques em dinheiro autorizados por alguns programas.

Para manter a iniciativa dentro do Compliance, o ideal é que ela seja administrada por dois Gestores (o de Travel e de RH juntos, ou Travel e Finanças juntos, etc), que estabelecerão claramente as regras de período de cômputo, prêmios escolhidos e elegibilidade dos beneficiados, sempre com tudo aprovado pela Diretoria.

Sim, dá um certo trabalho administrar no primeiro ano até assentar as regras – mas o que não dá trabalho administrar? Sem dúvida é uma oportunidade para as empresas , que podem economizar no mínimo uma passagem de premiação para a área de Vendas ou para o Presidente/Diretor-Geral ( que é um funcionário “neutro”, sem beneficiar portanto nenhuma Diretoria específica).

 

Gbta Rio 1 Gbta Rio 2 Gbta Rio 3 Gbta Rio 4 Gbta Rio 5 Gbta Rio 6

Published by

Fernão Loureiro

Eleito em 2017 como um dos 75 Profissionais de Turismo Mais Influentes do Brasil e em 2019 o Melhor Gestor de Viagens Corporativas do Brasil (pelo Portal Panrotas), premiado em Boston (EUA) pela Global Business Travel Association (GBTA) e Personalidade do Ano Prêmio Caio em 2017, 2018 e 2019 na categoria Clientes. Finalista no concurso “Travel Manager 2018 na América Latina” do evento Viajes Corp Americas, no Panamá (onde também foi key note speaker). Autor do livro "Gestão Estratégica de Viagens Corporativas" e Fundador-Diretor da Loureiro Consultores e sócio-diretor de duas empresas - TataTur Operadora de Turismo e D'Amaro Odontologia Estética. Graduado em Gestão de Turismo pelo IFSP, Pós-Graduado em Gestão de Serviços pela FECAP e com MBA em Gestão Empresarial pela BBS. Coach formado pelo IBC. Instagram: @fernaoloureiro Youtube: ferlota68 LinkedIn: Fernão Loureiro

5 thoughts on “Slides que apresentei no GBTA Rio 2016

  1. Caro Fernão, mais um habitual e excelente post com o seu painel na GBTA Rio de Janeiro. Somente algo a acrescentar a sua dica. No caso do “compliance”, independente de envolver a gestão de viagens, RH e/ou finanças, sugiro sempre envolver o juridico nestes temas para se ter um embasamento legal.
    Forte abraço!
    Wellington Costa
    President & Regional Director
    GBTA BRASIL

    1. Wellington, obrigado pela visita ao blog! Muito bem lembrada a importância de se envolver o Jurídico também, atualizei o parágrafo 🙂 – importante validar as regras com eles antes de submetê-las à aprovação da Diretoria.

      Grande abraço!
      Fernão.

  2. Fernão parabéns pela excelente apresentação, sempre aprendo com você.
    Como você conseguiu colocar em tão poucos slides as dificuldades encontradas pelo Gestor de Viagens junto as Cias Aéreas ?
    Os pontos apresentados são de extrema importância e aqueles que desejam fazer gestão devem entender, analisar e questionar as Cias a real parceira que elas vem promovem no momento da oferta dos acordos corporativos e que após o aceite somem do mapa.
    Fico feliz por você estar apresentando cada vez mais o seus pensamentos e conhecimento a este nicho de mercado extremamente competitivo e espero este ano eu consiga poder participar de um dos seus debates.
    Um grande abraço e parabéns mais uma vez.

    Ricardo Costa
    HONDA
    Gestor de Viagens

    1. Grande Ricardo!
      Ficarei muito feliz em ter você em um dos próximos debates, você sempre contribui. MUITO obrigado pelas palavras, me sinto lisonjeado que você tenha apreciado a apresentação que postei…. dá trabalho preparar, mas o resultado é muito satisfatório. O relacionamento das corporações com as Cias. Aéreas é muito pobre a meu ver, vejo pouco valor agregado hoje em dia (com exceção de algumas poucas realmente interessadas em nós).

      Abs,
      Fernão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *