QUIZ DO TM / Crenças limitantes & ENCARREIRAMENTO / boomerangoo

Caros Leitores,

A meu ver, 2019 começou com muito trabalho – organização, planejamento, readequações de processos. Mas ainda poucos resultados práticos, como é de praxe no pré-Carnaval.

No entanto, muito importante estarmos todos preparados e por isto trago hoje uma reflexão sobre “crenças limitantes” no nosso setor. Quebrar ideias, conceitos, frases prontas …. reconstruir-se te levará a patamares mais altos, e se isto for levado à cabo por muitos membros do setor, o levará também a patamares mais altos.

P.S: ontem olhei o site do LACTE 14, e achei muito bacana as pessoas e caras novas que lá estarão. Sempre fui favorável a colocar gente nova para falar, tanto nos eventos que organizo quanto quando sou convidado e procuro colocar outras pessoas comigo no palco. Se o evento vai ser bom é outra história (provável que sim), mas já gostei do fato de que conhecerei muita gente com histórias diferentes!

P.S 2: A Gabriela Otto outro dia postou sobre “RIP RFP”. Mas ela só vai “ripar” conforme nós clientes formos conversando com nossos globais, amantes das longas planilhas, longos processos decisórios e longos catálogos de Hotéis. Sério que em 2019 a gente ainda está nessa de ficar 5 meses negociando com Hotéis? Tarifas dinâmicas, descontos de redes, agregadores de conteúdos e menos hotéis no Diretório (tarifas fixas) … você vai lembrar de mim quando conseguir isso!

Boa leitura!

QUIZ DO TRAVEL MANAGER PASSA OU REPASSA

Gente, estou surpreso com a quantidade de fornecedores que me falam que chegam em reuniões e seus interlocutores (no caso, os gestores e compradores) não sabem o que administram, ficam “boiando”. Como assim? Não que você tenha que ter na ponta da língua TODAS as respostas, mas que moral você tem para negociar ou cobrar algo se não domina um assunto, que no caso, é SEU assunto?

Eu mesmo nunca emiti uma passagem na minha vida, nunca fui consultor. Mas trabalhei em um SAC de TMC, estudei, convivi e convivo com diversos consultores (inclusive porque sou amigo de muitos) e aprendi, para poder ajudá-los em momentos complicados, orientar meus viajantes e cobrar resultados da TMC.

Por isso, preparei uma singela listinha de perguntas para o travel manager saber na ponta da língua o que fará a diferença em uma reunião de negócios:

1- Número de funcionários da empresa, e quantos destes são viajantes corporativos? Planejamento estratégico (e que pode ser dividido) de aquisições, vendas de unidades, aberturas de plantas, fusões?

2- 5 principais rotas domésticas e internacionais (e share de cada uma delas, com o % de cabeça); por que sua empresa tem este comportamento de compra? Uma fábrica, planta, projeto em especial? Qual o perfil de compra de tarifas domésticas (com, sem bagagem)? Light, Promo, Ultra Promo, Top ?

3- 5 principais cidades com hospedagem dentro e fora do Brasil
(e share de cada uma delas, com o % de cabeça); por que sua empresa tem este comportamento de compra? Se for diferente do Aéreo, qual a razão? As pessoas vão de carro até o destino que é importante na Hotelaria, mas não é no Aéreo?

4- Como sua empresa negocia o Diretório de Hotéis, qual a estratégia? Caps + tarifas dinâmicas + agregadores de conteúdo? GDS puro? OTAs?

5- Qual forma de pagamento sua empresa utiliza em cada categoria (aéreo, hotel, carro, fee da TMC)?

6 – Quais são as 3 principais diretrizes da Política de Viagens hoje? Há quanto tempo ela não é atualizada? Qual a governança?

É um guia bastante light, mas que já melhorará um pouco a preparação de compradores para receber e negociar com seus parceiros. Se eu fosse fornecedor, faria umas bem mais difíceis rsrs.

CRENÇAS LIMITANTES E ENCARREIRAMENTO NO TURISMO CORPORATIVO

É muito comum ouvirmos em nossas vidas a frase “ah, mas sempre foi assim”, ou aquela “não sei porque é assim, mas aprendi desta maneira e continuo fazendo desde então – afinal, aprendi com o MEGA BLASTER XYZ”.

Pior do que fazer algo sem entender o porquê, é ter uma crença que limite seus potenciais. Seu potencial de ser o melhor consultor de viagens da TMC ou da cidade em que atua, o de ser o melhor travel manager que já trabalhou em sua empresa, o de ser a melhor TMC para seu cliente, o de ser o melhor executivo de contas da sua equipe comercial.

Este setor sofre de muito baixa autoestima. A maioria dos profissionais têm vergonha de dizer aos seus amigos e familiares, ou ao desconhecido na fila do supermercado, aquilo que faz. Ao invés de falarem “eu emito passagens”, deveriam falar “eu ajudo pessoas a se deslocarem a serviço de maneira mais inteligente e econômica”. Ao invés de falarem “O Turismo é uma droga, paga pouco”, deveriam acrescentar valor, fazer diferença positiva real na vida das outras pessoas e então veriam chover empregos que lhe pagassem melhor.

Queria que você, ao ler este pequeno texto, refletisse se não deveria mudar sua programação mental e sentimentos em relação a seu trabalho no turismo e nos eventos corporativos. Se está infeliz com seu atual cargo, busque mudar de atividades na empresa! Ou vá para outra! Ou vá dar aula, monte um curso, um blog, uma empresa! Isso é uma corrente – quanto mais gente feliz ao trabalhar, mais qualidade teremos nos serviços prestados. Já vi pessoas que eram Operacionais e foram pro Comercial – destestaram – e tiveram a coragem de pedir para voltar… que maravilha essa atitude sincera consigo mesmas, com a empresa e com seus clientes! Enquanto muitos as criticaram, eu tirei meu chapéu.

Questione muito, questione tudo que puder pensando em melhorar – seja um processo, uma atividade, mas principalmente, você mesmo.

BOOMERANGOONOVIDADE BOA

No dia em que recebi o Prêmio Caio 2018, vi o anúncio de uma nova ferramenta para o setor de MICE e achei muito inovadora – a começar pelo nome. Assim como já falei aqui de Inteegra, HRS, B2B, Omnibees (ou seja, empresas que concorrem entre si, dando espaço a todos), hoje vou falar desta (e se reclamar, falo de novo! (brincadeira, lembrei de um Meme da Dilma e a Copa do Mundo 2014)).

Pelo que compreendi, é um metasearcher focado no usuário, e não nos fornecedores de eventos (A&B, espaços, audiovisual, transfer, etc). E poderá ser utilizada também para live marketing e comunicação (que geralmente se conectam ao tema MICE). A utilização será gratuita pelo usuário, a rentabilidade do negócio se dá pelo pagamento de espaço publicitário, anúncios, etc.

Segundo a empresa:

O QUE NÓS FAZEMOS

O Boomerangoo conecta quem compra, quem vende e profissionais da cadeia produtiva do setor, de maneira direta e personalizável. Usa curadoria social para reduzir tempo, custo e ociosidade.

PROBLEMA QUE RESOLVEMOS

● Comprador perde muito tempo na busca de produtos consultivos, dependentes de informação e curadoria, lacuna não atendida por palavras-chave do Google.

Fornecedor tem altos custos com mídia e vendas intermediadas.

● Profissionais do setor subutilizam seu networking e empregabilidade. SOLUÇÃO BOOMERANGOO

Comprador – Economiza até 90%* do tempo em busca, cotação e compra.

Fornecedor – Reduz até 90%* os custos com divulgação e vendas.

Profissional: Fortalece networking e empregabilidade.

MODELO DE RECEITA – Freemium com receitas recorrentes: destaques nas Buscas (Receita Fixa) e % sobre vendas realizadas pelo Fornecedor em Pedido de Cotação originada na plataforma. Expansível para 40 setores da economia e replicável globalmente


ENGLISH VERSION

Dear Readers,

In my view, 2019 started with a lot of work – organization, planning, and process adjustments. But still few practical results, as is usual in the pre-Carnival.

However, it is very important that we are all prepared and for this I bring today a reflection on “limiting beliefs” in our sector. Breaking ideas, concepts, ready-made phrases … rebuilding will take you to higher levels, and if this is carried out by many members of the industry, it will also lead it to higher levels.

Obs 1: Yesterday I looked at the site of LACTE 14, and I found the people and new faces there to be very nice. I have always been supportive of putting new people to talk, both in the events that I organize and when I am invited and try to put other people with me on stage. If the event is going to be good it’s another story, but I already liked the fact that I will meet a lot of people with different stories!

P.S 2: Gabriela Otto another day posted on “RIP RFP”. But it will only “rip” as long as we clients talk to our global peers or bosses. Seriously that in 2019 we are still in that of staying 5 months negotiating with Hotels? Dynamic rates, chain discounts, content aggregators and fewer hotels in the Directory (with negotiated rates) … try it and you’ll remember me when you get it!

TRAVEL MANAGER QUIZ

Guys, I’m surprised by the number of suppliers who tell me they come to meetings and their interlocutors (in this case, travel managers and buyers) do not know what they administer. What? Not that you have to have at the tip of the tongue ALL the answers, but what moral do you have to negotiate or charge something if you do not master a subject, which in the case, is YOUR subject?

I have never issued an air ticket in my life, I have never been a travel counselor. But I worked in a Customer Care of a TMC, studied, lived and live with several consultants (including because I am a friend of many) and learned by myself, to help them in difficult times, guide my travelers and collect TMC results.

So, I have prepared a simple list of questions for the travel manager to know at the tip of the tongue what will make the difference in a business meeting:

1- Number of company employees, and how many of these are corporate travelers? Strategic enterprise planning (what can be divided) of acquisitions, unit sales, plant openings, mergers?

2- 5 main domestic and international routes (and share of each of them, with % on top of your mind); Why does your company have this buying behavior? A factory, plant, project in particular? What is the profile of buying domestic rates (with, without luggage)? Light, Promo, Ultra Promo, Top fares?

3- 5 main cities with hotel nights inside and outside Brazil (and share of each of them, with % on top of your mind); Why does your company have this buying behavior? If it is different from Air, what is the reason? People go by car to the destination that is important in Hospitality, but it is not in the Air?

4- How does your company negotiate the Hotel Directory, what is the strategy? Caps + Dynamic Fares + Content Aggregators? Pure GDS? OTAs?

5- What form of payment does your company use in each category (air, hotel, car, TMC fee)?

6 – What are the top 3 Travel Policy guidelines today? How long has it not been updated? What is the governance?

It is a very light guide but it will improve the preparation of buyers to receive and negotiate with their partners. If I were a supplier, I would make a lot more difficult questions hehe

LIMITING BELIEFS AND CORPORATE TRAVEL CAREERS

It’s very common to hear in our lives the phrase “ah, but it’s always been like that,” or that “I do not know why it’s like this, but I’ve learned it this way and I’ve been doing it since then – I learned from MEGA BLASTER person XYZ”

Worse than doing something without understanding why, is having a belief that limits your potentials. Your potential to be the TMC’s best travel consultant, to be the best travel manager who has ever worked for your company, to be the best TMC for your customer, to be the best account executive of your business team

This industry suffers from very low self-esteem. Most professionals are ashamed to tell their friends and family, or the stranger in the supermarket queue, what they do. Instead of saying “I issue tickets”, they should say “I help people to travel for business in a more smart and economical way.” Instead of saying “Tourism is a drug, it pays little,” they should add value, make a real positive difference in other people’s lives, and then see jobs that pay better to knock on their doors.

I wanted you, as you read this little text, to reflect on whether you should change your mindset and feelings about your work in corporate travel and events. If you are unhappy with your current position, try to change activities in the company! Or go to another company! Or teach someone what you do , start a public course, a blog, a company! This is a chain – the more people happy to work, the more quality we will have in the services we provide to external guys. I’ve seen people who were Operational and went to Commercial – they hated it – and have had the courage to ask to go back … what a marvelous attitude to themselves, to the company and to their customers! While many criticized them, “I took off my hat” as we say in Brazil.

Ask yourself a lot, question everything you can think of to improve – be it a process, an activity, but mostly, yourself.

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Fernão Loureiro

Eleito em 2017 como um dos 75 Profissionais de Turismo Mais Influentes do Brasil e em 2019 o Melhor Gestor de Viagens Corporativas do Brasil (pelo Portal Panrotas), premiado em Boston (EUA) pela Global Business Travel Association (GBTA) e Personalidade do Ano Prêmio Caio em 2017, 2018 e 2019 na categoria Clientes. Finalista no concurso “Travel Manager 2018 na América Latina” do evento Viajes Corp Americas, no Panamá (onde também foi key note speaker). Autor do livro "Gestão Estratégica de Viagens Corporativas" e Fundador-Diretor da Loureiro Consultores e sócio-diretor de duas empresas - TataTur Operadora de Turismo e D'Amaro Odontologia Estética. Graduado em Gestão de Turismo pelo IFSP, Pós-Graduado em Gestão de Serviços pela FECAP e com MBA em Gestão Empresarial pela BBS. Coach formado pelo IBC. Instagram: @fernaoloureiro Youtube: ferlota68 LinkedIn: Fernão Loureiro

2 thoughts on “QUIZ DO TM / Crenças limitantes & ENCARREIRAMENTO / boomerangoo

  1. Fernão,bom dia!

    Como sempre, sou fã da forma como você critica as pessoas que olham sempre para o umbigo e não aceita que estas pessoas fiquem paradas enquanto o mundo anda.

    1) Tarifa dinâmica e broker as empresas pequenas e médias aprenderam a ganhar muito dinheiro com elas.
    2) Finalmente o turismo está sendo medido pela quantidade de soluções para as empresas e não mais pela quantidade de papel que um TM tem para mostrar seu trabalho.
    3) A Smartrips é o monstro adormecido. Quando eles voltarem, será muito mais disruptivo do que o mercado pode imaginar.

    Fica a dica.

    1. Meu caro Danilo,
      Muito obrigado! Ter um leitor mega inteligente e crítico como você é um baita desafio rsrs…. agradar uma mente poderosa não é fácil.

      Concordo totalmente sobre a Smartrips, são outros que apoio desde o início (e de graça, como todos que apoiei) porque vejo neles essa força incrível que você menciona. Estou ansioso pelo “Retorno”!

      Abraços,
      Fernão.

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