Botafogo campeão prova que a motivação leva à superação

Pouco se pode esperar de uma equipe de futebol, com um elenco considerado apenas razoável pelos críticos e que, no início de um disputado campeonato, perde um jogo por 6 a 0, para uma outra equipe que não constava sequer entre as favoritas ao título.

Dizem que determinadas coisas só acontecem ao Botafogo, o que confirma o que aconteceu no campeonato carioca de 2010. A mesmíssima equipe que sofreu a humilhante derrota para o Vasco, chegou ao título sem sequer precisar disputar as finais, ao ser campeã dos dois turnos, da Taça Guanabara e da Taça Rio.

Sem deixar dúvidas quanto à sua supremacia como equipe, o Botafogo literalmente ressurgiu das cinzas (e jogou fora as malditas camisas da mesma cor) para uma vitória final, que só não foi surpreendente para quem acompanhou o trabalho do maior responsável por este verdadeiro voo da fênix: o líder do grupo.

O técnico fez a diferença. Com a mesma equipe, sem solicitar sequer um único reforço, Joel Santana soube motivar o grupo e fazer com que Loco Abreu e Herrera superassem Adriano e Vagner Love, e o goleiro Jefferson fosse um gigante em relação ao festejado Bruno, da equipe adversária.

Eles foram importantes, mas não foram decisivos. Decisivo foi o conjunto, o grupo bem orientado, estimulado, motivado, verdadeiramente inspirado por um líder único, alguém capaz de “tirar leite de pedra”.

Mais um caso em que a motivação do grupo levou à superação individual.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

35 thoughts on “Botafogo campeão prova que a motivação leva à superação

  1. Para um bom trabalho em equipe, liderança é fundamental. Parabéns aos botafoguenses do trade, como Newton Vieira e vc, Luis, pelo que vejo. Um abraço,

    1. Maria Izabel,
      O que aconteceu com o Botafogo é realmente um “case” de motivação, inspirado por um líder.
      Como diria um grande amigo, este seu parabéns é “muito merecido”… 🙂
      Luís Vabo

  2. Luís,
    A motivação pode até fazer com que uma atinja resultados inacreditáveis, até mesmo aquelas missoes que aparentemente pareciam ser impossíveis.

    ” Sem saber que era impossível, foi até lá e fez! “

    1. Renato,
      Pois eu acho que foi justamente o que aconteceu.
      O Joel Santana não percebeu que era impossível ser campeão com esta equipe e, por não ter se dado conta desta impossibilidade, simplesmente trabalhou para vencer, e venceu.
      Luís Vabi

  3. Como flamenguista, prefiro não comentar…
    Izabel, não esqueça do Mário Toledo, botafoguense doente…Aliás, todo botafoguense é meio doente né…
    Saudações rubro-negras
    Artur

  4. Caro Luis Vabo,

    Interessante sua referencia a questao do tema : Lideranca!

    acho importante tb reavaliarmos a questao da individualidade….

    Sera que a sociedade observa o quao mal seria se o flamengo do Imperador e do Love , envolvidos com escandalos , trafico de drogas, alcoolismo e pouco comprometimento com o TREINO ganhasse?

    Alem de importante vitoria para os alvinegros, fica o registro sobre
    a questao da justica, da moral , da etica e da legitimidade.

    Abraco e boa semana!

    Mauricio Werner

    1. Maurício,
      Assisti ao jogo (e que jogo !) ao lado de amigos flamenguistas.
      Toda vez que Adriano ou Vagner Love pegavam na bola, o comentário era de que eles haviam chegado da noitada de sábado, diretamente para o jogo e, por isso, fracassaram.
      Não deixa de ser um alento o fato de que “exemplos” como este não terminem vitoriosos…
      Luís Vabo

  5. Maurício, menos…
    lembra daquela música: se gritar pega ladrão, não sobra um meu irmão… No antidoping, antiviolência, antieducação, muita gente rodaria hein… Olha o preconceito com os flamenguistas… só porque é loiro de olhos azuis? ou seriam verdes?

  6. Sr. Fernando
    O feito do Botafogo se deve a equipe guerreira que é, desde sempre,o glorioso..,fazer o que né..não é todo mundo que tem uma estrela dessas…
    Mas enfim..
    São muitas as lições que aprendemos com o futebol e que se aplica as nossas vidas pessoais e profissionais.A importancia do trabalho em equipe,a superação,nunca deixar de lutar;trabalhar e buscar sempre melhorias;no final as coisas podem virar a seu favor se você buscar e acreditar.
    Bjss
    Suellen

    1. Suellen,
      Em um trabalho em equipe, como é o caso de um time de futebol ou de uma equipe de call center, o conjunto sempre será vencedor em relação aos destaques individuais.
      Luís Vabo

  7. Caro Luís Vabo,
    não conhecia esse seu lado de cronista esportivo. Surpreendente o seu lado imparcial!!!!!
    O Botafogo mostrou logo no início da partida que entrou em campo para vencer e venceu bonito.
    Valeu!!!!!!, lembrando que sou tricolor, o que mostra minha isenção no comentário.
    Abraços

  8. sr.Fernando,

    Como vascaína, tenho que admitir que uma vitória sobre o flamengo, realmente nos enche de satisfação e não é só por conta da antiga rivalidade vasco x flamengo, é porque culturamente o flamengo representa atualmente o time das estrelas individualistas, pouco profissionais, que nem de longe lembram a figura de um atleta. Os atletas desde a antiguidade greco romana representavam a vitória da disciplina, persistencia e todos aqueles valores relacionados a superação dos limites do ser humano, e um deles certamente é o conceito de equipe onde a vitoria é de todos e por todos ;

  9. Luís,

    Mais um belo exemplo de liderança.

    Neste caso ficou claro que ter um ”Líder”na equipe, fez toda a diferença.

    O Botafogo vencer o campeonato carioca para muitos era impossível, não para o Líder Joal Santana !!

    Abraços.

    1. Márcia,
      A liderança já foi considerada, no passado, um talento raro: a pessoa nascia líder ou não. O conceito mais atual considera a liderança uma virtude, que pode e deve ser desenvolvida e aprimorada.
      Luís Vabo

  10. Liderança é exemplo, carisma, comprometimento, aposta na equipe, zelo. Joel Santana demonstrou ter essas características e soube aproveitar o que de melhor havia no time.

    Fogão campeão na raça!!! Que venha o Barcelona!!! Ou o Santos…

    1. Isso aí, filho.
      O líder une o grupo e cria condições favoráveis para a busca do objetivo.
      Serve, mais que apoia.
      Estimula, mais que empurra.
      Inspira, mais que motiva.
      É um catalisador de talentos.
      Bjs,
      Pai

  11. Nando,
    Sabemos que diante de desafios podendo contar um time comprometido é caminho para vitória! Acredito que foi nisso que Joel apostou! Bjs e boa sorte amanhã.

    1. Sol,
      O comprometimento da equipe é mesmo fundamental.
      O fato é que o comprometimento do grupo é uma variável que pode e deve ser trabalhada pelo líder.
      Ou seja, a liderança também atua neste componente do processo que leva à vitória.
      Bjs,
      Nando

  12. Prezado Vabo, mesmo como flamenguista ferrenho, tenho que concordar com as suas colocações. Particularmente, considero o Joel Santana um técnico limitado no que concerne a conhecimentos futibolísticos estratégicos para a armação eficaz de uma equipe. Todavia, é um técnico imbatível quando trata-se de motivação grupal. Assiti por mais de uma vez o Joel realizar esse mesmo trabalho no Flamengo e, na ultima vez que lá esteve, quase levou a equipe à conquista do campeonato brasileiro, quando o Flamengo possuia um time com qualidades individuais inferior até mesmo ao do Botafogo atual. Abraços e parabéns pela conquista.

  13. Fernando,
    Mais uma vez, muito bem redigido, e sobre tudo, oportuna a colocação de liderança, pois nesse jogo, botafogo x flamengo, foi um jogo entre liderança, comandada pelo rei do rio, Joel, com sua forma de colocar o trabalho realmente de equipe contra o outro lado de individualismo e falta de comprometimento, pois como dito por toda a imprensa, os atletas do Joel faziam questão inclusiuve da concetração, enquanto o adversário concentravam-se nas noitadas etc… Essa preferência pela concentração, em focar a solução, só é possível com uma liderança conforme essa feita pelo Joel Santana. Liderança não se adquire, isso já nasce com o Líder.

  14. Sr. Vabo

    Acredito que o grande responsável pelo título do botafogo foi mesmo Joel que além de ter carisma é iluminado e tem o grupo nas mãos simplesmente porque fala como ex-jogador e sabe o que os jogadores precisam e pensam,ou seja, saber ouvir os comandados é muito importante para o sucesso de um time. Mas como rubro negro não gostei nada do resultado.
    Att
    Pedro Ostritz

    1. Pedro,
      Devo admitir que, como botafoguense, gostei muito do resultado.
      O mais importante neste episódio foi percebermos o quanto a união do grupo é superior a talentos individuais.
      Luís Vabo

  15. Luis,
    Um grande time “queira de futebol’, infelizmente não o meu Mengão e nem o meu Verdão pelas razões que todos conhecemos…tem que ser igual a uma Orquesta, constantemente em sintonia e detalhe, com diretrizes claras por um estrategista e conceituado MAESTRO, ou seja um LIDER NATO !!!!!
    Grande Abraço
    Bruno Ciancio

  16. Luis,
    Um grande time “queira de futebol’, infelizmente não o meu Mengão e nem o meu Verdão pelas razões que todos conhecemos…tem que ser igual a uma Orquestra, constantemente em sintonia e detalhe, com diretrizes claras por um estrategista e conceituado MAESTRO, ou seja um LIDER NATO !!!!!
    Grande Abraço
    Bruno Ciancio

  17. Bom dia, Luís,

    Embora não tenha gostado da vitória do Botafogo, tendo em vista que sou Flamenguista, valeu o espírito de equipe, a motivação e a legítima liderança do técnico.

    O episódio confirma a diferença que um bom líder faz em qualquer situação, transformando um grupo de pessoas em um time de vencedores.

    Márcia Gribel

    1. Márcia,
      É isso mesmo.
      Da mesma forma que, como sempre afirmo, “uma empresa é formada por pessoas e mais algumas coisas”, confirmo que para a empresa ser bem sucedida, estas pessoas tem que ser bem lideradas, por um ou mais líderes.
      Luís Vabo

  18. Sogrinho,
    com certeza a vontade de vencer, o comprometimento, a garra e o trabalho em equipe são muito mais importantes do que o talento individual.
    E a vitória do Botafogo é mais um exemplo disso!
    Um time com um elenco fraco, com pouca técnica, mas muito motivado pelo líder Joel, venceu bonito o “império do amor”, cheio de estrelas apagadas……
    Valeu Fogão!!! 😉
    E parabéns pelo blog…
    Bjos,

    1. Norinha,
      Em especial em um esporte de grupo, o trabalho do grupo sempre vai prevalecer sobre o indivíduo.
      Como eu disse em um outro comentário (de um Sr. Sylvio):
      Se fosse tênis, daria Flamengo.
      Como é futebol, venceu o Botafogo.
      Bjinhos,
      Sogrinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *