DILMA, A ESFINGE…

No fim de semana passado, escrevi um post sobre a Presidenta do Brasil – DILMA: QUEM VAI ENCARAR? – que recebeu comentários de grande valor para a análise de sua personalidade, do ponto de vista do cidadão.

Mas um comentário específico, inserido no início da tarde desta 6a. feira, levou-me a retornar ao tema logo neste post seguinte, fato inédito no Blog Distribuindo Viagens (dois textos seguidos sobre o mesmo assunto).

É que o comentário do João Ferreira Bastos, alusivo a uma matéria da revista Fórum sobre o livro “A Vida quer é Coragem” merece, a meu ver, um post exclusivo:

“Prezado Vabo

A revista Forum deste mês traz uma resenha do livro “A vida quer é coragem” que conta parte da trajetória de nossa Presidenta, que tomo a liberdade de colar uma parte aqui em seu espaço.

“…Como a trajetória de Lula era quase do conhecimento público quando assumiu a presidência, seus movimentos eram de compreensão mais inteligível. No caso de Dilma, ainda se vive um processo de “decifrar a esfinge”. E o livro de Amaral é, até o momento, o trabalho mais completo nesse sentido.

Nele, aparecem detalhes de como Dilma lidou com a relação que o então marido teve com Bete Mendes enquanto ela estava presa. Ao também ser preso, Araújo decide revelar em uma mensagem para a mulher em uma carta de “letra miúda, papel fino, dobrado e redobrado até caber num chiclete mascado, escondido no fundo do maxilar do portador”, a relação que teria tido com a então famosa atriz. Carlos viria a reencontrar a companheira logo depois. “Foi uma emoção enorme aquele reencontro”, lembra. E completa na narrativa do livro: “Ela nunca me perguntou sobre o caso com Bete que eu contei naquela carta.”

A foto que acabou se tornando a contracapa do livro de Amaral, e que Fórum publica nesta edição, talvez seja o retrato mais completo da atual presidenta. O olhar de quem sabe o que está acontecendo e do que está por vir. Um olhar profundo de quem não se autopenitencia pela situação vivida. Muito pelo contrário. De uma jovem que tinha a exata dimensão do tamanho do combate do qual era uma das muitas personagens cuja vida estava em jogo.

Mas há outros trechos reveladores no livro. Não se pode deixar de tratar do momento em que foi informada sobre o câncer pelo médico Roberto Kalil Filho, quando ao final do telefonema, olhou para o seu secretário Anderson Dorneles e disse: “A vida não é fácil. Nunca foi.”

Esse parece ser um mantra de Dilma. Algo que ela parece repetir a todo momento para si. “A vida não é fácil. Nunca foi”. Nos momentos mais duros do governo, essa frase parece ser a válvula de escape para lidar com certas situações. Se “a vida não é fácil e nunca foi”, Dilma acaba arriscando, mesmo sem parecer que assim o faz. E faz isso muito mais do que Lula, mesmo sem parecer.

A vida quer é coragem é fundamental para começar a compreender a alma de Dilma. Veja bem: “começar a compreender”. Para entendê-la de fato, outros trabalhos contando sobre os bastidores do seu governo serão fundamentais.”

Obrigado pela participação, João Ferreira Bastos.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

6 thoughts on “DILMA, A ESFINGE…

  1. Caro Vabo,

    Ainda sobre a presidente Dilma, espero sinceramente que tenha sido para o bem comum que ela acaba de vetar 12 artigos do Código Florestal.

    Para quem quiser mais informações, recebi pelo FB os seguintes links:

    Estadão:
    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,dilma-veta-12-pontos-e-faz-32-modificacoes-no-codigo-florestal,877923,0.htm

    O Globo:
    http://oglobo.globo.com/pais/ministra-anuncia-veto-12-artigos-do-codigo-florestal-5021758

    Veja:
    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/dilma-veta-12-artigos-do-codigo-florestal

    Folha:
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/1095673-governo-veta-12-artigos-e-faz-32-modificacoes-no-codigo-florestal.shtml

    Um abraço,

    1. Cury,

      Como citei no post anterior, penso que a maioria da população delegou à Presidenta Dilma a escolha do melhor caminho a seguir neste caso.

      Isso, por si só, representa a credibilidade que ela alcançou.

      []’s

      Luís Vabo

  2. Prezado Vabo

    Os agradecimentos devem ser para nossa Presidenta, que apesar de todas as dificuldades que a vida lhe impôs é este ser tão complexo, corajoso e doce à ponto de não carregar rancor e chorar em publico.

  3. Sou obrigado a concordar que, nas atuais circunstâncias, a Presidente Dilma tem sido uma agradável surpresa para o Brasil. Com certeza está muito acima do nível raso de seu antecessor. Este, não contente em ter liderado um governo de oito anos de comícios e fanfarronices, luminoso por fora, mas podre por dentro, ainda insiste em dar pitacos fora de hora, demonstrando completa inaptidão para estadista. Se Dilma é melhor ou pior que outros governos que tivemos nem vem ao caso. O momento histórico é outro e acredito que ela está fazendo o melhor que as condições políticas e conjunturais lhe permitem. E olha que para eu escrever isso tive que fazer uso de toda a minha capacidade de tolerância e senso de justiça. Espero que tenha valido a pena e que Dilma continue trilhando esse caminho.

    Abraço LV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *