SOBRE FOCO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Estava lendo uma matéria d’O Globo, que ainda recebo em papel nos finais de semana, sobre o novo livro do Daniel Goleman, autor de “Inteligência Emocional”, que há 20 anos influencia o RH (ok, a Gestão de Pessoas) das empresas em todo o mundo.

Diferentemente da expressão cunhada para o título deste “best read” de 2 décadas atrás, o novo livro chama-se simplesmente “Foco”, cuja resenha e entrevista no caderno Boa Chance d’O Globo, apontam conceitos bem parecidos com os que levantamos em post aqui mesmo no Blog Distribuindo Viagens, em 08/12/2010, intitulado: GERAÇÃO 3D: DISPERSA, DESFOCADA E DISTRAÍDA

Naquela oportunidade, há pouco mais de 3 anos, eu comecei a perceber o fenômeno, que hoje agravou-se e tende a se tornar padrão de comportamento, mas o fato é que uma pessoa a quem atribui-se a alcunha de “multi-tarefa” não faz várias coisas ao mesmo tempo, mas um pouco de cada, com múltiplas interrupções e nenhum foco ou profundidade.

Curiosamente, o Fantástico de domingo passado apresentou matéria sobre uma pesquisa científica a respeito da (in)capacidade do ser humano em fazer bem mais de uma coisa ao mesmo tempo, testando coisas simples do cotidiano, como dirigir e falar ao celular ou dirigir e fazer contas bem simples.

O resultado é surpreendente (ou nem tanto), algo como “O cérebro humano é incapaz de dedicar-se, com qualidade, a mais de uma atividade simultaneamente !”

Ou seja, não é exclusividade da geração Y o fato de pular de um assunto ao outro, com deficit de atenção e incapacidade de concentração, fundamentais a uma análise crítica ou produção criativa, impedindo-o de aprofundar-se nos assuntos e de prestar atenção em qualquer coisa por mais do que 5 minutos.

Considerando a lentidão da evolução humana, seguramente essa habilidade não estará desenvolvida nesta ou na próxima geração.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

4 thoughts on “SOBRE FOCO E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

  1. De fato!!!!! SE nós lembramos daquelas cenas de amigos em um restaurante, com a comida esfriando e todos atualizando seus acessos nas redes, via smartphone……… A geração atual, é mais informada, possui mais tecnologia, é até mais preparada (evolução natural)…mas está se perdendo em um mar de opções de comunicação, e desfocada;;;;!!!

  2. De fato!!!!! SE nós lembramos daquelas cenas de amigos em um restaurante, com a comida esfriando e todos atualizando seus acessos nas redes, via smartphone……… A geração atual, é mais informada, possui mais tecnologia, é até mais preparada (evolução natural)…mas está se perdendo em um mar de opções de comunicação, e desfocada;;;;!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *