11/09 EM 13/11

Há 2 semanas postei sobre nossa viagem à New York e a experiência ao visitar o Memorial Museum, fantástica construção erguida em homenagem póstuma aos mortos nos atentados de 11/09/2001, cujo maior símbolo foi a queda das torres gêmeas do WTC, em New York, ícone do capitalismo ocidental.

Quando imaginávamos que o 11/09 começava a virar história, apesar das frequentes, mas pontuais, ações terroristas em todo o mundo, eis que Paris é, outra vez, alvo de ataques em pontos turísticos e locais de grandes aglomerações.

Stade de France, Gare Du Nord, Petit Cambodge, Le Carrilon, Bataclan Concert Hall, Belle Equipe e Les Halle são nomes que ficarão marcados por esta noite, como uma continuação macabra de NYC, quase um “11/09 reloaded”.

O estado de terror resumido nesta imagem do gramado do Stade de France ocupado pela torcida em pânico
O estado de terror resumido nesta imagem do gramado do Stade de France ocupado pela torcida em pânico

Independentemente da grande diferença na quantidade de vítimas entre os dois atentados, a maior semelhança entre eles é justamente a constatação do quanto as grandes nações parecem ainda despreparadas para garantir a paz interna contra inimigos cuja lógica é oposta aos valores ocidentais.

E o quanto tudo isso impactará nas relações internacionais, nos fluxos migratórios, no comércio entre os países e no turismo mundial.

Mesmo buscando ser realista, já fui tachado de pessimista quando postei, no final de 2014 e no início de 2015, sobre a crise econômica brasileira, que duraria até 2016 e, portanto, carecia uma atenção especial de empresários e empreendedores.

Depois desta sexta-feira 13, mesmo totalmente contra a minha vontade, devo reavaliar meus prognósticos.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

13 thoughts on “11/09 EM 13/11

  1. Oi Amigo, …..confesso que fui dormir bem triste com essas noticias, tenho clientes em Paris , fiquei acordado ate tarde pois teve clientes que so chegaram bem tarde no Hotel , agora re-avaliando , oque você acha que vai acontecer? esse negocio vai longe ?

    1. Pois é, Mohammed,

      Momento muito difícil para o mundo.

      Os países tenderão a se fechar, dificultando as relações entre as nações, de uma forma geral, trazendo consequências inevitáveis para algumas atividades econômicas.

      []’s

      Luís Vabo

        1. Entendo, amigo,

          Sua preocupação faz sentido.

          As pessoas simplificam suas conclusões a partir do desejo de justiça, e aí incorrem no grave problema da generalização.

          Mas acredito que esta questão seja bem minimizada no Brasil.

          Conte com meu apoio.

          []’s

          Luís Vabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *