SEMANA DE PÉROLAS E COINCIDÊNCIAS

A última semana de novembro ficará marcada no Brasil pela prisão de um senador e de um banqueiro, e suas consequências, além da descoberta do improvável relacionamento, muito próximo, de políticos importantes do Rio de Janeiro, cuja ambição desmedida os afastaram do objetivo de representar genuinamente seus eleitores.

Ambos os episódios serão lembrados, entre outros, pelas manifestações mais comezinhas da natureza humana, como prepotência, cinismo, deboche, escárnio, delação, abandono, traição, crime de corrupção etc.

Naturalmente coincidência

1) O prefeito Eduardo Paes teria feito um acordo com o senador Romario, para desistir de concorrer à prefeitura do Rio em 2016 e apoiar a candidatura de Pedro (agressor de mulher) Paulo, em troca da ocultação de sua conta no banco BSI.

Um por todos, todos por um ou, mais moderno, #TamoJunto
“Um por todos, todos por um”, “Amigos desde criancinha” ou, mais moderno, #TamoJunto

2) O banco BSI, que negou a existência da conta de Romario (embora agora o próprio Romario admita), pertence ao BTG Pactual, de André (obstrução da justiça) Esteves, preso por envolvimento na Operação Lava-Jato.

3) Por último, a Procuradoria Geral da República encontrou um documento na casa de Diogo Ferreira, chefe de gabinete do senador Delcídio do Amaral, com o seguinte texto escrito na verso: “Em troca de uma emenda à Medida Provisória número 608, o BTG Pactual, proprietário da massa falida do banco Bamerindus, o qual estava interessado em utilizar os créditos fiscais de tal massa, pagou ao deputado federal Eduardo Cunha a quantia de R$ 45 milhões”.

Não, os três fatos não têm nada a ver um com o outro, são apenas múltiplas coincidências…

Questões humanitárias

O fundador e presidente do BTG Pactual, André Esteves, é acusado de atrapalhar as investigações da Lava-Jato, em conluio com o senador Delcídio do Amaral, através de um plano conjunto para facilitar e bancar a fuga de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras que está preso em Curitiba.

O senador Delcídio Amaral, o banqueiro André Esteves e o ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró, todos presos por envolvimento na Operação Lava-Jato
O senador Delcídio Amaral, o banqueiro André Esteves e o ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró, todos presos por envolvimento na Operação Lava-Jato

1) Delcídio justificou a obstrução da justiça pelas suas “preocupações humanitárias” com o estado psicológico de Cerveró na prisão.

2) Esteves não alegou nada ainda mas, preso em Bangu 8, já conseguiu receber a visita da esposa, “privilégio humanitário” autorizado pelo secretário estadual de Administração Penitenciária, mas que outros familiares de presos levam semanas ou meses para conquistar.

Como se vê, as questões humanitárias são tratadas de forma peculiar quando os envolvidos são muito ricos e poderosos.

Pérolas da obviedade

A ministra do STF Carmen Lúcia virou “pop” nas redes sociais, ao proferir uma defesa de voto favorável à prisão do senador Delcídio (nunca antes na história desse país) Amaral, líder do governo do PT no Senado, com as seguintes obviedades, confirmando, com a chancela do Supremo Tribunal Federal, que, sim, o óbvio precisa ser dito e repetido:

Ministra conquistou popularidade nas redes sociais pelas frases de efeito e decisões carregadas de justiça social
Ministra conquistou popularidade nas redes sociais pelas frases de efeito e decisões carregadas de justiça social

A esperança venceu o medo,… O cinismo venceu a esperança,… O escárnio venceu o cinismo,… Mas o crime não vencerá a justiça.

Uma semana agitada, mas o mais interessante é este sentimento de que as próximas semanas prometem muito mais…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

2 thoughts on “SEMANA DE PÉROLAS E COINCIDÊNCIAS

  1. Promete, sim, caro Vabo. Cunha acaba de aceitar o pedido de impeachment contra a presidente. Os petistas, suponho, jamais leram SunTzu (A Arte da Guerra): jamais deixe seu inimigo (Cunha) sem uma saída honrosa, pois assim ele lutará com todas as forças até a morte!!!

    1. Prezado Olavo,

      Eduardo Cunha tenta redirecionar os holofotes para Dilma, afinal, impeachment da presidente terá muito mais apelo jornalístico do que cassação de deputado…

      Mas pode dar certo…

      []’s

      Luís Vabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *