COMO VOCÊ PRETENDE MUDAR O MUNDO?

A diferença entre “talento empresarial” e “espírito empreendedor” talvez seja apenas as gerações diferentes em que estas duas expressões foram cunhadas, pois parecem significar a mesma coisa.

No passado, dizia-se que o “talento empresarial” era uma virtude que o sujeito trazia do berço, enquanto que, atualmente, o “espírito empreendedor” pode ser desenvolvido, estimulado e até ensinado numa sala de aula.

O Luís Vabo Júnior é professor de Empreendedorismo, matéria que leciona para estudantes de engenharia da PUC-Rio, há mais de 3 anos.

Semana passada, escolhido paraninfo de uma turma de formandos pela primeira vez, ele proferiu o seguinte discurso, que resume bem tudo o que é transmitido nas aulas de empreendedorismo:

“Boa tarde !

Gostaria de cumprimentar os alunos que se formam hoje no Domínio Adicional de Empreendedorismo da PUC-Rio, os já formados aqui presentes, os que estão em formação, os meus colegas professores, funcionários, os familiares e amigos que vieram aqui hoje nos prestigiar.

Como você pretende mudar o mundo?

Como você pretende mudar o mundo? Sozinho ou acompanhado?
Como você pretende mudar o mundo? Sozinho ou acompanhado?

Essa é a pergunta que eu faço no primeiro dia de aula para o meus alunos de Empreendedorismo.

Alguns têm a resposta na ponta da língua. Outros dizem: “quero ajudar os outros”. E muitos respondem: “nunca parei para pensar. Não faço ideia”.

Sempre faço esta provocação, porque o empreendedor é um agente de mudanças no mundo. E o mundo aqui é qualquer coisa entre você e o planeta, pois quando você decide empreender, querendo ou não, você vai mudar algum mundo. Nem que seja o seu próprio.

Então esta pergunta, antes de tudo, é um convite.

Mas, afinal, o que é empreender?

Compilei algumas definições que me agradam.

O empreendedor é aquele que encontra um problema, enxerga algo que outras pessoas querem ou precisam. Planeja como implementar essa solução e imprime um esforço para que a nova solução esteja disponível. Ou seja, partimos do princípio de que todos os problemas do mundo já foram resolvidos. E cabe ao empreendedor propor algo melhor.

Já a definição de Harvard diz que “Empreendedorismo é a busca implacável da oportunidade independentemente dos recursos atualmente controlados. É uma busca implacável porém não imprudente”.

Mas a que eu mais gosto é: “Empreender não é só abrir uma empresa, é uma atitude de vida. É aplicar os seus recursos mais preciosos (seu tempo, sua energia, sua saúde) a favor de um propósito e em busca de um sonho. É ser um agente de mudança da sociedade e deixar um legado para nossos filhos e netos”.

Por isso, nosso objetivo nos cursos de Empreendedorismo na PUC-Rio não é apenas ensinar ferramentas aos nossos alunos, mas principalmente despertar neles o espírito empreendedor. Que eles aprendam a aprender.

Nossos cursos são ideais para os alunos que estão em processo de criação e desenvolvimento de seus empreendimentos. Mas muitos alunos eventualmente não abrirão empresas de imediato ou mesmo nunca o farão. Neste caso, nossa missão é plantar a semente neles, para se tornarem pessoas e profissionais melhores.

Eu mesmo fiz os cursos de empreendedorismo durante a minha graduação na PUC-Rio e só fui colocar em prática 7 anos depois quando incubamos nossa empresa aqui no Instituto Genesis, porém com certeza a centelha havia sido despertada em mim desde o início.

Agora, muitos de vocês vão, de fato, empreender no Brasil. Não vou te enganar. Durante o seu caminho, você irá encontrar muitos desafios. Apesar disto, não há motivo para pessimismo, temos que acreditar no Brasil e sonhar em construir um país de empreendedores!

Chegando ao fim deste ciclo do Domínio Adicional, gostaria de compartilhar aqui com vocês alguns aprendizados:

– Sua rede de contatos é para a vida toda. Procure cultivá-la!

– Conhecimento é a chave para o sucesso. Nunca parem de estudar, nunca parem de aprender!

– Estratégia é principalmente decidir o que não fazer. Tenham foco e disciplina!

– Não se preocupem com o TER ou com o SER. Priorizem sempre o FAZER, porque desta forma o SER e o TER serão consequências naturais!

– Dá o mesmo trabalho sonhar pequeno ou sonhar grande, então sonhem muito grande!

– Encontre um propósito, uma causa, um porquê e lute por isso!

– Trabalhe muito duro, pois este é o único caminho para prosperar, pois nada vai cair do céu…

Para concluir, eu gostaria de dizer que eu acredito em vocês! Eu acredito que vocês têm a força e a paixão para mudar o mundo! Vocês têm a capacidade de encontrar novas soluções para os diversos graves problemas globais que enfrentamos hoje.

Eu acredito nisso! Eu acredito que enquanto vocês, empreendendo, criam essas inovações, vocês fazem a vida ser melhor para todos nós. E estou muito animado para apoiá-los neste processo.

E lembre-se que mais importantes do que suas qualidades, habilidades, o diploma que você tem na parede ou seu sobrenome, o que demonstra quem realmente você é, são as suas escolhas.

Por isso, novamente eu te pergunto: como você pretende mudar o mundo?”

.

Sobre o autor: Luis Vabo Jr é diretor executivo da B2W Digital, Professor de Empreendedorismo na PUC-Rio, Empreendedor Endeavor, Vencedor do Prêmio E-Commerce Brasil na categoria Inovação, OPM pela Harvard Business School, Mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ, extensão na EMLyon na França e Engenheiro de Produção pela PUC-Rio.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

10 thoughts on “COMO VOCÊ PRETENDE MUDAR O MUNDO?

  1. Brilhantes palavras.
    Os “aprendizados” descritos pelo autor são excelentes!!!
    Acho que para mudar o mundo devemos contribuir com nossas ideias, admitir o contraditório, discutir face a face (prós e contras) e trabalhar em decorrência da decisão tomada por quem de direito, na sua esfera de atribuições.
    Se todos agirem assim, o mundo, o País, cada cidade e as instituições melhoram.
    Mas… como é difícil!!!

  2. Brilhantes palavras.
    Os “aprendizados” descritos pelo autor são excelentes!!!
    Acho que para mudar o mundo devemos contribuir com nossas ideias, admitir o contraditório, discutir face a face (prós e contras) e trabalhar em decorrência da decisão tomada por quem de direito, na sua esfera de atribuições.
    Se todos agirem assim, o mundo, o País, cada cidade e as instituições melhoram.
    Mas… como é difícil!!!

  3. Oi Amigo, excelente post ….quero mudar o mundo sim e a realidade das pessoas , e se não podemos fazer pelo menos criamos o ambiente para quem pode fazer …. vamos implantar um uber do train ou do metro ou do motoboy ou criar um carro que voa e assim faremos mais uma concorrência para a aviação ?

      1. simmm ….vamos mudar a realidade do Pais e fazer a diferença …vimos pra competir e descobrir nossos limites 🙂 estamos junto Brooo …. queria muito você ter vindo no Evento mais em 2016 não vai faltar oportunidade e novidade e encontros se Deus quiser …valewww Brooo

  4. Oi Amigo, excelente post ….quero mudar o mundo sim e a realidade das pessoas , e se não podemos fazer pelo menos criamos o ambiente para quem pode fazer …. vamos implantar um uber do train ou do metro ou do motoboy ou criar um carro que voa e assim faremos mais uma concorrência para a aviação ?

      1. simmm ….vamos mudar a realidade do Pais e fazer a diferença …vimos pra competir e descobrir nossos limites 🙂 estamos junto Brooo …. queria muito você ter vindo no Evento mais em 2016 não vai faltar oportunidade e novidade e encontros se Deus quiser …valewww Brooo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *