Nigéria se torna primeiro país a banir modelos estrangeiros de anúncios
“Todos os anúncios, publicidade e materiais de comunicação de marketing direcionados ou expostos no espaço publicitário nigeriano devem usar apenas modelos nigerianos e artistas de voz”, diz o texto do órgão regulador de publicidade da Nigéria publicado no Twitter.
Será que precisaremos de uma Lei dessas no Brasil ? Começo minha matéria desta semana levantando esta questão que é muito séria e que só vai se efetivar no Brasil quando afetar financeiramente as empresas. Aliás já afeta , porque onde não nos vemos não consumimos , esta já é a estratégia utilizada por nós no Movimento Black Money.
O Brasil tem a maior população negra fora da África e a segunda maior do planeta. A Nigéria, com uma população estimada de oitenta e cinco milhões, é o único país do mundo com uma população negra maior que a brasileira.
“Se os consumidores negros formassem um país, seria o 11º país do mundo em população, com 114,8 milhões de pessoas, e 17º país em consumo. Apesar disso, os negros são sub-representados na comunicação – mais de 90% das campanhas publicitárias têm protagonistas brancos. ” Pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva em 2018.
Vamos falar de banco de imagem no turismo ?
Minha experiência na África do Sul foi de satisfação com algumas indagações , por onde passava me via como a próxima negra a comprar um apto num condomínio de luxo , a comprar um carro , a usar um perfume , frequentar um shopping e até mesmo consumir margarina com uma família negra feliz , e não posso me esquecer dos programas de TV e Comerciais nos Intervalos, eu estava neles . Mas quando era Turismo não aparecia nada , turistas , eram Europeus brancos , mas não era isso que a gente via nas ruas , não era isso que a gente via nos restaurantes , víamos nativos africanos nos espaços , a não ser nos Safaris , lá eu posso dizer que nenhum turista negro.
Nos Estados Unidos a publicidade é tão fraca quanto na America do Sul , na Flórida a publicidade até se esforça pelo menos , e eu vejo muitos turistas negros por lá .
No Brasil , quando me vejo até comemoro , me emociono e contemplo como uma vitória , mas realmente isto não está certo .
Uma certa feita aqui na Bahia na Cidade de Santo Amaro da Purificação no Recôncavo Baiano a Prefeitura promoveu a festa da cidade , a mais tradicional dela com uma imagem que chocou a todos, o banco de imagem escolhido foi de um grupo de jovens brancos , louros modelo escandinavos e foi acusado de Racismo. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 38,4% da população de Santa Amaro é negra e 51,3% é parda, enquanto apenas 7,6% dos moradores da cidade declararam ser brancos. A população total de Santo Amaro é de 57.800.
Em Salvador não é muito diferente se prestarem atenção no Carnaval durante as passagens dos trios as câmeras focam em quem está dentro das cordas e nos Camarotes , e quem são eles ? Turistas brancos , mas os negros também estão lá , mas não são filmados . Em alguns DVD´s de de músicos baianos a edição de imagem colabora para isso, não colocando a realidade e sim focando somente em “gente bonita” , para quem é negro entendemos imediatamente essa frase , o lugar tava ótimo , só tinha “gente bonita” .
Quando resolvem usar o banco de imagens , parece que só existe uma única modelo para tudo, e ela não é brasileira , aliás a maioria das imagens de pessoas negras que aparecem na publicidade brasileira não é local , e por que ? Outro detalhe super importante é colocar uma imagem de negros consumindo nos lugares e até mesmo como empresários , gerentes de bancos e ao chegar nestes lugares não encontrarmos nenhum. A publicidade precisa ser séria e trabalhar com a verdade , não adianta promover lugares usando fotos inclusivas para atrair as maiorias ( negros não são minorias ) e ao chegar lá encontrarem somente negros servindo e ou o turista negro ser tratado com racismo .
Aos departamentos de Marketing do Trade Turístico, peço que repensem suas publicidades, esta semana eu fiquei bem decepcionada com um Resort que tem escritório na República Dominicana ,onde em todo o seu banco de imagens não encontramos nenhuma diversidade para promover sua promoção .
Algo muito pontual , não adianta contratar negros para trabalhar nesses setores e não deixarem que eles promovam sua narrativa, não estamos falando sobre favores e sim sobre direitos e um mundo mais diverso e inclusivo .
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