PRECISAMOS FALAR DE BANCO DE IMAGEM E REPRESENTATIVIDADE

Nigéria se torna primeiro país a banir modelos estrangeiros de anúncios

“Todos os anúncios, publicidade e materiais de comunicação de marketing direcionados ou expostos no espaço publicitário nigeriano devem usar apenas modelos nigerianos e artistas de voz”, diz o texto do órgão regulador de publicidade da Nigéria publicado no Twitter.


Será que precisaremos de uma Lei dessas no Brasil ? Começo minha matéria desta semana levantando esta questão que é muito séria e que só vai se efetivar no Brasil quando afetar financeiramente as empresas. Aliás já afeta , porque onde não nos vemos não consumimos , esta já é a estratégia utilizada por nós no Movimento Black Money.

O Brasil tem a maior população negra fora da África e a segunda maior do planeta. A Nigéria, com uma população estimada de oitenta e cinco milhões, é o único país do mundo com uma população negra maior que a brasileira.
“Se os consumidores negros formassem um país, seria o 11º país do mundo em população, com 114,8 milhões de pessoas, e 17º país em consumo. Apesar disso, os negros são sub-representados na comunicação – mais de 90% das campanhas publicitárias têm protagonistas brancos. ” Pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva em 2018.

Vamos falar de banco de imagem no turismo ? 

Precisamos aumentar nossas opções de imagens para atingir um público que entenda que ele pode e deve viajar para onde quiser
Imagem do meu arquivo na Table Mountain – Cidade do Cabo
Da direita pra esquerda Pedro Borges, Cintia Ramos , Bia Moremi , Guilherme Soares Dias e Tânia Neres (eu)

Minha experiência na África do Sul foi de satisfação com algumas indagações , por onde passava me via como a próxima negra a comprar um apto num condomínio de luxo , a comprar um carro , a usar um perfume , frequentar um shopping e até mesmo consumir margarina com uma família negra feliz ,  e não posso me esquecer dos programas de TV e Comerciais nos Intervalos, eu estava neles . Mas quando era Turismo não aparecia nada , turistas , eram Europeus brancos , mas não era isso que a gente via nas ruas , não era isso que a gente via nos restaurantes , víamos nativos africanos nos espaços , a não ser nos Safaris , lá eu posso dizer que nenhum turista negro.
Nos Estados Unidos a publicidade é tão fraca quanto na America do Sul , na Flórida a publicidade até se esforça pelo menos , e eu vejo muitos turistas negros por lá .

Imagem do site da Universal Parks


No Brasil , quando me vejo até comemoro , me emociono e contemplo como uma vitória , mas realmente isto não está certo . 
Uma certa feita aqui na Bahia na Cidade de Santo Amaro da Purificação no Recôncavo Baiano a Prefeitura promoveu a festa da cidade , a mais tradicional dela com uma imagem que chocou a todos, o banco de imagem escolhido foi de um grupo de jovens brancos , louros modelo escandinavos e foi acusado de Racismo.  De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 38,4% da população de Santa Amaro é negra e 51,3%  é parda, enquanto apenas 7,6% dos moradores da cidade declararam ser brancos. A população total de Santo Amaro é de 57.800.
Em Salvador não é muito diferente se prestarem atenção no Carnaval durante as passagens dos trios as câmeras focam em quem está dentro das cordas e nos Camarotes , e quem são eles ? Turistas brancos , mas os negros também estão lá , mas não são filmados .  Em alguns DVD´s de de músicos baianos a edição de imagem colabora para isso, não colocando a realidade e sim focando somente em “gente bonita” , para quem é negro entendemos imediatamente essa frase , o lugar tava ótimo , só tinha “gente bonita” .


Quando resolvem usar o banco de imagens , parece que só existe uma única modelo para tudo, e ela não é brasileira , aliás a maioria das imagens de pessoas negras que aparecem na publicidade brasileira não é local , e por que ?  Outro detalhe super importante é colocar uma imagem de negros consumindo nos lugares e até mesmo como empresários , gerentes de bancos e ao chegar nestes lugares não encontrarmos nenhum. A publicidade precisa ser séria e trabalhar com a verdade , não adianta promover lugares usando fotos inclusivas para atrair as maiorias ( negros não são minorias ) e ao chegar lá encontrarem somente negros servindo e ou o turista negro ser tratado com racismo . 

Imagem colhida no site da CVC sobre Turismo na Africa do Sul

Aos departamentos de Marketing do Trade Turístico, peço que repensem suas publicidades, esta semana eu fiquei bem decepcionada com um Resort  que tem escritório na República Dominicana ,onde em todo o seu banco de imagens não encontramos nenhuma diversidade para promover sua promoção .

Algo muito pontual , não adianta contratar negros para trabalhar nesses setores e não deixarem que eles promovam sua narrativa, não estamos falando sobre favores e sim sobre direitos e um mundo mais diverso e inclusivo . 

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Tânia Neres

Tânia Neres é CEO da TN Estratégias Operacionais de Turismo. Paulista que escolheu a Bahia como lar, a executiva tem mais de 30 anos de experiência no mercado de Turismo em várias áreas (agência de viagens, consolidação, operadora turística e mentoria para novas agências)

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