Publiquei nas minhas redes sociais a primeira pesquisa da Skyscanner 3 semanas atrás, e nessa 4ª edição, mais e mais pessoas estão vendo a situação global melhorando.
A percepção global de riscos de viagens está diminuindo lentamente. Embora o otimismo das pessoas em viajar no final deste ano permaneça estável, as viagens domésticas prevalecem em comparação às globais, aumentando de 8% para 35% rapidamente nas últimas semanas.
Uma semana atrás, a procura dos brasileiros era somente para destinos nacionais, agora (23/04), Miami já aparece em 4º lugar, perdendo para São Paulo (1º), Rio de Janeiro (2º), Recife (3º), sendo Fortaleza ocupando o 5º lugar.
A situação global está melhorando?
- 9% na 1ª semana
- 26% na 2ª semana
- 33% na 3ª semana
A situação doméstica está melhorando?
- 8% na 1ª semana
- 35% na 3ª semana
- Na região Ásia Pacífico, o salto foi de 24% para 41%
A situação global está piorando?
- 74% na 1º semana
- 45% na 2º semana
- 35% na 3ª semana
O que os viajantes estão pensando?
Nos EUA, 74% dos viajantes estão confiantes de que será seguro viajar internacionalmente novamente em seis meses. Outros destinos, incluindo Brasil, Austrália, Japão e Coréia do Sul, têm muito menos confiança, com porcentagens variando de 38 a 56%. Quanto às viagens domésticas, os destinos em geral são mais confiantes, com 61 a 91% dos viajantes confiantes de que será seguro viajar internamente novamente em seis meses.
VIAGENS INTERNACIONAIS
Nas Américas, a porcentagem de pessoas confiantes de que será seguro viajar internacionalmente novamente em seis meses aumentou de 60% para 66% na semana passada:
- 74% dos viajantes dos EUA
- 49% dos viajantes brasileiros
Na Ásia Pacific, esse número permaneceu em 52% na semana passada:
- 56% dos viajantes australianos
- 38% dos viajantes japoneses
- 47% dos viajantes sul-coreanos
Na Europa, esse número caiu de 75% para 73% na semana passada – mas eles continuam sendo a região mais otimista:
- 72% dos viajantes holandeses
- 74% dos viajantes alemães
VIAGENS DOMÉSTICAS
Nas Américas, a porcentagem de pessoas confiantes de que será seguro viajar internamente novamente em seis meses aumentou de 79% para 81% na semana passada:
- 85% dos viajantes dos EUA
- 74% dos viajantes brasileiros
Na Ásia Pacific, esse número aumentou de 86% para 89% na semana passada:
- 82% dos viajantes australianos
- 61% dos viajantes japoneses
- 86% dos viajantes sul-coreanos
Na Europa, o número permaneceu o mesmo em 82%:
- 91% dos viajantes holandeses
- 87% dos viajantes alemães
- 82% dos viajantes do Reino Unido
“O otimismo dos viajantes está aumentando semana a semana, o que se reflete na pesquisa para viagens no segundo semestre do ano, com pesquisas de viagens de longo curso aumentando 30% nas últimas três semanas.
Isso aponta para o pico de viagens mudando para o final do ano e é refletido pelos fornecedores da cadeia produtiva de viagens, que aumentam as oportunidades de opções flexíveis de reservas para estimular o interesse, apesar das incertezas contínuas sobre quando as restrições de viagens internacionais podem ser levantadas.“, diz Gavin Harris, diretor comercial das parcerias estratégicas do Skyscanner.
Portanto, meus amigos, vamos nos manter ativos, com foco na gestão de custos, plano de retomada, reaberturas, estruturação de processos e estratégias, e foco total no cliente final. Cuidem-se!
=====
Leia também: A Aceleração das Tendências do Turismo de Luxo (10 Dicas)
Oi Gabriela!
Nossa, ontem numa reunião comentava isso com a minha equipe, e foi só na sensação. O mercado nacional (Chile) está reagindo mais do que o internacional. Uma boa oportunidade de oferecer pacotes atrativos aos nossos clientes, acho que tem que ser o primeiro foco pra começar a surgir novamente. 🙂