A ‘Disneyficação’ dos Destinos Turísticos

Overtourism é uma expressão que nasceu em 2016 e significa ‘excesso de turismo’. E os números mostram isso. Em 2016, 1,2 bilhão de turistas viajaram internacionalmente. Em 2030 serão 1,8 bilhão.

Em 2017, a indústria de viagens gerou US$ 7,9 trilhões e representou 10% do PIB Mundial.

Os benefícios do Turismo todos nós sabemos. ‘Turismo é a força do bem no mundo, criando empregos e crescimento econômico’, diz Gloria Guevara, presidente e CEO do World Travel & Tourism Council (WTTC).

Entretanto, os impactos negativos do turismo de massa que assolam muitos destinos turísticos, ganham cada vez mais espaço na mídia.

Desde 2017, muitos governos estão tomando medidas para conter a ‘invasão de turistas’ e o decorrente ‘surto de atividades’ em suas cidades.

Muralha da China

Algumas ações já tomadas:

  • Barcelona – limite na construção de hotéis e emissão de novos aluguéis turísticos.
  • Botswana
    1. Novo imposto de EUR 30 para todos turistas que entram no país para conservação dos locais de safári.
    2. Turistas que se comportam mal podem ser multados até EUR 3.000 (Ex.: urinar na rua, ficar nu em público, subir em árvores, etc)
  • Veneza – planeja proibir novos hotéis no Centro Histórico, e desviar os cruzeiros de passar pela Praça São Marcos.
  • Machu Pichu – 2 ingressos, um para a manhã e outro para a tarde. Quem quiser ficar mais, terá que comprar 2 tickets.
  • Maya Bay – O cenário do filme ‘A Praia’ com o Di Caprio é a praia mais famosa do mundo, e será fechada por 3 meses em uma tentativa de reverter os terríveis danos causados pelo turismo desenfreado ao recife de corais ao redor.
Maya Bay, e a invasão dos turistas chineses.

Mas de todos os destinos, Amsterdã é o que está levando mais à sério a ideia de acabar com a ‘Disneyficação’:

Entre as resoluções estão:

  • Proibição de aluguéis de curto prazo. Leia-se Airbnb.
  • Desvio de navios de cruzeiro do ancoradouro do centro da cidade.
  • Aumento do imposto turístico de 4% para 7%.
  • Proibição das lojas destinadas à turistas (com aluguel de bicicleta, souvenirs, ingressos de excursões, cervejas baratas, e até waffles).
Amsterdã

Harold Goodwin, da Turismo Responsável, analisa o tema: ‘É o oposto do Turismo Responsável, que faz melhores lugares para se viver e melhores lugares para se visitar. Muitas vezes, tanto visitantes quanto turistas experimentam a deterioração ao mesmo tempo.’

E o Brasil?
Em uma matéria do Telegraph Journal, o Brasil é citado em função das suas tarifas aéreas ‘surreais’ como medida de prevenção ao ‘overtourism
Você concorda?

Claro que existem muitas maneiras da indústria se manter em equilíbrio.  Entretanto, muitos profissionais do setor tem opinião unilateral:

  1. Overtourism é uma realidade em alguns destinos do país e sou super a favor de medidas que restrinjam o excesso.
  2. O Brasil está longe disso. Precisa é de mais turistas. Isso movimenta e mantém nossa indústria crescendo.’

Qual sua posição em relação à ‘Disneyficação‘ dos destinos turísticos no Brasil? VOTE NOS COMENTÁRIOS.

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A Renovação dos Banheiros dos Hotéis

Os banheiros tornaram-se tão importantes para os viajantes quanto os quartos, e os hotéis estão mergulhando em designs cada vez mais criativos.

Conheça algumas novidades:

  • O Laboratório de Inovação da Marriott, por exemplo, está testando várias novidades. Uma delas é o espelho de corpo inteiro programado para mostrar movimentos de yoga e ligar o chuveiro sem ter que tocar em um botão.
  • Já a Hilton quer desconstruir e isolar a área de entrada da parte de higiene pessoal.
  • O N’Room by Novotel, da Accor, incorporou chuveiros com efeito chuva, iluminação suave e música em seus banheiros. Damien Perrot, VP Senior de Design e Serviços Técnicos da empresa afirma: ‘O banheiro é parte muito importante da experiência, e está mudando de lugar funcional para emocional, do segmento econômico ao luxo’.
  • O InterContinental Hotels Group (IHG) está substituindo os tradicionais espelhos emoldurados por aqueles retroiluminados, que proporcionam uma distribuição de luz uniforme em torno das bordas.
  • O Wyndham Hotel Group quer banheiros ecologicamente corretos, e investe na instalação de torneiras, vasos sanitários e chuveiros de baixo fluxo, ainda com ótima pressão de água.

Entretanto, alguns itens continuam fazendo sucesso, e devem ser mantidos em todas as categorias de hotéis:

  • Linhas limpas,  superfícies brancas e organizadas.
  • Excelente iluminação
  • Design
  • Tomadas
  • Espelho grande (e se possível um pequeno que amplia o rosto, ideal para maquiagem, por exemplo)
  • Cada vez mais tecnologia

Mas quando se fala de luxo, os ambientes devem se assemelhar a um spa, e o foco permanecer no bem-estar e relaxamento. Nesse caso, alguns outros itens tem ganhado destaque:

  • Tamanho ainda maior.
  • Caixas de som embutidas que sincronizam com smartphones.
  • Penteadeiras.
  • Bidês automatizados.
  • Assentos aquecidos.
  • Controle touch pad para banheiras.
  • Espelhos com TVs ocultas
  • Banheiras esculturais, símbolos de um estilo de vida único.

Outras tendências também são citadas, mas particularmente não acredito que vão ‘pegar’, como latão, cores mais escuras e estilo vintage.

Muita coisa também está sendo desconsiderada:

  • Telefonesim, as pessoas levam seus smartphones para o banheiro.
  • Banheiras – que serão limitadas ao segmento luxo, desaparecendo aos poucos até do upscale. O espaço será substituído por ambientes com amplos e chuveiros excepcionais.

 

Em geral, para todas as categorias, as principais tendências são:
  1. Uso de materiais orgânicos, inalteráveis e naturais
  2. Muito verde, incluindo plantas vivas.
  3. Foco na sustentabilidade
  4. Minimalismo – banheiros menores e com mais privacidade.

E para fechar, coloco abaixo meus 3 banheiros preferidos de hotéis brasileiros:

1) Casa Uxua – Trancoso – Bahia

2) Ponta dos Ganchos, Santa Catarina

3) Casa Marques – Rio de Janeiro

Qual o seu?

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