Hotel Familiar, entre a Razão e a Emoção

Na sua estrutura organizacional, padrão de operações e atuação no mercado, não variam muito dos outros hotéis. O desafio começa no planejamento estratégico, na gestão do negócio e, principalmente, na gestão da família.

Mas para falarmos sobre esses hotéis, antes de tudo, precisamos acabar com os estigmas de mercado. A crença que a participação da família reduz a eficácia dos resultados, ou a falta de ‘profissionalização’. Hotéis familiares não estariam mantidos por tanto tempo se não fossem operados profissionalmente.

Portanto, não é a família que gera dificuldades, mas sim o posicionamento dos familiares perante os problemas dessa relação especialmente sensível.

Trabalho com muitas empresas familiares, e unindo essa experiência com diversos experts em gestão familiar, seguem algumas análises:

Pontos Positivos:

  • Taxa de lealdade dos funcionários – a empatia estimula a motivação dos profissionais, e o comprometimento deles aumenta com o passar do tempo, pois estão conectados com os princípios do hotel.
  • O Nome da Família – a boa reputação e a tradição do nome garantem benefícios para o hotel, para a própria família e os funcionários. O orgulho que vejo nesses hoteleiros, principalmente naqueles que tem o sobrenome no letreiro do hotel,  é impressionante.
  •  A continuidade  da gestão, por meio da sucessão de membros, contribui para o crescimento dos negócios, pois permite um traço de união entre o passado e o futuro, guardando valores da família. Mas é vital que essa união exista entre os acionistas tanto nos períodos bons quanto nos maus.
  • Rapidez na tomada de decisão. Perante a concorrência, essa agilidade pode ser um diferencial.

Pontos que exigem atenção:

  • Falta de disciplina dos membros da família.
  • A longevidade da permanência dos dirigentes à frente dos negócios. Manter o cargo de diretor vitalício pode fazer com que não haja inovação nos princípios de gestão, além de inibir o surgimento de novas lideranças.
  • Conflito de interesses entre a família – as consequências são: descapitalização e utilização ineficiente de profissionais que trabalham no negócio.
  • Utilização indevida de recursos da empresa por membros da família. Acredite, esse é um dos itens mais comuns.
  • Falta de planejamento.
  • Inexistência de controle financeiro e análises financeiras avançadas.
  • Resistência à modernização de processos, produtos e serviços, e adesão aos apelos tecnológicos.
  • Emprego de parentes e amigos sem visão de competência profissional ou meritocracia. Bem, esse item poderia ter um artigo inteiro à parte. Na dúvida, siga a regra: ‘Não contrate quem você não poderá demitir!’

E vale a pena cuidar dos pontos acima, afinal, qual empreendedor não quer que seu hotel faça parte dos 3% das empresas que sobrevivem à 4ª geração…

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Sucessão

O assunto é difícil, chegando a ser proibido em algumas famílias, pois envolve reconhecer a possibilidade de morte.

Sentindo-se inseguro e vulnerável ante o risco da escolha, muitas vezes o fundador simplesmente posterga sua permanência na gestão.

Portanto, pense, prepare, planeje, mas estabeleça prazos para as coisas acontecerem.

Resumo

Se achar tudo o que foi escrito acima pura teoria, lembre do item mais importante da lista de recomendações: HARMONIA.

Mantenha sempre um nível de harmonia entre seus familiares onde seja possível sentar em torno de uma mesa, de tempos em tempos, para:

  • …discutir assuntos pertinentes ao controle do negócio.
  • ….comemorar Natal, Aniversários e outros eventos sociais em um ambiente leve e agradável.

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Livros recomendados sobre o assunto:

  • A Prática da Gestão – Peter Drucker
  • A empresa familiar – João Bosco Lodi
  • Sábias estratégias de crescimento das empresas familiares líderes – Joachim Schwass

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Christopher Norton é Presidente Global de Produtos e Operações da Four Seasons Hotels and Resorts, e conhecido pela sua atenção obsessiva aos detalhes.

Começou a trabalhar na empresa em 1989, e hoje lidera as operações da marca em todo o mundo.

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Ele entende que o cliente de luxo tornou-se mais democratizado. “Hoje recebemos hóspedes entre 20 e 30 anos muito mais sofisticados e repleto de experiências de viagens. Portanto, temos que nos manter sempre melhores no que fazemos. Também precisamos proporcionar um elemento surpresa em nossos hotéis, cada vez que eles escolhem ficar conosco.”

E ele relata uma experiência recente: “levei minha mulher para o Four Seasons Punta Mita, no México, para comemorar nosso aniversário de casamento. Ao entrarmos, ela viu um pequeno porta retrato sobre a mesa, e um segundo ao lado da cama. Eram fotos do nosso casamento, que aconteceu 35 anos atrás. Nós temos vivido em hotéis por toda a vida, mas esse gesto a deixou sem palavras. Durante todos os dias da hospedagem, giraram naqueles porta retratos cerca de 20 fotos nossas com nossos filhos, cães, passeando aqui, vivendo lá. E vocês sabem que é isso foi muito mais barato que nos enviar uma garrafa de champanhe. A lembrança e o carinho passado pelo gesto foi o que tornou a ação tão especial.”

 

Christopher diz que, nos próximos 5 anos, estará trabalhando em um grande projeto, para construção de prédios ‘responsáveis’. Afirmando que a conversa deve ser essa daqui para frente, ele fala sobre dessalinização, reciclagem de água, e como as janelas e fachadas devem produzir energia solar. “A próxima geração exige isso de nós“, diz Norton.

A tecnologia também mudará os quartos de hotel, mas não somente o ambiente, mas a forma como as pessoas se movem através de espaços. As pessoas hoje se sentam ou deitam com seus iPads e iPhones, fazem várias coisas ao mesmo tempo enquanto assistem filmes de TV e streaming. Então, as novas camas , sofás e cadeiras do Four Seasons vão evoluir para atender essas necessidades, assim como as mesas vão encolher. Em breve, os quartos serão ainda mais abertos, estilo residenciais.

A marca seguirá o luxo responsável, sem ser vistoso, um equilíbrio cuidadosamente elaborado entre forma e função. ‘Se não faz sentido, não vamos fazer’, conclui Norton.

O que é luxo para você em um hotel?

Comente sobre a experiência hoteleira mais luxuosa que você já teve.

Abaixo algumas das suítes do Resort Four Seasons Punta Mita, México:

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