A Torre Eiffel é sem dúvida “O” monumento emblemático de Paris.
Porém, para os habitantes da cidade, a estrela do pedaço em 2015 é outra: o Rio Sena e suas margens.
As margens do Rio Sena viram muita água passar por debaixo de suas pontes. O lugar foi cenário de invasões vikings contra os gauleses, foi lugar de fartura e aprovisionamento para os Romanos, ofereceu a modernidade aos parisienses durante as Exposições Internacionais do século 19 e hoje se tornou um grande parque de lazer.
Louis XIV foi o primeiro a promover obras a fim de eliminar o lamaçal no centro da cidade e desde então as margens do rio não pararam de evoluir. Já o rio Sena, ano após ano, rei após rei, ponte após ponte, monarquia, império e cinco repúblicas mais tarde, corre impassível às obras do tempo. Enfeitado por 37 pontes, emoldurado por avenidas e monumentos, o Rio Sena atravessa Paris indiferente e segue seu percurso de 776 quilômetros desde o Planalto de Landres*até desaguar no Canal da Mancha.
Realeza e revolucionários, soldados, inválidos de guerra, mambembes, nobres, burgueses, charretes, carros, caminhões, ônibus e metrôs evolucionaram ao redor destas águas e suas margens desde a antiguidade até os dias de hoje. Agora, passada a febre automobilística que ditou nossas vidas nas últimas décadas, Paris se prepara para o futuro. Obrigada Mme Hidalgo, prefeita de Paris.
O projeto “ Les Berges” dinamizou as margens do Rio Sena com atividades das mais variadas: aluguel de “capsulas” hotéis, duchas solares, aluguel de cabanas com cadeiras de praia para o dia, ateliês de construção, muitos jogos a disposição. São mais de 4,3 hectares de passagens pedestres, lugares de lazer e descanso.
Dentre todas as atrações de Paris neste verão, vence em simpatia as margens do Rio Sena, vencedor este que nos presenteia diariamente com lazer e diversão garantidos. Todo mundo ganha!
O dispositivo está incrível. Note que não se trata de Paris Plage, que também continua. Veja a seguir algumas fotos do projeto Les Berges de la Seine.
Quer ver mais fotos ? Site da prefeitura: As margens de Paris
*O Rio Sena nasce no Plateau de Landres , planalto situado a 40km a leste de Dijon.
Rapidinhas da semana:
Os descontos chegam a 70% esta semana nas lojas de Paris e da Franca.
Dia 21/07 Pecuaristas fecham estradas e pontos turísticos franceses em protesto ao preço da carne. A venda pelo pecuarista em torno de 1,80 o quilo, a revenda no supermercado 15€ o quilo. Em Paris tudo tranquilo.
Abraços e boa semana.
Sílvia, sempre leio as suas publicações e cada vez fica mais fico apaixonada por Paris. Na verdade toda a Europa me faxina. Já conheço um pouco do muito que Paris tem através das sua publicações. Parabéns.
Oi Luiza
Como vai? Fico muito feliz em ler suas palavras.
Como descubro um pouco mais Paris a cada dia, fico super feliz em saber que, de um jeito ou de outro, estamos fazendo isso juntas. 😉
Obrigada por seguir o blog.
Silvia
Silvia você , sem dúvida,nos brinda com informações especiais sempre!
Obrigada querido Anderson por seguir o blog.
Boa semana.