O mês de agosto em Paris não é um mês como qualquer outro. É o segundo e último mês de férias escolares veranil e também “O” mês de férias nacional. Na realidade as férias de todo mundo parecem estar divididas entre julho e agosto. A cidade não está totalmente parada, mas quase. 2/3 do comércio está fechado*. O outro 1/3 já saiu de férias imperceptivelmente em julho.
Há quem pense que esta não é uma boa época para visitar Paris. Efetivamente, para quem gosta de compras, julho é muito melhor. Porém, em contrapartida, se você não gosta de trânsito, de buzinas, de meios de transporte lotados, se você sonha em andar de bicicletas em Paris ou deseja tirar fotos únicas da cidade luz, este é o momento!
Atravessei a cidade hoje de manhã com minha bicicleta, do distrito 2 na margem direita até o 15° na margem esquerda: ZERO STRESS!
As ruas estão vazias, nem é preciso acordar às seis da manhã para tirar fotos e obter imagens “à lá Woody Allen”. A luz matinal é lateral até pelo menos dez da manhã e os fins de tarde reservados aos poucos jovens profissionais aficionados parisienses e muitos turistas, os verdadeiros amantes de Paris!
Sem falar na quantidade de festivais que a prefeitura põe a disposição para aqueles que optaram por não enfrentar os pontos turísticos europeus lotados durante a alta temporada: Festival de filmes ao ar livre, Paris Plage, Les Berges de la Seine, para citar alguns deles.
Então se você já ouviu alguém dizer que Paris não é bom em agosto e acreditou, revise seus conceitos, pois para o verdadeiro “parisien” agosto é mês ideal para desfrutar da beleza de sua cidade com tranquilidade, ar puro**e, além disso, uma série de animações públicas. Vai querer mais o quê?
Post Scriptum
*Como a contratação de mão de obra temporária ou execução de horas extras são taxadas com encargos extraordinários não é viável para o comerciante fazer um revezamento do pessoal para férias. Para qualquer empresário é mais barato privar-se do volume transacional de um mês ao ano. Só não pratica este técnica quem não pode.
** Este é o primeiro ano em que os automobilistas não desfrutam de estacionamento grátis em Paris durante o mês de agosto. A nova diretriz da prefeitura visa preparar a cidade ao projeto futuro de uma capital sem veículos.
Silvia, como é bom ler os seus artigos sobre Paris. Tudo fico muito claro e apaixonante. Parabéns…
Luiza
Obrigada por suas palavras, fico muito feliz!
Precisando de alguma informação é so avisar.
Abração
Que blog maravilhoso!!
Oi Mario.
Que comentário simpático! Obrigada por tê-lo deixado.
Volte sempre, é bem-vindo.
Precisando de alguma informação específica sobre a cidade, fico a disposição.
Jura que é tranquilo andar de carro em Paris em agosto? Se Deus quiser iremos em agosto e alugamos um carro pelo fato de termos crianca … mas receio pegar mto trânsito!
Thami, tudo bem? O problema é que o estacionamento é complicado e caro. Recomendo trazer o carrinho de bebe e ser feliz andando pela cidade, você vai adorar e ter menos dor de cabeça.