Obras e interrupções de serviços de transporte

Agosto: Transportes em Paris Sofrem Interrupções em Série

Devido ao grande número de obras, os transportes em Paris sofrem importantes interrupções durante este mês.

Mês de agosto é mês de férias escolares, assim, os parisienses mais sortudos poderão sair da capital e escapar dos inconvenientes ligados às inúmeras obras da rede de transporte público. Mesmo porque os parisienses já sabem lidar com os (frequentes) percalços de seus meios de locomoção. Porém, para quem vem visitar a cidade neste momento, é melhor ficar ligado.

A rede histórica de transportes que atende Paris e seus arredores – composta pelos trens RER e Transiliens e o pelos metrôs da RATP – aguardava o fim dos Jogos Olímpicos e o encerramento do ano letivo para receber obras de manutenção e melhorias necessárias.

Leia o texto abaixo e fique informado sobre as numerosas interrupções nos transportes em Paris durante o mês de agosto. Compartilhe com aquele conhecido que está ou estará por aqui.


Linhas de Metrôs 9 e 14 fechados

linha 9 fica completamente fechada até sexta-feira, 8 de agosto, inclusive. Um ônibus substituto funcionará entre Mairie de Montreuil e Nation, com passagens entre 5 a 14 minutos.

A linha 14 também está completamente fechada, até esta sexta-feira. Um ônibus substituto funciona entre a Gare de Lyon e as Olimpíadas.

Alguns dos fechamentos de linhas de metrô já estão em andamento há vários dias. Na linha 12, o tráfego foi interrompido entre as estações Montparnasse-Bienvenüe e Mairie d’Issy desde 28 de julho. Este trecho mantém-se fechado até quinta-feira, 7 de agosto, para adaptar a infraestrutura à chegada do novo metro MF19.

Duas estações de metrô da linha 13 também estão fechadas, até 31 de agosto: Gabriel Péri e Pernety. Na linha 6, a estação de Cambronne, está fechada desde 30 de junho, ainda permanecerá inacessível até 28 de setembro.

Mapa metrô de Paris
O metrô de Paris tem atualmente 16 linhas e 303 estações que abrangem 225 km de trilhos.A rede oferece 1,5 bilhão de viagens/ano

Grandes interrupções no RER

O RER B está passando por várias interrupções. Já interrompido desde 15 de julho e até 27 de agosto entre La Croix de Berny e Massy-Palaiseau, o tráfego também foi interrompido por alguns dias ao norte da linha.

Desde 1º de agosto e até 22 de agosto, o tráfego foi interrompido entre Denfert-Rochereau e o Aeroporto Charles de Gaulle 2-TGV ou Mitry-Claye, de segunda a sexta-feira. As exceções são 13 e 15 de agosto, sem interrupção esperada nesta seção.

RER C está sujeito a muitas interrupções ao longo de sua linha, especialmente à noite. Outras obras estão planejadas durante o dia, o suficiente para fechar totalmente a linha, como entre a Gare d’Austerlitz e a seção Pontoise/Versailles Château Rive Gauche/Saint-Quentin en Yvelines até 23 de agosto.

Estão previstas paradas de tráfego em vários trechos do RER D durante agosto, mas apenas à tarde e à noite, em particular entre Creil e Châtelet Les Halles ou entre Villeneuve-Saint-Georges e Corbeil-Essonnes. O mesmo vale para o RER E.

rede expressa regional de Île-de-France, comumente conhecida como “RER“, é uma rede de transporte público que serve Paris e sua aglomeração e faz parte da rede regional chamada Transilien. Ela é composta por cinco linhas, tem 249 paradas em 602 km de trilhos (incluindo 76,5 km subterrâneos, localizados principalmente na própria Paris) e é usado por 2,7 milhões de passageiros por dia. A maior parte central da rede foi o resultado de um enorme esforço de engenharia civil e financiamento entre 1962 e 1977, data oficial da inauguração da rede. Ela tem estações mais profundas e espaçosas do que as do metrô.

Transiliens

Finalmente, o Transilien também sofre interrupções durante o verão. A partir de segunda-feira, 4 de agosto, a linha N está interrompida entre Paris Montparnasse e Rambouillet, Dreux, Mantes-la-Jolie e Plaisir-Grignon à noite. As obras na rede ferroviária estão programadas para durar até 29 de agosto.

A linha R também é ficando parcialmente interrompida à noite, entre Gare de Lyon e Montereau, bem como Montargis, até 14 de agosto. O mesmo vale para a linha P, que está sujeita a interrupções noturnas durante a semana até 17 de agosto, especialmente para Provins.

Outros fechamentos importantes estão por vir em agosto, incluindo a interrupção do tráfego entre La Défense e Charles de Gaulle-Étoile na linha 1 de 11 a 31 de agosto, mas também a interrupção do tráfego entre Concorde e Reuilly-Diderot na linha 8 de 18 a 31 de agosto.

Também estão previstos trabalhos no RER A, entre Saint-Germain-en-Laye e Le Vésinet – Le Pecq a partir de 9 de agosto, e o RER B está sujeito a novas e mais pontuais interrupções até setembro. Quanto ao RER C, as principais obras de verão interromperão o tráfego em novos grandes trechos a partir de 15 de julho.

Com 16 linhas, 300 estações e 1300 km de trilhos, a Transilien SNCF Voyageurs é a rede ferroviária majoritária da Île-de-France. Criado em 1999, é composto por RER, trens e linhas de bonde e trem que servem Paris e Île-de-France diariamente (ou seja, os subúrbios internos e externos e além: algumas cidades da Normandia, regiões norte e centro são também servidas pela Transilien).

Transportes em Paris – Dica útil

Link importante para quem visita Paris e se desloca em transporte público:

RATP & RER – Obras e Itinerários

Les travaux en cours et à venir sur le réseau | RATP

Itinéraires métro, bus, tramway, transilien, noctilien

Gare de L’Est ponto de partida de alguns trens denominados Transiliens

Fontes https://www.bfmtv.com ; RATP : transports à Paris et en Ile-de-France : bus, métro, tramway, RER | RATP

Published by

Silvia Helena

Após breves passagens pela Faculdade Metodista de São Bernardo e Belas Artes de São Paulo, aos 18 anos fui estudar no Canadá, onde vivi durante 23 anos. Lá me formei em História da Arte pela Universidade de Montréal, estudei turismo no Collège Lasalle de Montréal e no Institut de Tourisme et Hôtellerie du Québec. Comecei minha carreira na área trabalhando em Cuba. Durante os anos vividos no Canadá, entre outras coisas, fui guia de circuitos pela costa leste e abri minha primeira agência de receptivo para brasileiros. Há 18 anos um vento forte bateu nas velas da minha vida me conduzindo até França. Atualmente escrevo de Paris, onde vivo e trabalho dirigindo a empresa de receptivo, LA BELLE VIE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *