Contagem regressiva

O novo Museu do Amanhã, na Praça Mauá
O novo Museu do Amanhã, na Região Portuária / Foto: Carla Lencastre

Daqui a exatamente um ano, quando começarem os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro será uma cidade muito diferente do que é hoje. Para receber 10.500 atletas de 205 países, além de milhares de visitantes, o Rio está em reconstrução. E é difícil não se emocionar quando novos panoramas vão se revelando em bairros como o Centro e a Barra da Tijuca.

O Direto do Rio estreia hoje para acompanhar as incríveis mudanças pelas quais passa a cidade mais linda do meu mundo (e olha que o meu mundo é vasto). Aqui vou revisitar os pontos turísticos, conferir os novos passeios e as atrações culturais, contar as novidades da gastronomia e da hotelaria, relembrar os restaurantes clássicos, andar pelas praias e botequins. Tudo para você aproveitar melhor um fim de semana ou uma temporada carioca.

O MAR e o terminal de cruzeiros da Praça Mauá
O Museu de Arte do Rio e o terminal de cruzeiros da Praça Mauá / Foto: Carla Lencastre

Para começar nosso passeio pelo Rio, escolhi a Praça Mauá, no Centro, na Região Portuária. Ela é um dos símbolos mais marcantes do novo Rio. A estátua do Visconde de Mauá agora está cercada pelo Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Amanhã e o terminal de cruzeiros do Píer Mauá. As obras ainda não terminaram, mas a praça já foi devolvida ao povo, sem o Elevado da Perimetral, que bloqueava a vista para a Baía de Guanabara e a ponte Rio-Niterói.

A praça, o museu, a baía e a ponte
A praça, o Museu do Amanhã, a baía e a ponte / Foto: Carla Lencastre

O Museu do Amanhã é um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e deve ser inaugurado até o fim do ano. Será voltado para ciência e tecnologia, com discussões sobre o futuro. O MAR, instalado em dois prédios lado a lado e interligados, faz parte da vida dos cariocas desde março de 2013. Uma mostra com pinturas e desenhos de Tarsila do Amaral é o destaque da temporada atual.

Antes ou depois de passear pela praça e ver uma exposição, aproveite para comer no Cristovão Café ou no Bistrô e Restaurante Mauá, ambos no MAR. Não deixe de visitar também a loja Novo Desenho, no térreo do museu, ao lado do café, com objetos de design brasileiro.

No terraço do MAR
No terraço do MAR / Foto: Carla Lencastre

O Mauá, no terraço, tem cardápio de cozinha brasileira, com pastéis de queijo Minas curado; escondidinho de rabada com banana da terra; mexido de carne de sol com feijão verde, queijo coalho e couve; arroz doce. Do terraço, além da vista panorâmica para a praça, o Museu do Amanhã, a ponte Rio-Niterói e, no verão, os navios de cruzeiros, é possível ver parte do Morro da Conceição. Dá para combinar um passeio pelas adoráveis ruelas do morro com a visita à Praça Mauá. Mas este já é  assunto para outro post.

Morro da Conceição visto do MAR
Casas do Morro da Conceição vistas do MAR / Foto: Carla Lencastre

Detalhe importante: as novas árvores da praça ainda vão demorar a dar sombra. Então protetor solar e uma garrafinha de água são fundamentais para a parte ao livre do passeio. Mesmo no, digamos, inverno carioca.

Museu de Arte do Rio (MAR): Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Ingresso: R$ 8. Às terças, a entrada é franca. A exposição “Tarsila e mulheres modernas no Rio” pode ser vista até 20 de setembro. Praça Mauá 5. Tel. +21 3031-2741. MuseudeArtedoRio.org.br

Published by

Carla Lencastre

Carla Lencastre é jornalista especializada em viagens, hotelaria, estilo de vida, comidas, bebidas e artes. Anda pelo mundo desde sempre a passeio e a trabalho. Gosta de visitar novos lugares, de revisitar velhos conhecidos e de contar uma boa história. E hotéis são lugares repletos de histórias... Ex-editora de turismo do jornal O Globo, onde trabalhou por mais de 20 anos, hoje escreve para diversos jornais, revistas e site brasileiros. No Instagram @CarlaLencastre estão suas viagens e seu dia dia no Rio de Janeiro, onde mora.

21 thoughts on “Contagem regressiva

  1. Carla, excelente vê-la por aqui! A PANROTAS ganha muito com a sua contribuição, sem dúvida! Gostei muito do primeiro post no novo blog. Sucesso!

  2. Carla,

    Adorei o post, existem tantas coisas lindas no Rio e estou com agua na boca so em ler o cardapio acima.

    Bem Vinda!!

    Claudia

  3. Ola Carla,

    Será um prazer acompanhar seus posts com as mudanças que tornarão o Rio uma cidade ainda mais bela.
    Estive recentemente almoçando no belíssimo restaurante da cobertura do MAR e, por um equívoco meu, imaginei que o Morro da Conceição fosse o Morro da Providência, que na verdade é por outro acesso, um pouco mais distante desse ponto.
    Coisas de paulistano desligado que sou!

    Boa sorte com o blog!

    Abraços,

    Flavio Vieira

  4. Quero te parabenizar pelo post e tenho a plena convicção de que será um sucesso. Vou acompanhar os outros. Boa sorte nessa nova empreitada. Bjs

  5. Que bela estréia, com texto simpático e belas e convidativas dicas! Parabéns é sucesso! Uma dúvida, as fotos postadas são também da colunista?

  6. Carla, muito bem-vinda e obrigado por mostrar esse novo Rio a todos os leitores do Portal e dos Blogs PANROTAS. Estava na selva, “desestressando”, e fiquei muito contente com a repercussão e o primeiro post.
    Mais uma vez obrigado e bem-vinda, e parabéns!
    beijos
    ARTUR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *