A nova Praça Mauá e a ArtRio

A nova Praça Mauá vista do terraço do MAR / Foto de Carla Lencastre
A Praça Mauá vista do terraço do MAR / Foto de Carla Lencastre

A reinauguração da Praça Mauá, na área portuária, domingo passado, foi o “talk of the town” da semana no Rio. Vi tantas fotos nas redes sociais, que a sensação que tenho é que todo mundo que conheço, e que estava no Rio, deu uma passadinha por lá. Estive na região há pouco mais de um mês para escrever o post inaugural deste blog. E voltei ontem, como tinha prometido aqui.

A entrada do Museu do Amanhã / Foto de Carla Lencastre
A entrada do Museu do Amanhã / Foto de Carla Lencastre

Deu um baita orgulho. O Museu do Amanhã, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, está na reta final. Os operários continuam trabalhando, mas os tapumes que encobriam parte da fachada foram retirados. Também já é possível vislumbrar o caminho da Orla Luiz Paulo Conde, que vai ligar as praças Mauá e Quinze, margeando a Baía de Guanabara.

Espelho d'água na lateral do Amanhâ / Foto de Carla Lencastre
Espelho d’água no Amanhâ / Foto de Carla Lencastre
Detalhe do prédio do novo museu / Foto de Carla Lencastre
Detalhe do prédio do novo museu / Foto de Carla Lencastre
A Praça Mauá vista do Amanhã / Foto de Carla Lencastre
A Praça Mauá vista do Amanhã / Foto de Carla Lencastre

No trecho mais perto do mar e do Amanhã, letras gigantes formam a hashtag Cidade Olímpica (#cidadeolimpica), e estão disputadíssimas para fotos.

#cidadeolimpica / Foto de Carla Lencastre
#cidadeolimpica / Foto de Carla Lencastre

No post anterior, e também no facebook, algumas pessoas comentaram que sentiam falta de mais árvores na praça. Paisagismo é uma arte em quatro dimensões. As plantas estão lá, mas é preciso tempo para que se transformem em árvores. O piso da praça entre a estátua (restaurada) do Visconde Mauá e a baía alterna placas de granito e placas de grama. Há um bonito jardim florido em frente ao Museu de Arte do Rio (MAR), na área mais distante da baía.

As flores e o MAR / Foto de Carla Lencastre
As flores e o MAR / Foto de Carla Lencastre

As árvores frondosas das avenidas Rio Branco e Venezuela ganharam uma linda iluminação noturna, com gotas de luz. Mas a Praça Mauá vai ser um lugar fresquinho para passear daqui a uns meses, quando os termômetros estiverem em torno dos 40C? Não, não vai. Use roupas e calçados confortáveis, passe protetor solar e leve água e chapéu.

Futuras árvores da Praça Mauá / Foto de Carla Lencastre
Futuras árvores da praça e a estátua de Mauá / Foto de Carla Lencastre

Ainda não se sabe o que será o Amanhã, mas o MAR funciona plenamente há mais de dois anos e oferece uma das melhores vistas para a praça. Para chegar ao terraço coberto, onde fica também o ótimo Bistrô Mauá, não é preciso ter ingresso. Entre o MAR e o Amanhã, encontra-se o Pier Mauá, o terminal de cruzeiros do Rio. Ou seja, a nova praça será o primeiro cartão-postal carioca visto pelos passageiros dos navios já na próxima temporada.

A entrada da ArtRio, no Pier Mauá / Foto de Carla Lencastre
A entrada da ArtRio, no Pier Mauá / Foto de Carla Lencastre
Obra de Frans Krajcberg na ArtRio / Foto de Carla Lencastre
Obra de Frans Krajcberg na ArtRio / Foto de Carla Lencastre

Para quem estiver no Rio neste fim de semana, há ainda uma atração extra na praça. Até domingo, o Pier Mauá abriga a quinta edição da feira internacional ArtRio. O evento de arte contemporânea e design ocupa quatro armazéns do Porto, com galerias de mais de dez países numa área total de 20 mil metros quadrados. Além de dezenas de galerias de arte, há diversas opções de comes e bebes. Em uma área reservada para food trucks, entre os armazéns 1 e 2, o destaque é o SudDog, com o cachorro-quente da premiada chef Roberta Sudbrack e fila constante.

O SudDog na praça de food trucks da feira / Foto de Carla Lencastre
O SudDog na praça de food trucks / Foto de Carla Lencastre

Optei por um dos bares do lado de fora dos armazéns, à beira-mar, com vista para a Baía de Guanabara, os cargueiros, a Ponte Rio-Niterói e o Museu do Amanhã. Fiz a minha parada estratégica no fim do dia. Foi uma delícia ver o cair da tarde na baía e as luzes se acendendo nos navios, na ponte e no museu. Na saída de ArtRio, ainda tive a surpresa de ver como a praça também fica bonita à noite, toda iluminada.

ArtRio: Feira Internacional de Arte do Rio. Sábado, 12 de setembro, das 13h às 21h. Domingo, dia 13, das 13h às 19h. Ingresso: R$ 30. Entrada principal do Pier Mauá, Praça Mauá, Centro. artrio.art.br

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *