Mão erudita e olhar selvagem no centro carioca

As mãos e os olhos do título são de Pablo Picasso. E quem não viu em São Paulo, tem mais uma chance no Rio. A exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem” fica em cartaz na Caixa Cultural, no Centro da cidade, até 20 de novembro.

Óleo sobre madeira "Chouette dans un intérieur" (1946) / Foto de Carla Lencastre
Óleo sobre madeira “Chouette dans un intérieur” (1946)

O que torna esta mostra especialmente charmosa é que ela reúne obras do acervo pessoal do artista. Entre os mais de cem trabalhos estão, por exemplo, estudos para obras-primas como “Les demoiselles d’Avignon” e “Guernica”. Pinturas das fases iniciais, croquis para cenários e figurinos de balés russos e objetos em cerâmica também chamam a atenção. A exposição apresenta ainda o curta-metragem “Guernica” (1950), de Alais Resnais e Robert Hessens. A curadoria é de Emilia Philippot, do Musée Picasso, em Paris.

Óleo sobre tela "Le jeune peintre" (1972)
Óleo sobre tela “Le jeune peintre” (1972)

“Mão erudita, olhar selvagem” foi organizada pelo Instituto Tomie Ohtake em parceria com Musée Picasso. As principais obras são provenientes de duas doações dos herdeiros do artista (1881-1973) e abrangem todas as fases de sua longa carreira.

Vaso em argila de 1961 / Foto de Carla Lencastre
Vaso em argila de 1961 / Foto de Carla Lencastre

Por conta da greve dos bancários, o centro cultural da Caixa só estava abrindo à noite e nos fins de semana. Mas agora a exposição, inaugurada mês passado, durante a greve, pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A Caixa Cultural Rio fica na Avenida Almirante Barroso 25, ao lado da estação Carioca do metrô (saída Avenida Chile).

#theworldneedsmorespiralstaircases: uma das escadas da Caixa Cultural Rio / Foto de Carla Lencastre
#theworldneedsmorespiralstaircases: uma das escadas da Caixa Cultural Rio / Foto de Carla Lencastre

***

Continua em cartaz no Rio, também no Centro da cidade, a abrangente e bonita exposição sobre arte brasileira no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá. “A cor do Brasil” pode ser vista até janeiro de 2017. Leia mais sobre ela, e os arredores do MAR, clicando aqui.

"A Glória" (século 19), por Eduard Hildebrantt, no MAR
“A Glória” (século 19), por Eduard Hildebrantt, no MAR

 

"Vista da enseada de Botafogo" (1868), por Henri Nicolas Vinet
“Vista da enseada de Botafogo” (1868), por Henri Nicolas Vinet

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *