Daqui a exatamente um ano, quando começarem os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro será uma cidade muito diferente do que é hoje. Para receber 10.500 atletas de 205 países, além de milhares de visitantes, o Rio está em reconstrução. E é difícil não se emocionar quando novos panoramas vão se revelando em bairros como o Centro e a Barra da Tijuca.
O Direto do Rio estreia hoje para acompanhar as incríveis mudanças pelas quais passa a cidade mais linda do meu mundo (e olha que o meu mundo é vasto). Aqui vou revisitar os pontos turísticos, conferir os novos passeios e as atrações culturais, contar as novidades da gastronomia e da hotelaria, relembrar os restaurantes clássicos, andar pelas praias e botequins. Tudo para você aproveitar melhor um fim de semana ou uma temporada carioca.
Para começar nosso passeio pelo Rio, escolhi a Praça Mauá, no Centro, na Região Portuária. Ela é um dos símbolos mais marcantes do novo Rio. A estátua do Visconde de Mauá agora está cercada pelo Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Amanhã e o terminal de cruzeiros do Píer Mauá. As obras ainda não terminaram, mas a praça já foi devolvida ao povo, sem o Elevado da Perimetral, que bloqueava a vista para a Baía de Guanabara e a ponte Rio-Niterói.
O Museu do Amanhã é um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e deve ser inaugurado até o fim do ano. Será voltado para ciência e tecnologia, com discussões sobre o futuro. O MAR, instalado em dois prédios lado a lado e interligados, faz parte da vida dos cariocas desde março de 2013. Uma mostra com pinturas e desenhos de Tarsila do Amaral é o destaque da temporada atual.
Antes ou depois de passear pela praça e ver uma exposição, aproveite para comer no Cristovão Café ou no Bistrô e Restaurante Mauá, ambos no MAR. Não deixe de visitar também a loja Novo Desenho, no térreo do museu, ao lado do café, com objetos de design brasileiro.
O Mauá, no terraço, tem cardápio de cozinha brasileira, com pastéis de queijo Minas curado; escondidinho de rabada com banana da terra; mexido de carne de sol com feijão verde, queijo coalho e couve; arroz doce. Do terraço, além da vista panorâmica para a praça, o Museu do Amanhã, a ponte Rio-Niterói e, no verão, os navios de cruzeiros, é possível ver parte do Morro da Conceição. Dá para combinar um passeio pelas adoráveis ruelas do morro com a visita à Praça Mauá. Mas este já é assunto para outro post.
Detalhe importante: as novas árvores da praça ainda vão demorar a dar sombra. Então protetor solar e uma garrafinha de água são fundamentais para a parte ao livre do passeio. Mesmo no, digamos, inverno carioca.
Museu de Arte do Rio (MAR): Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Ingresso: R$ 8. Às terças, a entrada é franca. A exposição “Tarsila e mulheres modernas no Rio” pode ser vista até 20 de setembro. Praça Mauá 5. Tel. +21 3031-2741. MuseudeArtedoRio.org.br
Sucesso com o blog, Carla!
Já estamos ansiosos para os próximos posts.
Abs!
Obrigada pela confiança, Alex!
Carla, excelente vê-la por aqui! A PANROTAS ganha muito com a sua contribuição, sem dúvida! Gostei muito do primeiro post no novo blog. Sucesso!
Que bom que gostou, Izabel. Obrigada pela força.
Carla,
Adorei o post, existem tantas coisas lindas no Rio e estou com agua na boca so em ler o cardapio acima.
Bem Vinda!!
Claudia
Oi, Claudia. O restaurante do MAR é realmente uma delícia. Vale a visita!
Ola Carla,
Será um prazer acompanhar seus posts com as mudanças que tornarão o Rio uma cidade ainda mais bela.
Estive recentemente almoçando no belíssimo restaurante da cobertura do MAR e, por um equívoco meu, imaginei que o Morro da Conceição fosse o Morro da Providência, que na verdade é por outro acesso, um pouco mais distante desse ponto.
Coisas de paulistano desligado que sou!
Boa sorte com o blog!
Abraços,
Flavio Vieira
Oi, Flavio. É isso mesmo: o Morro da Providência é um pouquinho mais distante, perto do Santo Cristo. Obrigada pela leitura!
Quero te parabenizar pelo post e tenho a plena convicção de que será um sucesso. Vou acompanhar os outros. Boa sorte nessa nova empreitada. Bjs
Obrigada, Célio!
Que bela estréia, com texto simpático e belas e convidativas dicas! Parabéns é sucesso! Uma dúvida, as fotos postadas são também da colunista?
Oi, Henrique! Todas as fotos são minhas. Já vou me dar os devidos créditos.
Oi Carla
Uma amigo costuma dizer que Paris é a cidade mais bonita do mundo feita pelo Homem,e que o Rio é a mais bonita feita pela mão de Deus.
Prazer em te-la conosco!
Silvia
Oi, Silvia. Sou apaixonada por Paris. Concordo com seu amigo, viu.
Oi, Carla,
Seja bem-vinda ao time de blogueiros Panrotas.
Muito legal a proposta deste novo Blog.
Serei seu leitor.
[]’s
Luís Vabo
Obrigada, Luís!
Parabéns e sucesso na nova empreitada!
Obrigada, Alex!
Carla, muito bem-vinda e obrigado por mostrar esse novo Rio a todos os leitores do Portal e dos Blogs PANROTAS. Estava na selva, “desestressando”, e fiquei muito contente com a repercussão e o primeiro post.
Mais uma vez obrigado e bem-vinda, e parabéns!
beijos
ARTUR
Obrigada pela confiança, Artur!
[…] encontrar sugestões fresquinhas do que fazer no calorão carioca. No primeiro post, escrevi sobre a nova Praça Mauá, inteiramente reurbanizada, e com dois museus: o MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro), em pleno […]