Passeio no parque

O palacete do Parque Lage e o Corcovado vistos dos jardins / Foto de Carla Lencastre
O palacete do Parque Lage e o Corcovado / Foto: Carla Lencastre

A ideia hoje era mostrar mais novidades do Centro da cidade, que está passando por transformações profundas. Mas esta semana de inverno no Rio foi tão gloriosa, com cada dia mais bonito do que o outro, que fui caminhar novamente pelo Jardim Botânico, um dos meus bairros preferidos. Na região, há outro lugar arborizado que vale a visita: o Parque Lage.

Aos pés do paredão rochoso do Corcovado, um paisagismo exuberante cerca o palacete do início do século XX onde funciona há 40 anos a Escola de Artes Visuais (EAV), palco de importantes manifestações culturais. Há tanta coisa interessante em 52 hectares que resolvi dividir o post em dois. Hoje escrevo sobre o lindo parque. Semana que vem, conto sobre a EAV, seus eventos culturais e o novo (e delicioso) café.

Jardim em estilo inglês criado por Tyndale / Foto de Carla Lencastre
Jardim em estilo inglês criado por Tyndale / Foto: Carla Lencastre

O Parque Lage foi originalmente um engenho de açúcar. Seus jardins foram projetados no século XIX pelo inglês John Tyndale, que não economizou em ideias românticas. Um jardim geométrico inspirado em sua terra natal, com chafariz ao centro e vista para o Corcovado, fica bem em frente ao palacete. Há pontes bucólicas sobre lagos, e a imaginação de Tyndale criou também cavernas artificiais.

Caverna artificial abriga um aquário / Foto de Carla Lencastre
Caverna artificial e aquário / Foto: Carla Lencastre
Outras cavernas do parque / Foto de Carla Lencastre
Outras cavernas do parque / Foto: Carla Lencastre

Uma delas abriga um aquário com 12 tanques. Outras têm exemplos de estalactites e estalagmites. Tudo cercado por palmeiras imperiais e a vegetação da Mata Atlântica. Micos aparecem sempre para visitas. Turistas estrangeiros também. O parque é cenário constante de fotos de casamento. E oferece ainda parquinho infantil e várias áreas para piquenique, que atraem muitas famílias.

Parque recebe muitas famílias... / Foto de Carla Lencastre
Parque recebe famílias… / Foto: Carla Lencastre
...e turistas estrangeiros / Foto de Carla Lencastre
…e turistas estrangeiros / Foto: Carla Lencastre

Uma trilha íngreme, que exige boa preparação física, leva do Parque Lage ao Corcovado. Infelizmente, já foram registrados assaltos fora dos limites do parque. Se você for se aventurar por ali, evite ir sozinho e não leve câmera fotográfica, celular nem outros objetos de valor.

Recanto criado pelo paisagista John Tyndale / Foto: Carla Lencastre
Recanto criado por Tyndale / Foto: Carla Lencastre

Apesar de ficarem no mesmo bairro, Jardim Botânico e Parque Lage estão em pontos opostos. A pé, a caminhada leva de 15 a 20 minutos, pela Rua Jardim Botânico, uma das mais movimentadas da Zona Sul do Rio. Diversas linhas de ônibus ligam um parque ao outro.

E um aviso para quem vier ao Rio neste fim de semana: parte da Rua Jardim Botânico no sentido Gávea estará fechada domingo, dia 16 de agosto, das 10h30m às 13h, por conta da realização de um evento-teste de ciclismo para a Rio 2016.

Parque Lage e Escola de Artes Visuais: Entrada gratuita. O parque abre diariamente às 8h. O PLage Café funciona das 9h à meia-noite, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, abre das 13h à meia-noite. Aos domingos, das 9h às 19h. Rua Jardim Botânico 414. Tel. +21 3257-1800. eavparquelage.rj.gov.br

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

2 thoughts on “Passeio no parque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *