Artes visuais, café e piscina

O pátio da Escola de Artes Visuais e sua famosa piscina / Foto: Carla Lencastre
O pátio  da Escola de Artes Visuais e sua piscina / Foto: Carla Lencastre

Frequentei muito o Parque Lage e a Escola de Artes Visuais (EAV) nas décadas de 1980 e 1990. No parque do bairro do Jardim Botânico, assisti a exposições, shows de Rock Brasil e espetáculos teatrais memoráveis. O palacete da EAV, com uma piscina no pátio interno central e vista para o Corcovado, já justifica a visita.

Palco da Geração 80, que revelou artistas como Daniel Senise, Leonilson e Nuno Ramos, a EAV é uma das instituições culturais mais efervescentes do Rio. Sempre tem alguma coisa acontecendo, como exposições, shows e lançamentos de livros. Nos dias de semana, os alunos e os artistas que trabalham nos ateliês locais mantêm a escola movimentada.

Alunos na EAV / Foto de Carla Lencastre
Alunos na EAV / Foto de Carla Lencastre

O PLage Café, inaugurado este ano, também merece uma parada. O bistrô está aberto o dia inteiro, privilegia ingredientes orgânicos nos pratos principais e tem no cardápio petiscos como linguiça defumada e batatas bravas. As mesas ficam em volta da piscina. A mesma piscina “shakesperiana” em torno da qual José Celso Martinez Correia encenou “Hamlet”, em 1993, e o Pessoal do Despertar apresentou “A tempestade”, em 1982, com Miguel Falabella, Maria Padilha e Daniel Dantas. No cinema, a piscina aparece em “Macunaíma” (1968), de Joaquim Pedro de Andrade. O palacete também foi cenário de “Terra em transe” (1967), de Glauber Rocha.

O Corcovado visto da EAV / Foto de Carla Lencastre
O Corcovado e a EAV / Foto: Carla Lencastre

 

A vista do novo café / Foto de Carla Lencastre
A vista do novo café / Foto de Carla Lencastre

Hoje há exposições regulares e outras atrações culturais no local. No dia 8 de setembro, será inaugurada a mostra “Quarta-feira de Cinzas”, reunindo trabalhos de 25 artistas como Matheus Rocha Pitta, Miguel Rio Branco e Rosangela Rennó.

Obra de Matheus Rocha Pitta / Foto: Pedro Agilson/OcaLage/Divulgação
Obra de Matheus Rocha Pitta / Foto: Pedro Agilson/OcaLage/Divulgação

Aqui no Direto do Rio ando encantada com os verdes da cidade. Mas no meu outro blog, O Olhar Nômade, tem um post novo bem urbano: fiz uma lista dos meus 11 restaurantes favoritos em Las Vegas. Um deles, o grego Milos, foi uma dica incrível do Artur Andrade, editor do Panrotas. Passa lá para conferir o restante da listinha. E no próximo Direto do Rio vamos deixar os parques de lado para  conferir uma das novidades da hotelaria carioca.

Parque Lage e Escola de Artes Visuais: Entrada gratuita. O parque abre diariamente às 8h. O PLage Café funciona das 9h à meia-noite, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, abre das 13h à meia-noite. Aos domingos, das 9h às 19h. A mostra “Quarta-feira de cinzas” pode ser vista de 9 de setembro a 8 de novembro. Rua Jardim Botânico 414. Tel. +21 3257-1800. eavparquelage.rj.gov.br

Published by

Carla Lencastre

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Carla Lencastre trabalhou por mais de 25 anos na redação do jornal O Globo nas áreas de Comportamento, Cultura, Educação e Turismo. Editou a revista e o site Boa Viagem O Globo por mais de uma década e conquistou vários prêmios do setor. Em 2020 foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do turismo no Brasil pelo ranking Panrotas+Elo. Desde 2015 escreve para diversas publicações, entre elas O Globo, Panrotas e #Colabora, site de jornalismo independente voltado para o desenvolvimento sustentável, onde assina uma coluna sobre viagens do ponto de vista de diversidade, inclusão, regeneração e sustentabilidade. Ama viajar e anda mundo afora em busca de boas histórias desde sempre. É carioca de mar e bar. Gosta de dias nublados. Está no Instagram e no Twitter em @CarlaLencastre 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *